A protecção UV no quotidiano

Vidros das janelas, roupa e óculos – O que bloqueia a radiação UV? O que não bloqueia?

Estamos rodeados por radiação UV onde quer que estejamos no exterior – mesmo em dias nublados. Embora a radiação UV tenha efeitos positivos, pode ser nociva para o seu corpo de várias formas diferentes. É por isso que nos protegemos com óculos de sol e protector solar. O que é eficaz no bloqueio da radiação UV? A MELHOR VISÃO responde a questões como: os vidros e as janelas dos carros fornecem uma protecção UV eficaz? O que é importante ao seleccionar um par de óculos com protecção UV? Manter-se à sombra reduz a exposição à radiação? E a roupa ajuda a proteger o corpo contra os raios UV – em caso afirmativo, como?

O sol brilha e não há uma única nuvem no céu – em dias assim, muita gente pega nos seus óculos de sol e coloca protector solar, quando passam períodos mais longos no exterior. Contudo, a radiação UV não é apenas encontrada no exterior – os raios UV podem penetrar pelas suas janelas. Embora a maior parte dos vidros forneça algum grau de protecção UV, uma porção da radiação UV nociva – a radiação UVA, atravessa sem ser filtrada. Pode observá-lo através da roupa que se encontra numa montra durante um período de tempo mais longo: a luz solar provoca o esbatimento das cores.

A melhor protecção UV para os seus olhos

A melhor protecção UV para os seus olhos

A radiação UV pode danificar os seus olhos bem como a sua pele – e não apenas quando o sol brilha. Assim, não apenas as lentes de óculos de sol, como também as lentes oftálmicas normais deveriam conter um filtro UV especial com uma proteção de até 400 nm1, com vista a proteger de forma eficaz os seus olhos da radiação UV. Contudo, sem óculos de sol, a proteção UV não deve ser confundida com a proteção contra o ofuscamento: mesmo os óculos de sol sem um filtro UV reduzem a intensidade da luz solar e, consequentemente, fornecem proteção contra o ofuscamento. Contudo, isto apenas minimiza o brilho, e não o nível de radiação UV. Os raios UV não só atravessam como por vezes são ainda mais nocivos do que sem óculos de sol. As lentes escuras podem fazer com que a pupila expanda, deixando passar ainda mais luz UV. Certifique-se de que compra apenas lentes de óculos de sol com uma proteção contra o ofuscamento, reflexos e radiação UV nociva ótima. Ao comprar lentes oftálmicas, verifique sempre se oferecem uma proteção UV até aos 400 nm1. Se o vendedor não conseguir fornecer-lhe informações ou apenas detalhes muito imprecisos acerca do nível de proteção oferecido pelas lentes dos óculos de sol, é preferível não comprar.

Do escuro ao muito escuro – as lentes solares inteligentes que se adaptam automaticamente às mudanças de luz.
Qual é o seu estilo e a sua cor favorita?


A radiação UV no carro e em interiores – como proteger os olhos

A radiação UV no carro e em interiores – como proteger os olhos

A maior parte dos carros oferece uma protecção UV muito limitada. Os vidros vêm equipados com um bloqueador de UV eficaz que protege tanto da radiação UV-B como UV-A. Desde 1980, por exemplo, o vidro dianteiro em todos os carros na Alemanha vem equipado com uma película transparente que bloqueia toda a radiação UV-B e quase toda a radiação UV-A.

Contudo, isto não é suficiente para uma protecção UV completa no seu carro: a maior parte das janelas laterais e traseiras não contêm nenhum filtro UV tanto para radiação UV-A como UV-B. Consequentemente, estas janelas sem tratamento podem permitir a passagem de até 80 por cento da radiação UV-A. Nem mesmo os vidros coloridos são um meio de protecção eficaz, uma vez que filtram apenas cerca de 40 % da radiação UV-A. Saiba mais acerca dos diferentes tipos de radiação UV aqui

Assim, a radiação UV não é uma mera preocupação quando desfruta de um dia solarengo na praia – pode ser encontrada em toda a parte, independentemente da hora do dia. O protector solar e a roupa podem ajudar a proteger a sua pele contra os raios UV nocivos. Quanto mais apertada a malha, maior o nível de protecção – iremos explicá-lo em maior detalhe de seguida. Contudo, os seus olhos continuam a necessitar de lentes oftálmicas ou solares com protecção UV.

A sombra oferece uma protecção suficiente contra a radiação UV?

A sombra oferece uma protecção suficiente contra a radiação UV?

Embora exista menos radiação UV na sombra do que na luz solar directa, até 50% da radiação UV nociva pode continuar a atingi-lo. É possível até mesmo receber uma dose nociva de radiação UV debaixo de um guarda-sol ou de um toldo. Os edifícios, a água e a areia reflectem até 85% da radiação. A radiação UV penetra até na água, por isso nade com cuidado: a uma profundidade de um metro, a radiação UV-A continua a ter uma intensidade de 75%, e a radiação UV-B uma intensidade de 50%. Certifique-se de que cobre o rosto e o corpo com um creme com protecção solar adequada. Uma vez que existem diferentes tipos de radiação UV e as pessoas reagem de forma diferente aos mesmos consoante o seu tipo de pele, os protectores solares foram especialmente adaptados para atender a estas necessidades.

Qual o melhor protector solar para mim?

Uma boa forma de protecção solar depende amplamente do seu tipo de pele e, em particular, do tempo de autoprotecção da sua pele. O “tempo de autoprotecção” diz respeito ao tempo a que a sua pele pode ficar exposta ao sol sem queimar. Pessoas com pele e cabelo claro (loiro, ruivo, castanho claro) possuem um tempo de autoprotecção mais curto do que as pessoas com tipos de pele mais escuros e cabelo escuro (castanho, preto). Uma pessoa loira e de pele clara possui um tempo de autoprotecção de cerca de dez minutos. Um factor de protecção solar (FPS) de um protector solar diz-lhe quanto tempo pode permanecer ao sol sem surgirem queimaduras solares. Por exemplo, um protector solar com um factor de protecção de 30 aumenta o tempo de autoprotecção da pele por um factor de 30, ou seja, um tempo de protecção de 10 minutos multiplicado por 30 equivale a 300 minutos (cinco horas) – esta é o período de tempo que o protector solar protege a sua pele de lesões.

Segue-se como determinar o seu factor de autoprotecção óptimo: divida o período de tempo que planeia permanecer ao sol pelo seu tempo pessoal de autoprotecção para encontrar o FPS que é indicado para si. Se uma pessoa de pele clara com um tempo de autoprotecção de 10 minutos pretender relaxar na praia durante cerca de 150 minutos, um factor de autoprotecção de 15 é suficiente.

Existe também roupa especial UV com bloqueador dos UV para nadar ou despender períodos mais longos no exterior.

A roupa ajuda a bloquear os raios UV

A roupa é uma boa forma de protecção solar para os exteriores. Juntamente com um bom par de óculos de sol para os seus olhos e protector solar para a pele, beneficiará de uma protecção eficaz para todo o corpo – partindo do princípio que usa a roupa certa. Embora qualquer peça de roupa proteja contra a radiação UV nociva, o grau em que o faz depende de dois factores: da sua malha e espessura. Lembre-se da seguinte regra prática: quanto mais apertada a malha, menos radiação UV atinge a sua pele. Embora as t-shirts em algodão ou linho branco sejam especialmente populares em dias quentes, oferecem uma fraca protecção e deixam passar uma grande parte da radiação UV. A roupa de fibras sintéticas como o poliéster oferece uma melhor protecção pois pode ser fabricado e processado com fibras de ponto mais apertado. A densidade das fibras de algodão depende do próprio algodão. De entre os materiais naturais, a seda natural oferece o melhor factor de protecção UV: as fibras contêm componentes filtrantes que reflectem e absorvem os raios UV. O “factor de protecção ultravioleta” (FPU) indica o nível de protecção oferecido pela roupa especial UV. Tal indica-lhe quanto tempo pode permanecer no sol sem este ser nocivo – tal como o factor de protecção solar de um protector solar. Ao comprar roupa especial ou roupa de natação com protecção UV, certifique-se de que possui a classificação 801 padrão de UV além do factor de protecção solar. Isto garante que a sua roupa irá beneficiar de protecção UV não apenas quando está distendida e seca, como também quando está esticada e molhada. Desta forma, a radiação UV será bloqueada de forma eficaz em qualquer situação.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artículos relacionados

Nem todos os óculos de sol são iguais Para o ajudar a encontrar os óculos de sol perfeitos para as suas necessidades, a Melhor Visão explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre a protecção UV, tonalidades, lentes polarizadas e muito mais.
Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.
Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita? Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião
Como são feitos os óculos de sol Quais são os passos no fabrico de óculos de sol? Saiba o tipo de materiais usados para fabricar óculos de sol e como os designers dão vida às suas ideias.

Produtos relacionados