Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV

O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.

Quando se trata de deixar os filhos brincarem ao ar livre, a maioria dos pais sabe como é importante o uso do protector solar, porém, muitas vezes ignoram os efeitos da radiação ultravioleta nos olhos das crianças. A MELHOR VISÃO explica-lhe como os óculos de sol com protecção UV e os óculos brancos com protecção UV podem proteger a visão dos seus filhos.

As crianças precisam de brincar ao ar livre

Passar tempo ao ar livre é uma parte importante do desenvolvimento das crianças. Para si, é igualmente gratificante poder fortalecer laços e interagir com os seus filhos enquanto praticam desporto juntos ou brincam no exterior, ou durante uma caminhada ou um piquenique no parque.

Estar ao ar livre oferece inúmeros benefícios: o seu filho aprende a apreciar a natureza, respira um pouco de ar puro e equilibra o tempo que passa diante dos ecrãs com a descontracção do exterior, além de ser uma oportunidade para a prática de exercício físico, sempre tão necessário. Além disso, as actividades ao ar livre podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário, a promover um sono tranquilo e a contribuir para um melhor estado de espírito.1 Estudos sugerem que as crianças que passam mais tempo ao ar livre têm menor probabilidade de desenvolver miopia.2

O seu filho também necessita de se expor ao sol, para que o seu corpo produza vitamina D, que desempenha um papel importante no processo de desenvolvimento ósseo.1

As crianças precisam de brincar ao ar livre

Os perigos associados à exposição solar

Apesar dos benefícios que as actividades ao ar livre proporcionam ao seu filho, é importante estar ciente dos perigos da exposição solar excessiva.

Cerca de 95 a 97% da radiação UV (ultravioleta) que atinge a superfície da terra penetra profundamente na pele, podendo contribuir para o desenvolvimento de cancro da pele e acelerar o seu processo de envelhecimento. Com o passar do tempo, a exposição solar excessiva pode também levar a patologias nos olhos, como fotoqueratite, fotoenvelhecimento (dermato-heliose) e cataratas.1

Os perigos associados à exposição solar

Naturalmente que quer o melhor para os seus filhos e pode ter dúvidas se deve encorajar brincadeiras lá fora, quando há riscos envolvidos. A boa notícia é que pode resolver este conflito e desfrutar do ar livre com uma protecção UV adequada. Para compreender o que a protecção UV representa, vamos dar um passo atrás e aprender o que é a radiação UV.

O que é a radiação ultravioleta (UV)?

O sol emite luz visível, calor e radiação ultravioleta (UV). Esta radiação divide-se em três intervalos: UVA, UVB e UVC.

Os raios solares atravessam a atmosfera e, seguidamente, a camada de ozono, o vapor de água, o dióxido de carbono e o oxigénio absorvem todos os raios UVC e cerca de 90% dos raios UVB. A restante radiação UV que chega à Terra é composta por UVA e por uma pequena percentagem de raios UVB. A radiação UV está presente todos os dias, o ano inteiro e em qualquer estação, mesmo em dias nublados.

Esta radiação é medida em nanómetros (nm) e é definida como comprimentos de onda de 100 nm até 400 nm. Lembre-se destas medidas importantes quando nos debruçarmos mais adiante sobre os padrões de protecção UV de lentes.

O que é a radiação ultravioleta (UV)?

Por que razão as crianças são mais sensíveis à radiação UV?

O seu filho pode já ter sofrido uma queimadura solar dolorosa após um dia ao ar livre – este é o resultado directo da exposição prolongada à radiação UV. Contudo, as radiações UVA e UVB são também causas conhecidas do cancro de pele3 e de patologias dos olhos, sendo as crianças as mais susceptíveis a danos provocados pela radiação UV por vários motivos:

  • As crianças tendem a passar mais tempo ao ar livre, fazendo com que o seu tempo médio de exposição à radiação UV seja três vezes superior à de um adulto. Cerca de 40 a 50% da exposição total à radiação UV até à idade de 60 anos ocorre antes dos 20 anos4.
  • A melanina é o pigmento natural que protege a pele.5 Ela absorve a luz de forma eficaz e pode dissipar a radiação UV absorvida pela pele. A pele das crianças contém menos melanina.
  • O cristalino que protege os olhos é mais transparente nas crianças. Consequentemente, em crianças com menos de 10 anos, mais de 75% da radiação UV é absorvida pelo cristalino, em comparação com 10% de radiação UV em pessoas com mais de 25 anos.6

As crianças são mais sensíveis aos raios UV. Não deixe de proteger a pele e os olhos dos seus filhos.

Como proteger o seu filho contra a radiação UV

Estudos indicam que o comportamento e os hábitos de protecção solar das crianças dependem, em grande parte, do exemplo e da orientação que recebem dos seus pais, mesmo quando se tornam adultos e começam a tomar as suas próprias decisões. 7 Isto é uma óptima notícia para os pais!
Insista, mesmo que o seu filho não goste de usar óculos de sol ou que não fique quieto enquanto lhe aplica o protector solar. A sua orientação irá acabar por fazer a diferença na saúde geral do seu filho.
O índice UV foi criado para ajudar as pessoas a se protegerem eficazmente contra a radiação UV. Crie o hábito de verificar o índice UV, principalmente quando o seu filho passar mais tempo ao ar livre, como, por exemplo, numa visita de estudo. Pode consultar o índice UV da sua região através de um canal ou site de meteorologia, ou fazendo uma pesquisa rápida na internet. Oriente-se pela tabela seguinte:
Use o índice UV para ajudá-lo a proteger os seus filhos contra a radiação UV nociva, mas lembre-se de que superfícies brilhantes como a areia, a água e a neve aumentam a exposição aos raios UV, devendo ter mais cuidado nesses ambientes.
Use o índice UV para ajudá-lo a proteger os seus filhos contra a radiação UV nociva, mas lembre-se de que superfícies brilhantes como a areia, a água e a neve aumentam a exposição aos raios UV, devendo ter mais cuidado nesses ambientes.

Não se esqueça de proteger os olhos do seu filho!

Provavelmente já leu revistas e sites parentais ou blogues e publicações nas redes sociais sobre saúde infantil, onde muito se fala sobre protecção da pele. É importante que se mantenha informado a este respeito, porém, temos a tendência de negligenciar o facto de que a exposição excessiva à radiação UV pode ser prejudicial para os olhos.
 
Conforme referido anteriormente, o cristalino de uma criança permite uma maior passagem de raios UV nocivos do que o cristalino de um adulto. O sol pode causar danos graves precocemente, embora os sinais só sejam perceptíveis mais tarde sob a forma de cataratas (responsáveis por 48% dos casos de cegueira em todo o mundo) ou de fotoenvelhecimento.
 
Além dos danos a longo prazo, o seu filho pode sofrer queimaduras solares nos olhos (fotoqueratite), o que pode ser muito doloroso. Naturalmente que a prevenção é sempre o melhor remédio, mas poderá encontrar aqui mais informações sobre  primeiros socorros para queimaduras solares nos olhos.
Teste de visão online da ZEISS Consegue ver bem os contrastes e as cores? Teste a sua visão aqui de forma rápida e simples!

Como proteger os olhos do seu filho contra a radiação UV

Uma das melhores formas de impedir ou retardar o desenvolvimento de várias patologias dos olhos consiste na utilização de lentes transparentes ou coloridas, concebidas para impedir que a radiação UV nociva e a luz visível de alta energia alcancem os olhos. 9 Infelizmente, os padrões actuais de protecção UV em lentes variam muito e, além disso, o padrão de protecção UV para lentes transparentes não cobre todo o espectro da radiação UV. Por este motivo, os pais precisam de entender o que realmente significa uma protecção UV completa.
 
 
OMS e a Comissão Internacional para a Protecção contra a Radiação Não Ionizante (ICNIRP) recomendam protecção UV de até 400 nm para bloquear 100% dos raios UV (conforme acima referido, o comprimento máximo de onda UV é de 400 nm).
 
 
A maioria das lentes apenas protege os olhos contra a radiação UV até um comprimento de onda de 380 nm, o que significa que a restante radiação UV ainda será capaz de alcançar os olhos do seu filho. A diferença pode parecer pouca, mas a irradiância entre 380 nm e 400 nm é muito mais intensa.
 
 
Converse com o seu especialista da visão sobre  lentes que oferecem protecção até 400 nm.
Como proteger os olhos do seu filho contra a radiação UV

Óculos de sol com protecção UV

Existem vários óculos de sol com designs divertidos para crianças, mas lembre-se de que os óculos são mais do que um mero acessório de moda. A protecção solar para os olhos das crianças é um assunto sério. Tal como escolheria com cuidado um protector solar com um FPS alto, escolha com cuidado  óculos de sol de qualidade. Siga os seguintes conselhos caso deseje adquirir os melhores óculos para crianças:
 
  • A primeira coisa que deve ter em conta, e a mais importante, é se está a adquirir óculos de sol com protecção UV. As lentes devem conter a marcação CE e bloquear até 400 nm (por norma, esta informação está visível no produto através de uma etiqueta UV400, mas pode perguntar ao seu óptico para ter a certeza).
  • Existe uma diferença entre protecção contra ofuscamento e protecção UV. Todas as lentes escuras bloqueiam ou reduzem parte da luz solar visível (para reduzir a luz intensa ou os incomodativos reflexos), mas a radiação UV só pode ser totalmente bloqueada por lentes com protecção UV até 400 nm.
  • Se o seu filho pratica desportos aquáticos ou esqui, deverá equacionar a possibilidade de adquirir lentes polarizadas. No entanto, sugerimos que consulte o seu óptico para que o ajude a encontrar a melhor solução.
  • Por motivos de segurança, os óculos de sol para crianças devem conter lentes de plástico, que são mais leves e mais resistentes à quebra.

Óculos com protecção UV – escolha protecção de 400 nm para lentes transparentes

Muitas crianças usam óculos graduados diariamente para as ajudar a ver melhor. Mas sabia que algumas lentes transparentes podem também impedir eficazmente que os raios UV nocivos cheguem aos olhos?
 
Contudo, conforme referido anteriormente, não existe um padrão definido no sector para a protecção UV, pelo que os pais devem ficar atentos para o seguinte:
 
  • O padrão geral do sector para lentes transparentes é de 380 nm, o qual não bloqueia totalmente a radiação UV, segundo o nível recomendado pela OMS.
  • Somente uma em cada cinco lentes bloqueia a radiação UV até 400 nm (o comprimento máximo de onda UV); assim, o seu filho tem 80% de probabilidade de usar uma lente que bloqueia a radiação UV apenas parcialmente.
  • As lentes que bloqueiam os raios UV até 400 nm não apenas protegem os olhos dos seus filhos, como também a pele sensível ao redor dos olhos, uma vez que normalmente não aplicamos protector solar nas pálpebras.  
Óculos com protecção UV – escolha protecção de 400 nm para lentes transparentes

O que deve ter em conta ao adquirir óculos para crianças

Quando leve o seu filho para um exame aos olhos, as informações podem parecer um tanto excessivas, mas pelo menos agora tem noção da importância de umas lentes com protecção UV.

Eis alguns conselhos a ter em conta ao adquirir óculos com receita para crianças :

  • Escolha lentes com a máxima protecção UV. As lentes transparentes com tecnologia UVProtect da ZEISS proporcionarão aos olhos do seu filho o mesmo nível de protecção oferecido por um par de óculos de sol de qualidade.
  • As armações de óculos para crianças devem ajustar-se confortavelmente ao rosto, pelo que deve ter atenção e escolher as melhores armações para o seu filho. 
  • Tal como acontece com os óculos de sol para crianças, as lentes de óculos para crianças devem ser leves e, sobretudo, de plástico para maior segurança em caso de quebra.
  • Se o seu filho for uma criança particularmente activa ou praticar desporto, peça ao seu especialista em óptica mais informações sobre revestimentos de lentes especiais ou óculos de sol graduados.
     

Protecção para a pele do seu filho

Depois de encontrar os óculos de sol ou os óculos com protecção UV perfeitos para o seu filho, tudo se torna mais fácil. Fique atento ao índice UV e siga estas sugestões para a protecção da pele:
 
  • Aplique um protector solar com factor de protecção solar (FPS) de pelo menos 50+, trinta minutos antes da exposição ao sol. Escolha um protector solar à prova de água para a prática de desporto e actividades aquáticas.
  • Vista o seu filho com roupas que protejam contra o sol. Mangas compridas e roupas que cobrem o pescoço, a clavícula, os braços e as pernas podem ser muito eficazes para a prevenção contra queimaduras solares.
  • Invista num bom chapéu que cubra o rosto e os olhos. Os chapéus de abas largas ou com pala para proteger a nuca são mais eficazes do que bonés, viseiras ou gorros.
  • Verifique se o chapéu está devidamente ajustado. Muitos chapéus vêm com cordões, fios ou tiras que podem ser atados para evitar que caiam quando a criança estiver a correr
  • Deve evitar-se expor os bebés ao sol, pois a sua pele ainda não teve tempo de desenvolver autoprotecção. A maioria dos carrinhos de bebé incluem uma capota protectora que permite bloquear o sol, cobrindo completamente o bebé. Aplique protector solar mesmo se o bebé estiver na sombra.
O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artículos relacionados

Nem todos os óculos de sol são iguais Para o ajudar a encontrar os óculos de sol perfeitos para as suas necessidades, a Melhor Visão explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre a protecção UV, tonalidades, lentes polarizadas e muito mais.
Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita? Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião
Como são feitos os óculos de sol Quais são os passos no fabrico de óculos de sol? Saiba o tipo de materiais usados para fabricar óculos de sol e como os designers dão vida às suas ideias.
A história dos óculos de sol que são acessórios de moda Cada década tem o seu estilo característico.

Produtos relacionados