Do pó ao desempenho. ZEISS Additive Manufacturing Solutions

ZEISS Additive Manufacturing Solutions

Inspeção industrial holística 3D para os setores de aviação, tecnologia médica e automotivo

A nova confiabilidade em manufatura aditiva

Os processos de impressão 3D – a manufatura aditiva – tem se tornado uma parte cada vez mais importante da cadeia de produção. Os setores de tecnologia médica, aeroespacial e automotivo estão liderando a inovação e a implementação da manufatura aditiva.

O maior desafio está na verificação da confiabilidade absoluta das peças impressas em 3D.

Baixe o folheto para saber mais sobre manufatura aditiva

Do pó a peças confiáveis

Pó e caracterização material

O pó é o bloco de construção das peças formadas pela manufatura aditiva. A distribuição do tamanho de partículas individuais de pó influencia a maneira como o pó é compactado e afeta a densidade da construção e a possibilidade de defeitos visíveis em etapas posteriores do processo. Microscópios ópticos, microscópios eletrônicos de varredura e tomógravos computadorizados ajudam a definir a qualidade do pó.

In-process and post-print powder bed analysis

via fornecedor de máquinas de manufatura aditiva

Tratamento térmico pós-impressão e remoção de peças

A construção bem-sucedida exige vários tratamentos pós-processamento para garantir precisão dimensional e a das propriedades dos materiais. Depois da impressão, a peça ainda está acoplada à placa de moldagem. Ela passa por tratamento térmico é é removida com fio EDM. Para entender melhor a influência desses processos sobre a qualidade final, pode-se usar uma CMM ou um scanner óptico 3D.

Defeitos e inspeção da estrutura interna

A qualidade do pó e a maneira como ele é espalhado durante o processo de construção pode causar a formação de vácuos ou o acúmulo de impurezas de materiais na estrutura. A inspeção da qualidade da construção com microscópios de luz ou das estruturas internas com tomógrafos computadorizados de alta resolução ajuda a determinar a influência de parâmetros do processo e a definir mais rapidamente uma possível via para obter as configurações ideiais.

Inspeção da qualidade do material pós-impressão

O processo de manufatura aditiva, diferentemente dos métodos industriais clássicos, exige a fusão de pós durante a construção das peças. As temperaturas de fusão e os parâmetros do processo afetam muito a composição cristalográfica e, em consequência disso, as propriedades das peças.

Inspeção da qualidade dimensional e de superfícies

A precisão da qualidade dimensional do acabamento das superfícies é crítica para garantir a montagem adequada e o ajuste consistente entre as partes das peças. O acabamento das superfícies pode ser analisado com métodos ópticos, e a superfície interna é examinada com tomografia computadorizada. A precisão dimensional da peça final pode ser validada com máquinas de medição por coordenadas, escaneamento óptico 3D ou tomografia computadorizada.

Processe estatísticas e análises de dados

A coleta e análise de dados ao longo de todo o processo com o ZEISS PiWeb proporciona um entendimento profundo de como alterações no processo podem estar correlacionadas com diferentes propriedades dimensionais e nos materiais. Uma representação visual clara e a correlação de resultados ao longo de todas as etapas do processo ajudam a desenvolver estratégias de impressão de uma forma rápida e mais eficiente e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.

Advanced Manufacturing enabled by ZEISS AM in-process
Using a patented technology from ZEISS, all features of the powder bed are captured with high precision for thorough, reliable analysis layer by layer and evaluation of the entire print job.

ZEISS AM in-process offers rapid defect detection and classification with an ultra-high resolution per Pixel. A reliable revealing of features in powder bed, even with strongly reflecting materials, is ensured by combining four illumination directions.

7 defect types are automatically classified by Artificial Intelligence. The classification allows both preventive and corrective measures to be implemented for each defect class.

Analysis of individual layers in real time and evaluation of the complete build job, for a holistic understanding of the manufacturing process.

Portfolio da ZEISS em manufatura aditiva

ZEISS AM parameter

Parameter development for metal AM typically requires printing multiple coupons, each printed with a combination of print parameters to evaluate the best set of parameters to print with, in order to minimize defects (porosity, cracks), deformation and smoother surface finish.

ZEISS AM parameter provides a fully automated, fast and reproducible evaluation of porosity, pore morphology and geometric deformation of the entire build plate of coupons in a single build.

  • Rapid print parameter qualification
  • New alloy development
  • Qualification of single or multi-laser systems
  • Ensuring printer equivalency
  • Quickly refine parameters for various powder grades and degree of recycling
  • Build area qualification

Quer saber como melhorar a produtividade na manufatura aditiva?

Obtenha o folheto e descubra como funciona