Quando necessita de proteger os seus olhos da radiação UV?

Boa protecção UV em todas as estações

Todos sabemos que necessitamos de nos proteger contra a radiação solar intensa. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a radiação ultravioleta está presente mesmo quando o sol está escondido por detrás das nuvens. Assim, quer em dias nublados quer à sombra, uma protecção contra a radiação UV é fundamental para prevenir lesões nos olhos. Quando necessita de proteger os seus olhos da radiação UV e qual a melhor forma de o fazer? Um resumo da MELHOR VISÃO.

Protecção contra a radiação UV mesmo em dias nublados

No que toca a protecção contra a radiação UV, muitas pessoas pensam de imediato no sol. Mas a radiação ultravioleta não está apenas presente quando o sol brilha - a intensidade da radiação UV pode ser muito elevada mesmo em dias nublados. Quer ao ir ao café no outono, numa excursão de verão ao lago ou a praticar esqui no inverno, até 95 por cento da radiação ultravioleta nociva pode penetrar nas nuvens, inclusivamente em dias menos solarengos e provocar lesões dos olhos e da pele.

A sombra não fornece uma protecção completa contra a radiação ultravioleta, uma vez que 50% da radiação UV é proveniente da luz reflectida e dispersa.

Este efeito é amplificado, por exemplo, quando se nada no mar, uma vez que a superfície da água reflecte parte da luz ultravioleta. Por conseguinte, recomendamos que proteja os seus olhos e pele do sol em todas as situações, tanto em dias solarengos como nublados. Isto significa que não apenas os utilizadores de óculos mas todas as pessoas deveriam proteger os olhos da radiação solar UV-A e UV-B - quer seja usando óculos de sol de alta qualidade com protecção UV total ou óculos incolores ou coloridos com protecção UV total. Tanto as lentes graduadas como as lentes solares da ZEISS, oferecem uma ampla protecção contra a radiação UV-A e UV-B até aos 400 nm* - para que possa desfrutar de actividades ao ar livre e sob sol intenso sem arrependimentos. Agora todas as lentes oftálmicas incolores, coloridas e solares da ZEISS possuem um filtro UV, não sendo necessário encomendá-lo em separado.

Quando é que a radiação UV é mais intensa?

Existem diferentes tipos de radiação UV, e cada um tem efeitos diferentes no corpo. Os nossos olhos desprotegidos ficam mais expostos à radiação UV de manhã e de tarde, e não apenas ao meio-dia, como é da crença comum. Ao meio-dia o sol está alto, incidindo de forma vertical e não directamente para os nossos olhos. Para impedir lesões nos olhos e na pele, é fundamental estar adequadamente protegido contra a radiação UV. Pode proteger a sua pele da radiação UV com roupa ou através da aplicação de protector solar com um factor de protecção suficiente, e proteger os olhos com óculos brancos ou de sol com protecção UV. E os óculos de sol não devem ser os únicos a oferecer protecção contra a radiação UV, as lentes oftálmicas incolores devem também trazer sempre incorporada protecção eficaz contra a radiação UV. Uns bons óculos - sejam estes óculos incolores ou óculos de sol - fornecem exactamente isso, absorvem a radiação nociva. Esta “protecção contra a radiação UV” não deve ser confundida com “protecção contra o ofuscamento”. É por isso que é tão importante utilizar uma boa protecção contra o ofuscamento e os reflexos, bem como contra a radiação UV nociva em todas as condições meteorológicas, em particular sob a luz solar intensa.

A melhor forma de proteger os seus olhos da radiação UV

Aconselhamos vivamente a não usar óculos de sol sem protecção contra a radiação UV – estes são ainda mais prejudiciais do que não usar óculos de sol, pois dão a ilusão de que os seus olhos se encontram protegidos. Reduzem a quantidade de luz que atravessa a lente, levando a pupila a expandir-se – embora não exista protecção contra a radiação UV. Consequentemente, a luz penetra nos olhos de uma forma ainda mais nociva. Se não tem a certeza se os seus óculos graduados ou óculos de sol oferecem uma boa protecção contra a radiação UV, o seu óptico está ao seu dispôr para o ajudar. Este poderá determinar se os seus óculos oferecem completa protecção UV até aos 400 nm1 e pode ainda ajuda-lo na escolha de umas boas lentes com protecção UV. Pode também ajudá-lo a encontrar lentes coloridas e fotocromáticas com protecção UV.

Principais características de uns bons óculos de sol: obterá a melhor protecção ao seleccionar lentes com um tamanho que cubra uma grande área em torno dos olhos. Protegem a pele altamente sensível em volta dos olhos.

Do escuro ao muito escuro – as lentes solares inteligentes que se adaptam automaticamente às mudanças de luz.
Qual é o seu estilo e a sua cor favorita?


Protecção UV para bebés e crianças

Protecção UV para bebés e crianças

Para a maioria das crianças, grande parte do verão é passado a brincar ao ar livre e ao sol. Contudo, os bebés e as crianças pequenas necessitam particularmente de uma maior protecção contra a radiação UV, pois o seu sistema visual é extremamente sensível à mesma. Isto é verdade para a sua pele e, em especial, para os seus olhos. Consequentemente, os pais devem certificar-se de que os filhos possuem óculos de sol ou óculos graduados incolores resistentes e com boa protecção UV, além de roupa com protecção e protector solar. Se necessário os óculos de sol das crianças podem também ter graduação. Uma dica: deixe os seus filhos ajudarem na escolha dos óculos de sol – é mais provável que os usem se gostarem do modelo.

Para crianças menores de um ano, os especialistas desaconselham qualquer forma de exposição ao sol uma vez que a retina não está protegida contra a radiação UV nessa idade. Se o seu bebé for pequeno, pode optar por usar um chapéu de abas grandes ou um carrinho com guarda-sol que forneça alguma protecção para os seus olhos sensíveis. Contudo, como explicámos, 50% da radiação UV continuará a atingir os olhos inclusivamente à sombra. A quantidade de radiação UV efectivamente presente na sombra depende de como esta possa atravessar o objecto que fornece a sombra: um edifício, por exemplo, cria uma barreira mais espessa do que um guarda-sol económico. Os óculos de sol para bebés e crianças podem sempre fornecer protecção adicional. E não se esqueça: tudo isto aplica-se também a dias nublados – mesmo quando o céu está cinzento, continuamos rodeados de radiação UV nociva!

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artículos relacionados

Nem todos os óculos de sol são iguais Para o ajudar a encontrar os óculos de sol perfeitos para as suas necessidades, a Melhor Visão explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre a protecção UV, tonalidades, lentes polarizadas e muito mais.
Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.
Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita? Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião
Como são feitos os óculos de sol Quais são os passos no fabrico de óculos de sol? Saiba o tipo de materiais usados para fabricar óculos de sol e como os designers dão vida às suas ideias.

Produtos relacionados