Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita?

Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião

Mais do moda: um bom par de óculos de sol não é apenas um acessório de estilo – ajuda também a fornecer uma boa visão sob a luz solar intensa e protege os seus olhos contra a radiação UV nociva. Contudo, nem todos os pares de óculos de sol são igualmente adequados para todas as situações. Seja a praticar desporto, numa ida à praia ou à montanha – dependendo de quando usar os seus óculos de sol, existem diferentes factores que deve ter em consideração. As nossas categorias de protecção solar irão ajudá-lo a encontrar os óculos de sol certos para si. Iremos explicar qual o nível de protecção que necessita, de que forma as categorias de protecção solar variam e que par de óculos de sol é o mais adequado para uma actividade em particular.

Protecção, estilo e comodidade o ano inteiro

Um bom par de óculos de sol significa que apenas desfrutará do lado solarengo da vida. Contudo, isto exige umas lentes de óculos de sol que se ajustem às suas necessidades e rotinas diárias. Lembre-se que quanto melhor ajustados ao utilizador, mais confortáveis serão os óculos de sol. Se os seus olhos forem sensíveis à luz intensa, deverá optar por uma coloração mais escura. Colorações vivas e degradê são ideais para dias nublados com pouca luz solar, enquanto que colorações escuras protegem os seus olhos da luz solar intensa.

Convém notar: ao seleccionar óculos de sol ou óculos com lentes coloridas, certifique-se de que fornecem uma protecção UV completa até 400 nm1. As lentes solares da ZEISS oferecem esta protecção – sem excepções. Mas os benefícios não ficam por aqui: com as opções certas, estas lentes melhoram a percepção da cor e do contraste e minimizam o ofuscamento desagradável causado pelo brilho intenso ou reflexos incómodos.

Lentes solares que se adaptam

Qualquer utilizador de lentes oftálmicas sabe que, sem óculos, não vê com nitidez. Assim sendo, é útil possuir um par de óculos de sol com lentes graduadas. Contudo, muitas vezes estes são demasiado escuros – quando entra numa loja vindo do exterior, quando passa do sol para a sombra ou quando de súbito fica nublado ao praticar desporto no exterior. Contudo, tirar os óculos não é uma opção, uma vez que não consegue ver com nitidez e os seus olhos não estão protegidos. Deveria estar pronto para mudar constantemente de óculos? Não é prático. Com as lentes solares AdaptiveSun da ZEISS, existe agora um par de óculos de sol que se ajusta a cada situação em particular: as lentes ficam incolores em condições de fraca luminosidade, garantindo de forma contínua uma boa visão sem ficarem completamente incolores. Ao contrário das lentes fotocromáticas tradicionais, os seus óculos de sol continuam a ser óculos de sol – modernos, estilosos e, como é óbvio, com uma protecção UV completa de até 400 nm.

Lembre-se: mesmo em dias nublados a radiação UV pode ser nociva para os seus olhos, as lentes oftálmicas incolores devem protegê-los da radiação UV. Saiba mais sobre protecção UV em lentes incolores aqui...

Do escuro ao muito escuro – as lentes solares inteligentes que se adaptam automaticamente às mudanças de luz.
Qual é o seu estilo e a sua cor favorita?


Quais os óculos de sol certos para determinadas situações?

Basicamente, diferenciamos entre três situações principais nas quais necessita de óculos de sol: para a cidade, a conduzir e a praticar desporto. Existe uma intensidade da coloração adequada para as diversas situações para que os seus óculos de sol não sejam nem demasiado escuros nem demasiado claros. Pode escolher níveis de coloração com uma absorção da luz entre 0 e 97 por cento – em consonância com a intensidade da luz e quando utiliza os seus óculos de sol.

Óculos de sol para ir à cidade ou permanecer em interiores (intensidade da luz muito baixa)

Óculos de sol para ir à cidade ou permanecer em interiores (intensidade da luz muito baixa)

Os companheiros perfeitos para ir às compras – e um acessório moderno se ficar por casa: nos dias nublados em que vai à cidade ou em interiores, as lentes de óculos de sol com uma absorção da luz de 0 a 20 por cento são ideais para o ambiente urbano. Quer seja com uma coloração degradê ou uniforme, tal como cinzento, azul claro ou rosa, fará sensação por onde passar. Conheça a nossa selecção quase ilimitada de colorações para lentes – certamente que encontrará a sua cor favorita! Procura uma coloração que se adequa a um estilo de moda ou uma par de armações não convencionais? Não há problema – ficará surpreendido com as opções disponíveis!

Óculos de sol para dias com luz solar mínima (intensidade da luz baixa)

Óculos de sol para dias com luz solar mínima (intensidade da luz baixa)

O céu pode estar nublado, mas de vez em quando o sol brilha: nos dias com pouca luz solar, lentes de óculos de sol com uma absorção da luz no intervalo médio de 20 a 60% são perfeitas para passar o dia na cidade. Colorações de acordo com as tendências como o azul, o verde ou o rosa adaptam-se na perfeição a estas condições de luz. Se procura uma solução particularmente cómoda, opte por lentes fotocromáticas com Tecnologia PhotoFusion® da ZEISS.

Óculos de sol para a praia e água (intensidade da luz no intervalo médio)

Óculos de sol para a praia e água (intensidade da luz no intervalo médio)

Céu azul, luz solar intensa e nenhuma nuvem à vista: o clima perfeito para as suas férias! Ao passar o dia na água e na praia com uma intensidade da luz no intervalo médio, sugerimos que opte por lentes de óculos de sol com uma absorção da luz de 57 a 82%. As colorações nestas categorias juntamente com espelhado fornecem uma protecção excelente e um estilo único – uma combinação vencedora! As lentes de óculos de sol AdaptiveSun da ZEISS são ideais para qualquer pessoa que goste de alternar entre o sol e a sombra: estas apresentam uma coloração base e escurecem com a luz solar.

Óculos de sol para ciclistas (intensidade da luz no intervalo médio)

Óculos de sol para ciclistas (intensidade da luz no intervalo médio)

Muitos ciclistas sabem como é passar rapidamente da luz solar intensa para a sombra e vice-versa. Muitas vezes, os óculos de sol são demasiado claros, às vezes demasiado escuros, o ideal seria que oferecessem conforto visual em qualquer intensidade de luz. Assim, a melhor opção para os ciclistas são as lentes de óculos de sol ZEISS com uma absorção da luz entre 57 e 82% e uma coloração um pouco mais viva. Ambar e rosa, por exemplo, demonstraram ser ideais para ciclismo e em condições de fraca luminosidade: estas colorações vivas e de alto contraste permitem que o olho identifique de forma rápida e clara pequenos pormenores – mesmo em condições de luminosidade limitada. Contudo, se seleccionar uma coloração escura, o olho deixa de conseguir adaptar-se com a rapidez suficiente às mudanças de luminosidade. Por este motivo, as lentes fotocromáticas não são recomendadas para ciclistas. Pode encontrar os óculos que mais se adequam aos ciclistas aqui.

Óculos de sol para jogadores de golfe (intensidade da luz no intervalo médio)

Óculos de sol para jogadores de golfe (intensidade da luz no intervalo médio)

O campo de golfe contém uma série de desafios para os nossos olhos, incluindo a luz solar intensa e as transições difíceis – e deverá manter sempre o olhar na bola para se manter abaixo do par. Os óculos de sol não ideais para o campo de golfe limitam o seu potencial visual, e talvez mesmo as suas oportunidades de ficar bem classificado. Por isso, um bom par de óculos de sol para jogadores de golfe deverão não apenas escurecer, como também melhorar em simultâneo a perceção do contraste. Em particular, colorações de lilás a roxo ou amarelo alaranjado aumentam o contraste em superfícies verdes, optimizando a percepção do contraste e melhorando os contornos no corredor central. Desta forma, o jogador de golfe poderá identificar melhor variações no campo e avaliar com nitidez a trajectória da bola antes da tacada. Assim, as lentes de óculos de sol com uma absorção da luz de 40% (coloração "ProGolf" uniforme) ou 75 e 25% (coloração defradê "ProGolf grad" – não adequadas para a condução) são ideais para jogadores de golfe. Saiba mais sobre os aspectos que os jogadores de golfe deverão ter em consideração ao escolherem os óculos.

Óculos de sol para condução (intensidade da luz no intervalo médio a alto)

Óculos de sol para condução (intensidade da luz no intervalo médio a alto)

Sinta-se seguro enquanto beneficia do máximo conforto visual: para uma visão óptima atrás do volante, as suas lentes de óculos de sol deverão conter um filtro de polarização com vista a reduzir o ofuscamento incómodo (causado pela luz solar ou reflexos na estrada molhada), juntamente com uma coloração adequada para a condução. É recomendável os condutores obterem lentes de óculos de sol ou lentes oftálmicas normais com uma absorção da luz entre 57 e 92 % e uma coloração especialmente modificada, tal como a Skylet® Road da ZEISS: o filtro de luz azul na lente aumenta a percepção do contraste, para contornos mais definidos e cores mais intensas. A intensidade da coloração Skylet® Road adequa-se a condições de luminosidade superiores ao normal, fornecendo em simultâneo uma visão perfeita quando o sol é ocultado pelas nuvens. Se conduzir um descapotável, deve ponderar usar lentes curvas, para uma protecção adicional contra o vento. Saiba mais sobre as lentes para condução aqui.

 

Óculos de sol para desportos aquáticos (intensidade da luz no intervalo médio a alto)

Óculos de sol para desportos aquáticos (intensidade da luz no intervalo médio a alto)

Estar dentro de água coloca vários desafios aos nossos olhos: a superfície da água reflecte a luz solar, resultando muitas vezes em ofuscamento e reflexos irritantes. Assim, adeptos de desportos aquáticos como os surfistas e entusiastas de vela beneficiam se usarem lentes de óculos de sol com um filtro de polarização integrado e com o tratamento espelhado. Isto minimiza o ofuscamento irritante e assegura uma visão desimpedida. No que toca a colorações para passar tempo dentro de água: no geral, uma absorção da luz entre 57 e 92% é o ideal. Com uma absorção de 90 %, as lentes de óculos de sol ZEISS SkyPol Sport foram especialmente concebidas para atenderem às condições visuais desafiantes colocadas pela vela e o surf. Convém notar: para absorver reflexos adicionais provenientes dos lados ou de baixo, use óculos de sol com curvatura ao praticar desportos aquáticos. Pode saber mais sobre o que devem ter em consideração os adeptos dos desportos aquáticos ao escolherem um par de óculos aqui.

Óculos de sol para a montanha (intensidade de luz extrema)

Óculos de sol para a montanha (intensidade de luz extrema)

Quer esteja a fazer ski, a escalar ou a praticar alpinismo, ter um bom par de óculos de sol é essencial! A grandes altitudes tais como nas montanhas, necessitamos de proteger os olhos contra os efeitos nocivos da radiação UV, uma vez que estes estão sempre presentes mesmo em condições de céu nublado ou nevoeiro. Em condições de luminosidade extrema, tais como na neve a altitudes muito elevadas, os óculos de sol com uma absorção da luz de 80 a 95% e uma coloração muito escura são a opção certa. As lentes e armações curvas também são recomendadas para impedir que a luz entre através dos lados.

Pode constatar que existe uma boa opção de óculos de sol para cada atividade, seja no interior, num campo de golfe ou nas montanhas. Se não tem a certeza da intensidade da coloração ou cor que melhor se adequa à sua situação, fale com o seu óptico. E, independentemente da coloração que escolher, certifique-se de que as lentes possuem um revestimento duro que as proteja contra riscos juntamente com um tratamento anti-reflexo para evitar os reflexos irritantes.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

Nem todos os óculos de sol são iguais Para o ajudar a encontrar os óculos de sol perfeitos para as suas necessidades, a Melhor Visão explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre a protecção UV, tonalidades, lentes polarizadas e muito mais.
Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.
Como são feitos os óculos de sol Quais são os passos no fabrico de óculos de sol? Saiba o tipo de materiais usados para fabricar óculos de sol e como os designers dão vida às suas ideias.
A história dos óculos de sol que são acessórios de moda Cada década tem o seu estilo característico.

Produtos relacionados