Back To Top

Busca Lojas Conceito ZEISS e i.Terminal

Categoria

Tenha um melhor aspecto e desfrute de melhor visão com armações oculares na moda

A MELHOR VISÃO coloca a questão à fabricante de armações de óculos Menrad: Quais as actuais tendências em armações oculares e em marcas de óculos?

Além de lentes oculares adequadas, as armações oculares também são fulcrais para uma visão confortável e descontraída. Quando escolhemos armações oculares, estamos a fazer uma decisão estilística para um longo período de tempo – média de quatro anos. O design que escolhermos vai acompanhar-nos diariamente. Por esta razão, a MELHOR VISÃO decidiu perguntar à fabricante Menrad, que também concebe e fabrica lentes para a ZEISS, como é que criam os designs e quais são as tendências gerais.

Tenha um melhor aspecto e desfrute de melhor visão com armações oculares na moda

A MELHOR VISÃO coloca a questão à fabricante de armações de óculos Menrad: Quais as actuais tendências em armações oculares e em marcas de óculos?

MELHOR VISÃO: Sr. Müller-Menrad, o senhor é o Presidente do Conselho de Administração de uma das fabricantes de armações oculares mais importantes na Alemanha. Vende, aproximadamente, 1,5 milhões de armações oculares e óculos de sol por ano. Fornece armações oculares, sob licença, para marcas de renome como Davidoff, Jaguar, Joop, Morgan e ZEISS, e vende óculos da Guess, Skechers e Gant. Qual a sua abordagem e a da sua equipa, às novas colecções? Em que tendências, se algumas, se baseiam as suas ideias?

Eberhard Müller-Menrad:
Falando de maneira geral, importa distinguir entre os dois tipos mais importantes de armações oculares – as para óculos de sol e as para óculos de correcção, ou seja, com lentes oculares polidas. Estes dois mercados funcionam de modos muito diferentes a nível de design. Essencialmente, os óculos de sol dependem mais de tendências da moda e do nome da marca – frequentemente, a etiqueta é consideravelmente mais importante para o comprador. Neste caso, as tendências são definidas, em particular, por designers italianos. Actualmente, os estilos retro dos anos 70 e 80 têm muita procura. Os óculos são menos curvados e as lentes não são tão grandes como em certas alturas.

Porém, as armações oculares usadas como auxílios visuais – ou seja, com funções de correcção – necessitam de cumprir outros requisitos. O nome da marca ajuda, mas não é tão importante como no caso dos óculos de sol. Os factores de decisão, neste caso, são os de os óculos proporcionarem ao cliente uma melhor e mais confortável visão e de o cliente ficar esteticamente bem com eles. Para nós, enquanto fabricantes de armações, isto faz com que o processo de concepção das armações oculares seja, obviamente, muito interessante.

Tenha um melhor aspecto e desfrute de melhor visão com armações oculares na modactacle frames

Eberhard Müller-Menrad

MELHOR VISÃO: Parece ser muito entusiasmante. Mas como é que acompanha os desenvolvimentos e tendências nesta área?

Eberhard Müller-Menrad: É preciso desenvolver um sentido para estas coisas. Inicialmente, as novas tendências de design serão mais encontradas nos nichos de mercado, com os designers de armações de menor dimensão comercial, por exemplo. Há cerca de dez anos, os óculos sem armação estavam muito na moda. As lentes eram mais pequenas, na parte superior e inferior da lente. As lentes ovais também estavam bastante no pico da moda. Actualmente, as armações de plástico, feitas em acetato, têm mais procura. 

No que diz respeito a escolher armações oculares com funções de correcção, as recomendações dos optometristas desempenham um papel determinante. Obviamente, isto também depende bastante do tipo de armações oculares adequado para as lentes oculares especificadas. Mas os optometristas experientes realizarão uma importante pré-selecção para os clientes relativamente a quais as armações oculares que correspondem às suas necessidades e formato de rosto. Falando de modo geral, existem dois tipos básicos. Em primeiro lugar, os utilizadores de óculos que querem que os seus óculos sejam invisíveis, digamos. Com isto quero dizer as armações que se misturam do modo mais harmonioso possível com o rosto e são maioritariamente discretas. O segundo tipo de utilizadores de óculos é mais motivado pela moda e, consequentemente, vê os óculos como um acessório de moda.

Visto que, na Menrad, também concebemos para marcas de renome, as nossas colecções de armações precisam de corresponder, exactamente, à filosofia da marca relevante, tal como às tendências gerais a nível de tamanho da lente, cor, materiais e design das têmporas. Com a marca Jaguar, que faz parte da nossa carteira de clientes há já 27 anos, estamos actualmente a trabalhar num design muito sofisticado de óculos para homem. Para isto, baseamos os nossos designs em carros da Jaguar no que diz respeito, por exemplo, à escolha de materiais, como o carbono.  As armações Joop precisam de mencionar os designs na sua colecção de moda. A marca Carl Zeiss é sinónimo de precisão, nitidez, visão perfeita e qualidade. Escusado será dizer que isto também se tem de reflectir nas armações.

Look better and enjoy better vision with fashionable spectacle frames

MELHOR VISÃO: Como é que, neste contexto, acabou por desenvolver a colecção ErgoFlexx para a ZEISS?


Eberhard Müller-Menrad: A base para este desenvolvimento foi, entre outras coisas, um estudo do consumidor efectuado pela ZEISS. Neste estudo, foi perguntado aos consumidores aquilo que esperavam, em primeiro lugar, dos seus óculos. De acordo com o estudo, existiam cinco requisitos muito importantes: os óculos têm de ser confortáveis e permitir uma visão ideal, devem ser de qualidade decente e ter uma boa vida útil e, também, complementar a personalidade do utilizador.

Ao desenvolver a colecção ErgoFlexx e, mais recentemente, a mais recente colecção ErgoFlexx Individual, o nosso objectivo é atender, precisamente, a estes requisitos. A obtenção do conforto ideal de utilização é particularmente importante para nós. Com a ErgoFlexx Individual, os optometristas podem compor um par de óculos individual para um cliente a partir de uma gama completa de componentes individuais, como têmporas, tamanho da lente, cores, etc. Este sistema modular é altamente sofisticado, num nível técnico, permitindo 6180 combinações diferentes. Os nossos muitos anos de know-how provenientes dos óculos ajudam, obviamente. Alguns dos nossos colaboradores trabalham na área há cerca de 30–40 anos.

Para dar só um exemplo: para as lentes progressivas, em acréscimo à profundidade mínima das lentes, a propriedade de inclinação dos óculos é especialmente importante para uma visão confortável. A inclinação é um pormenor importante dos óculos e deve ser de, aproximadamente, 8 a 10 graus. Em armações com têmporas largas, o ângulo de inclinação não pode ser ajustado. A ErgoFlexx pode ser inclinada e os optometristas podem personalizar o ângulo ao utilizador individual.



MELHOR VISÃO: Isso parece dar muito trabalho. De quanto tempo é que precisa para desenvolver uma nova colecção de armações oculares? Os ciclos de vida de uma colecção de armações oculares são idênticos aos ciclos na indústria da moda?



Eberhard Müller-Menrad: A nossa equipa de designers e de gestores de produto têm um tempo de projecto preliminar de, aproximadamente, um ano para uma colecção, mas produzem durante todo o ano.

Para armações oculares, temos duas datas importantes de lançamento: primeiro, em Janeiro, e, depois, em Agosto de cada ano. Apresentamos mais de 250 novos modelos, por ano, aos optometristas.

Comparativamente com o passado, a indústria ocular, actualmente, baseia-se mais na moda. Os ciclos de vida dos modelos são consideravelmente mais curtos e existem menos unidades vendidas por modelo – tal como na indústria da moda. Porém, ao contrário das colecções de moda, que são encomendadas por vendedores de antemão, precisamos de estar disponíveis para fornecer os optometristas durante todo o ano.


MELHOR VISÃO: Olhando agora para os últimos anos, quais foram os desenvolvimentos a nível de design e materiais? Qual a direcção que os desenvolvimentos na área do desenho de armações adoptará no futuro próximo?

Eberhard Müller-Menrad: Do meu ponto de vista, existem duas tendências principais que já duram há algum tempo. Os utilizadores de óculos estão a ficar mais confiantes no que diz respeito a cores. Com a marca Joop, reparámos nesta tendência logo muito cedo, há mais de 6/7 anos. Na moda ocular, os «óculos de cromo», com armações largas e pretas, têm, actualmente, bastante procura.

A segunda tendência pode ser observada a nível de materiais. A importância do aço inoxidável aumentou substancialmente neste contexto. Os pequenos fabricantes de armações, como a IC Berlin, têm definido a tendência com armações oculares cortadas do ferro. As armações têm um aspecto muito bidimensional e este tipo de óculos oferece várias novas opções de design.

Artigos relacionados

Quando os óculos ficam muito apertados. As melhores dicas para uma visão confortável e o ajuste perfeito.
Curvas, slim ou coloridas: a ZEISS tem lentes adequadas para qualquer hora!
Os óculos refletem a personalidade de uma pessoa
Um mini guia de estilo com uma perspectiva enorme: óculos e moda – uma equipa invencível
Óculos para gestores – lentes e armações de qualidade máxima com um grande conforto visual personalizado
 

Este website usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto criados pelos websites e armazenados em seu computador. O uso de cookies é uma prática comum que permite melhorar o desempenho e a visualização dos sites. Ao navegar em nossos sites você está concordando com o seu uso. mais

OK