Os nossos objetivos globais de sustentabilidade ZEISS

2022

Fornecimento de energia verde total em todo o mundo

2025

Globalmente neutro em carbono em todas as atividades ZEISS

Utilização responsável de recursos

Redução de água no fabrico de lentes

Para binóculos, miras de observação, miras telescópicas e lentes

A água é um recurso valioso e essencial para o nosso planeta. Sistemas de fabrico, limpeza e arrefecimento – Sem água, a indústria simplesmente não pode funcionar. Isso torna ainda mais importante para a ZEISS a conservação deste recurso através de inúmeras iniciativas.

Uma ampla combinação de medidas, tais como investir em novos sistemas de arrefecimento, reutilizar as águas residuais da produção para a descarga das instalações sanitárias e concretizar ideias dos funcionários, como a utilização do conceito de irrigação por gotas para a produção de lentes, já resultaram em grandes melhorias, e já pouparam mais de 10 000 m3 de água por ano.

"Na Alemanha, já produzimos exclusivamente com eletricidade de fontes renováveis e continuamos a expandir as nossas medidas para alcançar a neutralidade de CO2 nas nossas próprias operações em todo o mundo até 2025.." - Dr. Anja Christmann, Chefe de produção

Iniciativas de poupança de energia

Tornar-se neutro em carbono ao longo de toda a cadeia de valor

Com instalações de produção próprias na Alemanha e no estrangeiro, a ZEISS não só controla a qualidade de fabrico, como também consegue influenciar a sustentabilidade de todos os processos na empresa.

Além disso, estamos a criar mais consciência e sensibilidade em torno da utilização responsável das energias com uma grande variedade de projetos de funcionários. Até mesmo muitas pequenas iniciativas, como a mudança para LED, ou medidas decisivas, como a utilização exclusiva de eletricidade de fontes renováveis na produção, têm impacto e conduzem a poupanças contínuas de energia.

Engenharia sustentável e desenvolvimento de produtos

O fabrico de aditivos reduz as emissões de CO2

Poupar energia ao mudar para a tecnologia de impressão 3D em design de ferramentas

Para conseguir fabricar uma vasta gama de produtos ZEISS, são necessárias várias ferramentas especiais na produção e montagem. Ao mudar para processos de impressão em 3D para fabricar estas ferramentas internamente, não só o alumínio altamente intensivo em energia pode ser substituído, mas as vias de processamento e de transporte reduzidas também têm um efeito positivo no consumo de energia.

Com o nosso novo conceito de embalagem, conseguimos reutilizar mais de 16 000 garrafas de plástico (PET) no ano passado, contribuindo, assim, com a nossa pequena parte para uma economia circular de sucesso.  - Tammo Lueken, Chefe de Gestão de Categoria de Caça

Embalagem sustentável para produtos ZEISS

Fabricada com materiais reciclados

Como parte do nosso compromisso de utilizar materiais sustentáveis e reciclados, a ZEISS desenvolveu um novo conceito de embalagem. Os novos produtos são agora embalados de forma compacta em caixas de cartão estandardizadas e totalmente recicláveis. No entanto, a ZEISS não se concentra apenas na capacidade de reciclagem das embalagens, mas utiliza já material 100% reciclado de garrafas PET antigas para sacos de produtos.

Sustainable due to durability and repairability

Graças ao Apoio ao Cliente da ZEISS

Um produto durável e de alta qualidade é o produto mais sustentável. Os binóculos, lentes e miras telescópicas ZEISS representam precisamente estas características e acompanham os clientes há gerações. Já durante o desenvolvimento do produto, a ZEISS concentra-se num conceito de produto e serviço sustentável com extensos testes de laboratório e de campo sobre durabilidade, utilização de material e capacidade de reparação. Com o nosso Apoio ao Cliente ZEISS interno, oferecemos uma gama de serviços que vai desde a manutenção e reparação a numerosas peças de reposição, poupando, assim, materiais e recursos importantes.

Iniciativas de Conservação da Natureza da ZEISS

Os produtos ZEISS permitem aos clientes observar momentos únicos com imagens brilhantes e transmitir uma experiência muito pessoal da natureza. Juntamente com vários parceiros de cooperação, a ZEISS está muito empenhada na sustentabilidade e na proteção ambiental. Com inúmeras iniciativas de conservação da natureza e responsabilidade social, queremos contribuir para que a natureza e os habitats de inúmeras espécies permaneçam no lugar onde pertencem durante um longo período de tempo e deixar que as pessoas, também no futuro, experienciem a beleza da nossa natureza. Obtenha uma visão dos nossos mais recentes projetos.

Estados Unidos da América
Observação de aves inclusiva

Patrocínio da ZEISS com a Birdability

A ZEISS anuncia uma parceria com a Birdability, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA. A visão da Birdability é que a observação de pássaros é realmente para todos e a sua missão é partilhar as alegrias da observação de aves com pessoas com deficiência e garantir que esta observação é acessível a todos.

Tailândia
A ZEISS enquanto Campeã de Espécies da BirdLife

do perna-verde-mosqueado

O perna-verde-mosqueado está listado como espécie 'Ameaçada' na Lista Vermelha da IUCN, com a população global restante estimada em aproximadamente 1500 indivíduos. Atualmente, enfrenta um declínio contínuo, impulsionado principalmente pela perda e degradação do habitat em locais de não-reprodução desprotegidos.

Israel
Céus salvaguardados e locais de paragem

A ZEISS apoia o IBRC em Eilat

A mudança climática global tornou a vida do clube de aves de grande porte mais difícil, com rotas de migração mais longas, migrações mais rápidas e desertificação, entre outros riscos elevados. A ZEISS está a apoiar o International Birding & Research Centre, em Eilat, na salvaguarda das vias aéreas e locais de paragem utilizados pelas aves.

Alemanha
Aumentar a conservação da Natureza e a proteção das espécies

com a Jordsand Association

A Jordsand está empenhada na proteção de aves migratórias e marinhas e os seus habitats. A ZEISS apoia isto em cooperação conjunta.

Centro de Conservação da Natureza NABU Federsee

apoiada pelos binóculos ZEISS

A ZEISS tem vindo a apoiar o Centro de Conservação da Natureza NABU no Lago Federsee, na Alemanha, há cerca de 20 anos, inclusive através do empréstimo permanente de binóculos. Estes não só são utilizados por voluntários envolvidos na conservação da natureza e da vida selvagem no local, como também são disponibilizados aos visitantes, por exemplo, durante visitas guiadas.

Reino Unido
Turtle dove on branch
Embaixador da ZEISS, Mark Pearson

das Rolas-comuns Europeias

A partir de maio de 2021, tem lugar a Champions of the Flyway #YearOfTheDove – uma campanha de um ano para ajudar a salvar rolas-comuns europeias na rota migratória do Mediterrâneo, que estão ameaçadas de extinção.

Quénia
White backed vulture flying before landing in Zimanga Game Reserve in Kwa Zulu Natal in South Africa
A ZEISS e a NABU protegem abutres no Quénia

O restaurante dos abutres

A ZEISS orgulha-se da sua parceria com a NABU, apoiando os esforços de conservação para proteger os abutres no Quénia. Existem onze espécies diferentes de abutres na África, mas sua população foi reduzida em mais de 65% nos últimos 20 anos.

Marrocos
O íbis-eremita

Salvo da extinção

Graças às medidas intensivas de conservação da BirdLife International, os habitats do íbis-eremita em Marrocos recuperaram.

África do Sul
Kruger Bird e Wildlife Challenge

A ZEISS patrocina o Grande Prémio

Organizado pela BirdLife South Africa, Middlepunt Wetland Trust e Rockjumper Birding Tours, o evento foi iniciado para apoiar os esforços de conservação do frango-d’água-d’asa-branca gravemente ameaçado.

Notícias do Grupo ZEISS

Gostaria de obter mais informações mais sobre sustentabilidade na ZEISS? Consulte o nosso recente Relatório de Sustentabilidade ZEISS e descubra mais informações interessantes sobre os vários projetos de sustentabilidade abaixo.