Lentes para computador: ideais para trabalhar

10 dicas para as suas novas lentes de computador

Os computadores e muitos outros tipos de dispositivos electrónicos são cada vez mais parte integrante do nosso trabalho diário e da vida privada. Nos dias de hoje, estes exercem um papel dominante, praticamente em todas as ocupações e profissões. Muitas pessoas ainda desconhecem o stress e a tensão que os mesmos provocam nos nossos olhos. Saiba o que faz com que as suas lentes de computador ou de escritório sejam especiais e como podem facilitar o seu trabalho ao computador. A MELHOR VISÃO dá-lhe 10 dicas sobre quais os aspectos a considerar ao comprar um par de lentes de computador.

 

1. Como sabe se precisa de lentes de computador?

Normalmente, o primeiro sintoma de fadiga ocular causado pelo trabalho ao computador não é a visão embaciada, mas o cansaço nos olhos, as dores de cabeça, no pescoço ou nas costas, ou ainda a sensibilidade à luz. Poderá sentir os olhos secos ou vermelhos e ter a sensação de queimadura ou ardor. Isto é provocado pelo facto de se concentrar, por longos períodos de tempo, no ecrã do computador e também, possivelmente, por uma má postura. Estes problemas são agravados pela necessidade constante de mover os olhos entre distâncias curtas, como, por exemplo, documentos de referência sobre a mesa, e distâncias intermédias, como, por exemplo, olhar para cima para conversar com colegas ou clientes.

Uma visita ao seu oftalmologista e um exame oftálmico revelará que precisa de lentes especiais para uso ao computador.

2. Quem é mais afectado por problemas de visão no trabalho?

Lentes de leitura

Lentes de leitura

A partir de uma determinada idade, geralmente entre os 35 e 45 anos, há uma diminuição na capacidade do cristalino dos nossos olhos de se adaptar a diferentes distâncias, a que os especialistas chamam "acomodação". Frequentemente, é um processo bastante gradual. Começamos a perceber isso quando, para ler um jornal ou qualquer texto com letras pequenas, precisamos de o segurar com o braço estendido. Esta condição é conhecida como presbiopia. Muitas pessoas optam por lentes de leitura para resolver este problema. Trabalhar em frente ao computador também se torna cada vez mais extenuante. De repente, sentimos dificuldade em distinguir números nas células do Excel e é necessário aumentar o tamanho da fonte do nosso computador. Os textos nos nossos smartphones tornam-se embaciados e difíceis de ler. Resultado: adquirimos as nossas lentes de leitura.

3. Que tipos de lentes de computador estão disponíveis?

O requisito mais importante a ser cumprido pelas lentes de computador passa por se adaptarem à distância exacta necessária para trabalhar ao ecrã. Isto pode variar bastante de pessoa para pessoa.

lentes de leitura

De início, um par de lentes de leitura pode parecer uma boa solução. Mas lembre-se: as lentes de leitura são concebidas para distâncias muito curtas. Para ver textos e imagens com clareza no seu computador, precisa de se aproximar do ecrã. Ao fazer isto, acaba por adoptar inevitavelmente uma postura má e desconfortável. Isto pode resultar em tensões no pescoço e nas costas. Até mesmo a mais correcta e ergonómica cadeira de escritório ou o melhor rato existente não vão ajudar nesta situação.

multifocais

O passo seguinte podem ser multifocais, que pode usar ao longo do dia para uma boa e confortável visão de perto e de longe. Na maior parte das situações quotidianas, esta é uma excelente escolha, embora se adeqúem, de forma limitada, ao trabalho de escritório ou de computador. As lentes progressivas permitem que veja a todas as distâncias. A parte inferior da lente progressiva ajuda-o a ver objectos mais próximos. Ao trabalhar frente ao ecrã também pode olhar através da parte inferior das lentes. Para fazer isso, precisa de levantar a cabeça para ver com clareza. Adoptar uma postura pouco natural, durante longos períodos de tempo, exerce uma pressão excessiva sobre o pescoço e os ombros.

lentes de computador

É por isso que as lentes de computador são a resposta perfeita para este caso. As zonas visuais são concebidas exactamente sob medida para os movimentos dos olhos no trabalho. As lentes podem ser personalizadas para atender às suas necessidades individuais. Estas lentes oferecem um vasto campo de visão, tanto de perto quanto a distâncias intermédias (entre meio e quatro metros). Isto garante uma excelente visão com um alcance perfeitamente adequado às exigências do seu trabalho. A cabeça e o pescoço irão permanecer numa posição natural e relaxada ao longo de todo o dia.

E isto não é tudo! Também é possível escolher diferentes designs dependendo das necessidades visuais do seu trabalho ou actividades de lazer.


Lentes de computador com tipo de lente "Near": Com este design, o utilizador de lentes consegue ter uma visão clara à distância máxima de dois metros. Isto proporciona, portanto, uma visão natural e de alta qualidade da distância de leitura directamente à distância intermédia de dois metros. Estas lentes de computador são ideais para pessoas que trabalham, principalmente, com o computador ou que lêem muito.


Lentes de computador com tipo de lente "Room": Com estas lentes, a distância máxima é de quatro metros, oferecendo ao utilizador uma visão confortável da distância de leitura à distância típica de uma sala, de cerca de quatro metros. A versão "Room" é concebida para pessoas que, por exemplo, trabalham constantemente com clientes em frente ao ecrã do computador. Ao caminhar pela sala, não se apercebem de que estão a usar lentes de computador.


Lentes de computador com tipo de lente "Book":
A versão "Book" foca-se maioritariamente na leitura, a uma distância máxima de um metro. Comparadas com lentes de leitura, que são geralmente concebidas para uma distância de leitura fixa e pessoal, as lentes "Book" oferecem um campo de visão significativamente maior para uma experiência de leitura mais relaxada.


Lentes de computador com tipo de lente "Individual": Esta versão é feita sob medida de acordo com as necessidades individuais de cada utilizador. A distância visual máxima ideal no ambiente é definida ao centímetro mais próximo para cada utilizador de lentes. Além disso, são tidos em conta no design da lente, os dados de armação do utilizador, o formato do rosto e a distância de perto que usa no trabalho.


O oftalmologista ajudará a decidir qual o tipo de lente mais adequada às suas necessidades.

4. Lentes de computador para utilizadores de primeira viagem?

Estritamente falando, ainda não precisa de lentes progressivas; no entanto, as lentes de leitura também não são a melhor solução para o seu trabalho ao computador. Mas pode escolher lentes de computador para o primeiro par de óculos? Sim, sob determinadas circunstâncias. Algumas pessoas começam a notar os primeiros sinais de presbiopia e inicialmente solicitam lentes para leitura, mas não para visão de longe. Entretanto, as lentes de leitura revelam-se insuficientes, uma vez que são projectadas apenas para distâncias muito próximas. A solução pode passar por lentes de computador que são precisamente optimizadas para as distâncias de que necessita. Se optar pelo tipo de lentes "Room" poderá caminhar pelo escritório ou conversar com clientes sem problemas usando as suas lentes de computador. Quanto menor o valor prescrito para visão de perto, menos perceptível será o uso dos óculos. Lentes digitais também podem ser uma boa solução. O seu oftalmologista terá todo o prazer em fornecer mais detalhes sobre este assunto.

5. Que tipo de tratamento as suas lentes de computador devem ter?

Deve certamente escolher um tratamento de alta qualidade. Nos escritórios e instalações de produção, os olhos normalmente lidam com as iluminações brilhantes do tecto. Para garantir que os reflexos não prejudicam a qualidade da sua visão, no trabalho poderá escolher um bom tratamento anti-reflexo para as suas lentes.

Um tratamento protector de endurecimento garante que as suas lentes de computador também possam suportar o stress e a tensão do trabalho diário. Clean Coat melhora decisivamente as propriedades de limpeza das suas lentes ou, primeiramente, ajuda a impedir a sujidade das mesmas.

Mais sobre tratamentos de lentes

 

6. Luz azul no local de trabalho: como pode proteger os seus olhos com as lentes de computador?

Actualmente, os efeitos da luz azul são tema em diversos debates. Precisamos da mesma para ter um corpo saudável e para o nosso bem-estar geral; no entanto, a radiação de luz azul também pode ser prejudicial. Um facto que sabemos com certeza é que, actualmente, estamos mais expostos do que nunca à luz azul devido a fontes de luz modernas, tais como a iluminação LED e a radiação emitida pelo ecrã do computador. Algumas pessoas consideram essa luz irritante ou cansativa.

A resposta para este problema poderá passar por lentes com um tratamento especial: Lentes ZEISS com tratamento DuraVision® Blue Protect. As lentes transparentes apresentam um novo tratamento de revestimento que contém uma camada dura e com tecnologia Clean Coat para serem mais fáceis de limpar, assim como um filtro azul que atenua a luz azul no intervalo de 390 a 440 nm.

Mais sobre ZEISS DuraVision® Blue Protect

 

7. As lentes de computador também são para usar em casa.

Pode parecer estranho, mas as lentes de computador podem ser exactamente o que precisa para o seu hobby favorito, como ler, ver televisão, cozinhar, navegar na Internet, falar no chat ou tocar um instrumento musical. São ideais para qualquer tarefa que você execute de perto ou a distâncias curtas ou intermédias.

8. Quais os principais aspectos a ter em conta na compra de lentes de computador?

Existem dois pontos importantes que garantem uma visão ideal ao trabalhar no computador: em primeiro lugar, é importante que o seu oftalmologista saiba exactamente onde e para que tarefas as suas novas lentes de computador serão utilizadas. Portanto, não se surpreenda se o seu oftalmologista fizer questões do foro pessoal. Em segundo lugar, os processos de refracção e ajuste, assim como a posterior centralização das lentes na armação, devem ser realizados com a máxima precisão. Os mínimos detalhes podem influenciar a qualidade da visão oferecida pelas suas lentes novas. Quanto maior a exactidão destes processos, mais rápido será a adaptação às suas lentes novas. Garanta que o seu oftalmologista reserva tempo suficiente para ajustar as suas lentes de computador. As lentes deste tipo não devem ser tratadas como meros "subprodutos" de lentes progressivas.

9. O que garante a tolerância ideal do utilizador lentes de computador?

Isto é muito simples: quanto melhor o design dos seus óculos para lentes de escritório e quanto maior a precisão da configuração dos seus óculos, mais rápido se adaptará aos mesmos. Por um lado, isto requer experiência e competências do seu oftalmologista, além do conhecimento e expertise do fabricante de lentes.
Outro factor importante a ter em conta deverá passar por usar as suas lentes de computador regularmente, desde o primeiro dia, para que não apenas os seus olhos, mas também o seu cérebro tenha tempo de se adaptar. Depois disso, nada o impedirá de desfrutar de uma melhor visão no trabalho e em casa.

10. Quais as zonas de visão que são garantidas pelas diferentes soluções disponíveis para trabalhar, para pessoas com mais de quarenta anos?

Visão após os 40 anos

Mais informações sobre lentes ZEISS para o trabalho:

Este website usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto criados pelos websites e armazenados em seu computador. O uso de cookies é uma prática comum que permite melhorar o desempenho e a visualização dos sites. Ao navegar em nossos sites você está concordando com o seu uso. mais