10 conselhos para ter olhos saudáveis

Como evitar os olhos secos e a fadiga ocular.

Os nossos olhos nunca estiveram sob tanta pressão como estão agora. Após horas a olhar para o computador, telemóvel ou televisão, ficamos com a vista cansada, o que pode originar olhos secos, inflamados, irritados e até dor de cabeça, de pescoço e de costas. No estilo de vida moderno, muito raramente olhamos para longe, pestanejamos menos e encaixamos as refeições no nosso dia, como e quando o tempo o permite. Sabia que a miopia pode ter uma relação directa com o trabalho intensivo que envolve a visão de perto? Este é um assunto estudado por cientistas e investigadores de todo o mundo. Continue a ler para saber o que fazer para manter os seus olhos saudáveis. Apresentamos-lhe 10 conselhos para ter olhos saudáveis e uma visão confortável em qualquer idade.

1.º conselho: Pestaneje.

Sabemos agora que o olho seco, por vezes, pode ser causado pela falta de pestanejo. Passamos muitas horas diante de ecrãs – frequentemente muito concentrados e tensos. Não pestanejamos o suficiente para humedecer a córnea com lágrima suficiente, um pestanejo mais frequente evitaria que os olhos secassem. Na verdade, o acto de pestanejar acontece de forma automática, tal como a respiração. Num reflexo rápido, abrimos e fechamos os olhos cerca de 10 a 15 vezes por minuto. Quando estamos a ler ou a trabalhar no computador, ficamos tão concentrados que quase nos esquecemos de pestanejar. Inconscientemente deixamos de pestanejar, fazendo com que os olhos sequem numa questão de minutos. A fina película lacrimal sobre o olho torna-se irregular e acaba por se romper. A nossa visão fica turva. Tentamos compensar a visão fraca, olhando fixamente. Isto não só provoca desconforto nos olhos, como também cansaço e até dores de cabeça. O que podemos fazer? Pestaneje regularmente enquanto estiver a trabalhar, fechando brevemente mas firmemente as pálpebras e voltando a abri-las. Este gesto activa as glândulas de Meibomio situadas no bordo das pálpebras. As glândulas de Meibomio produzem uma secreção oleosa que se mistura com o fluido libertado pelos canais lacrimais, garantindo que este não se evapora demasiado rápido. Este processo mantém os nossos olhos humedecidos.

2.º conselho: Faça pausas para pestanejar.

A regra 20/20/20 é um excelente critério para garantir que olhe para o longe em intervalos regulares. A regra é: a cada 20 minutos, concentre-se em um ponto a cerca de 20 metros de distância durante 20 segundos. Isso é muito fácil de fazer enquanto está no trabalho - e é uma óptima forma de manter se manter longe da fadiga ocular! Pode fingir que está a pensar…

2.º conselho: Faça pausas para pestanejar.

3.º conselho: Os seus olhos precisam de ar fresco.

Tal como todo o nosso corpo, também os nossos olhos precisam de ar fresco. Um passeio pode ajudar a relaxar os olhos cansados. Durante o Inverno, muitos escritórios têm o aquecimento ligado, o que seca o ar. Se estiver sentado durante longas horas em frente a um computador, certifique-se de arejar a divisão. Uma maior humidade interior é também benéfica: distribua algumas tigelas com água pela divisão ou coloque panos húmidos sobre os radiadores.

3.º conselho: Os seus olhos precisam de ar fresco.

4.º conselho: Os olhos adoram vegetais.

As pessoas costumavam dizer que comer cenouras fazia bem aos olhos. Acreditava-se que o pigmento macular, isto é, o pigmento que existe em grandes quantidades na mácula – o ponto de visão mais nítida sobre a retina – era feito de betacaroteno. Hoje, estamos um passo à frente. Sabemos actualmente que este pigmento é composto por luteína e zeaxantina. A absorção destas duas substâncias pode ajudar a prevenir a degenerescência macular relacionada com a idade. Os alimentos que são particularmente ricos em luteína são a couve, os espinafres, os brócolos, a rúcula e o repolho, ou seja, vegetais verdes. Sabemos também que a luteína e zeaxantina são derivados do betacaroteno, o que significa que as cenouras também fazem bem aos olhos. Regra geral, tanto a nossa visão como o nosso organismo beneficiam de uma alimentação saudável e equilibrada.

4.º conselho: Os olhos adoram vegetais.

5.º conselho: Beba muita água e durma o suficiente.

É importante ingerir muitos líquidos para evitar olhos secos. Se beber dois a três litros de água ou chá sem açúcar todos os dias, garante que os seus olhos recebem a hidratação necessária. Umas boas horas de sono também ajudam a regenerar os olhos. Dormir de sete a oito horas por noite é suficiente. Esta pausa é puro bem-estar para pessoas que sofrem de fadiga ocular. Importante: evite a exposição à radiação azul emitida pelos ecrãs antes de ir dormir. A radiação azul faz com que o corpo e os olhos se mantenham despertos. E que tal um jantar romântico à luz de velas? A luz ajuda a regular o relógio interno do organismo e, portanto, exerce um efeito comprovado no nosso ciclo circadiano. A melatonina, considerada a hormona do sono, desempenha um papel essencial neste processo. Quando estamos expostos à radiação azul, receptores especiais ao nível do olho passam a informação de que deve ser libertada menos melatonina para nos manter em alerta e acordados. Por outro lado, se reduzirmos os níveis de radiação azul à noite, será libertada mais melatonina, fazendo com que nos sintamos mais cansados e acabemos por adormecer.

6.º conselho: Evite os conservantes.

Se utilizar cosméticos ou gotas para os olhos, tente utilizar produtos sem conservantes. O seu óptico, médico ou farmacêutico podem ajudá-lo a escolher o produto certo para si.

As gotas para os olhos devem ser assépticas para evitar infecções oculares. É por isso que os frascos de gotas já abertos que contêm mais do que uma dose não devem ser usados após a data de validade. Muitas vezes, as gotas oftálmicas de utilização única são a melhor opção. Em geral, os produtos assépticos só funcionam dentro do prazo de validade, pelo que deve descartar gotas oftálmicas que tenham expirado.

7.º conselho: Massaje os olhos.

Para manter as glândulas das pálpebras em boa forma, não há nada melhor de uma massagem suave directamente sobre as pálpebras. Isto garante o bom funcionamento das glândulas das pálpebras e a produção suficiente de película lacrimal para manter os olhos hidratados.

Cada olho tem cerca de 70 glândulas, ou glândulas de Meibomio, que estão distribuídas pelas pálpebras superiores e inferiores.
Cada olho tem cerca de 70 glândulas, ou glândulas de Meibomio, que estão distribuídas pelas pálpebras superiores e inferiores.

Exercite as suas pálpebras. Saiba como:

  1. Aqueça as pálpebras de forma a liquidificar a secreção dura e espessa nas glândulas de Meibomio. Pode utilizar um pano embebido em água morna ou uma máscara de gel aquecida em lume médio no fogão ou no forno (máx. 60 graus). Em seguida, coloque o pano ou a máscara sobre os olhos durante 7 a 10 minutos e descontraia. Antes de aplicar a máscara, verifique se não está demasiado quente testando-a contra a parte interior do pulso.
  2. É chegada então a hora da massagem às pálpebras: aplique movimentos suaves para ajudar a libertar a secreção das glândulas de Meibomio. Feche os olhos. Cuidadosamente, use o dedo para esfregar a pálpebra superior de cima para baixo e a pálpebra inferior de baixo para cima, ao ponto de ambas as pálpebras tocarem uma na outra. Repita várias vezes. Por último, massaje as pálpebras de fora para dentro, em direcção ao nariz. 
  3. Após a massagem, e com os olhos ainda fechados, limpe suavemente as pálpebras de fora para dentro com um algodão embebido numa solução de limpeza para os olhos (a pálpebra superior de cima para baixo, a pálpebra inferior de baixo para cima, até tocarem uma na outra).  
Massaje os olhos.
Massaje os olhos.
Massaje os olhos.

8.º conselho: Evite correntes de ar!

O ar fresco é bom para os olhos – mas mantenha-se longe das correntes de ar provenientes de ares condicionados ou de ventoinhas em locais climatizados, e também no carro. Desta forma, previne olhos secos e o desenvolvimento de infecções oculares. É preferível abrir a janela de vez em quando ou escurecer as divisões durante o verão para que não fique encandeado pela luz do sol.

9.º conselho: Protecção solar acima de tudo!

Tal como a nossa pele, temos de proteger os nossos olhos contra os raios UV nocivos. A radiação UV exerce uma tremenda pressão sobre os olhos – não só nos dias de sol, mas também quando está nublado. A radiação ultravioleta é inevitável. É por isso que muitos cremes hidratantes, e não apenas os protectores solares, contêm protecção UV. Não parece óbvio, mas também os olhos devem ser protegidos dos raios UV nocivos. Tal como acontece com a pele, os olhos também podem sofrer queimaduras solares – o que pode causar danos permanentes na retina. No pior dos cenários, pode originar outros problemas como cataratas ou deixar sequelas que, anos depois, resultam em degenerescência macular relacionada com a idade. É também possível desenvolver cancro das pálpebras e dos olhos como consequência de uma exposição intensa à radiação ultravioleta. É por estas razões que deve certificar-se de que os seus óculos e óculos de sol incluem a máxima protecção UV.

10.º conselho: Escolha sempre os óculos adequados.

Aproveite a vida ao máximo. E isso inclui usufruir de uma visão nítida e saudável. Examine regularmente os seus olhos no seu especialista da visão e escolha os seus óculos em função das suas necessidades. Existem lentes adequadas para todos e para todas as situações. Por exemplo, para a condução, para o trabalho ou para o seu desporto favorito.

10.º conselho: Escolha sempre os óculos adequados.
Teste de visão online da ZEISS Consegue ver bem os contrastes e as cores? Teste a sua visão aqui de forma rápida e simples!
O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

Glaucoma – tudo o que precisa de saber acerca da segunda maior causa de cegueira O glaucoma é uma doença grave dos olhos que afecta a tensão ocular.

Saúde e prevenção 14/mar/2019

Tags:

Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.
Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita? Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião
A protecção UV no quotidiano Vidros das janelas, roupa e óculos – O que bloqueia a radiação UV? O que não bloqueia?

Produtos relacionados