Saúde e prevenção

Obtenha toda a informação de que necessita sobre a saúde dos seus olhos e como preservá-la.

Trabalhando em perfeita sinergia com o cérebro, os nossos olhos permitem-nos percepcionar o ambiente como nenhum outro órgão é capaz. Além disso, cada um de nós tem uma percepção distinta e pessoal do ambiente que nos rodeia: todos vemos de maneira diferente! O que vemos não depende apenas da nossa capacidade visual, mas também do que realmente queremos ver. As nossas preferências, experiências e memórias desempenham um papel fundamental na percepção daquilo que nos rodeia. Aparentemente, recebemos cerca de 80% das nossas percepções através dos olhos.

Mas há muito mais para além disso: muitas vezes, dizemos que os olhos são o espelho da alma, e com razão. Os olhos também reflectem sentimentos, revelando se estamos felizes, tristes, stressados ou cansados. Estes aspectos podem inclusive influenciar a qualidade da nossa visão. Se nos sentirmos stressados durante um exame oftalmológico, o resultado será diferente daquele obtido se estivermos descontraídos e de bom humor. Além disso, o que vemos durante o dia também nos acompanha durante a noite. Enquanto dormimos, processamos as imagens que vimos quando estávamos acordados. Até mesmo um embrião dentro do útero consegue percepcionar a luz.

Por isso, é importante que protejamos e cuidemos bem dos nossos olhos. Por outras palavras, os exames oftalmológicos regulares são imprescindíveis.

Como manter os seus olhos saudáveis

O nosso órgão sensorial mais importante necessita de ser protegido e cuidado. Existem várias coisas a ter em consideração neste aspecto.

Teste de visão online da ZEISS Consegue ver bem os contrastes e as cores? Teste a sua visão aqui de forma rápida e simples!

Os nossos olhos enfrentam diferentes desafios no mundo moderno

Nos dias de hoje, o uso constante de computadores, portáteis, smartphones, tablets ou até mesmo da televisão faz com que os olhos foquem a mesma distância durante mais tempo do que era habitual. Isto pode causar fadiga ocular, além de dores de cabeça, dores nas costas e rigidez no pescoço ao fim do dia.

Existe alguma controvérsia sobre a eficácia dos exercícios oculares. No entanto, uma coisa é certa: se os nossos olhos estiverem focados em distâncias curtas (por exemplo, num computador) durante muito tempo, devemos fazer breves intervalos ao longo do dia para permitir que recuperem. A maneira mais fácil de fazer isto é olhar para longe em intervalos regulares, sem focar nada em particular, durante cinco minutos a cada hora, se possível.

Esta recomendação não se aplica apenas aos adultos. Para que desenvolvam seu pleno potencial visual, as crianças devem expor os olhos ao maior número possível de estímulos diferentes, tanto a curtas como a longas distâncias. Actualmente, é do conhecimento geral que a incidência de miopia é maior em crianças que passam muito tempo a realizar actividades de curta distância, como a ler, a pintar ou a jogar no tablet ou no computador.

O exercício físico, a luz do dia e uma dieta equilibrada são tão importantes para os nossos olhos como para a saúde em geral. Não se esqueça de beber bastante água durante o dia. Uma dieta pouco equilibrada (demasiado ácida e com alimentos pobres em vitaminas e nutrientes), o tabaco, os medicamentos e a falta de exercício físico são prejudiciais para os nossos olhos. Actualmente, os problemas circulatórios são considerados a principal causa de muitas doenças oculares. A exposição excessiva à luz solar directa também pode causar lesões nos olhos. Tome as medidas de precaução adequadas – os seus olhos agradecem.

Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita?

Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião

A protecção UV no quotidiano

Vidros das janelas, roupa e óculos – O que bloqueia a radiação UV? O que não bloqueia?

Quando necessita de proteger os seus olhos da radiação UV?

Boa protecção UV em todas as estações

As vantagens e as desvantagens da radiação UV

Qual a sua importância? E quais são os seus riscos?

Olhos inchados, olheiras, olhos vermelhos e ardor nos olhos

Tudo o que precisa de saber acerca das possíveis causas e da prevenção

Saúde e prevenção 19/jan/2018

Tags:

Como encontrar um bom óptico?

Nós dizemos-lhe o que é importante – desde o primeiro exame até à montagem das lentes oftálmicas

Os seus olhos tremem?

Sintomas, causas, tratamento e prevenção

Saúde e prevenção 7/dez/2017

Tags:

Glaucoma, cataratas, DMA, etc.: doenças oculares e como diagnosticá-las a tempo

Uma visão geral sobre os sintomas, causas e tratamentos.

Saúde e prevenção 21/nov/2017

Tags:

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si