Saiba como os óculos podem melhorar o seu bem-estar

10 conselhos para um maior conforto de uso

Todos sabemos que os óculos permitem recuperar uma visão nítida. Em combinação com as lentes adequadas, os óculos corrigem os nossos defeitos de visão. Mas sabia que os óculos podem contribuir ainda muito mais para o bem-estar de uma pessoa? Conheça os dez factos mais importantes sobre o bem-estar que reunimos para si: 

1//

Algumas pessoas sofrem durante anos de dores de cabeça sem saber porquê. Muitas vezes, essas cefaleias são causadas por problemas de visão ou falta de correcção visual e pela consequente fadiga ocular. Por isso, é importante que faça um teste de visão no seu óptico. Por vezes, um par de óculos pode fazer verdadeiros milagres.

2//

Depois de um longo dia de trabalho à frente do computador é natural que sinta dores nas costas, na nuca ou nos ombros. Isso deve-se com frequência a uma postura incorrecta ao olhar para o monitor e tentar focá-lo com mais nitidez. A sua vista fica cansada, mas ao usar óculos com lentes próprias para trabalhar ao computador, os seus olhos podem relaxar. Consulte o seu óptico e surpreenda-se com as inúmeras opções disponíveis para melhorar o seu bem-estar no trabalho.  

3//

Óculos pesados que pesam no nariz ou que apertam atrás das orelhas deveriam ser coisa do passado. Às vezes basta que faça uma breve visita ao seu óptico para eliminar os pontos de pressão. Mas a solução pode ser outra: talvez esteja na altura de investir finalmente numa armação leve com lentes finas e modernas. A escolha é sua.

 

4//

Muitas pessoas consideram desagradável terem de trocar constantemente entre os óculos do dia-a-dia e os óculos de sol. Para os óculos também não é muito agradável serem colocados de forma descuidada na mala de mão ou no bolso da camisa. As lentes fotocromáticassão muito confortáveis, sobretudo para quem precisa de usar óculos de forma permanente: desfrute de uma visão perfeita em todas as condições de luz, já que estas lentes escurecem e voltam a aclarar num abrir e fechar de olhos.  

5//

Actualmente, olhar para o smartphone tornou-se tão natural como respirar. Nem nos apercebemos da quantidade de vezes que alternamos o nosso olhar entre o telemóvel e o mundo à nossa volta. Mas os nossos olhos certamente que se apercebem, sobretudo à medida que envelhecemos. O esforço para os nossos olhos é enorme, e uma das consequências é o chamado Síndrome da Visão de Computador, que pode causar dores de cabeça, tensão muscular e cansaço visual. A solução é usar lentes ZEISS Digital para aliviar estes sintomas.  

6//

Os óculos protegem os olhos. Quando pensamos nisso, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os óculos de protecção para uso profissional. Mas não nos esqueçamos dos óculos de desporto, que – graças ao seu estilo envolvente – oferecem uma excelente protecção (p. ex., contra o vento a grandes velocidades), garantem uma visão ideal em condições de luz variáveis e, por último, mas não menos importante, protegem os olhos contra pedrinhas projectadas no ar ao descer as pistas de esqui a alta velocidade.
Também não nos devemos esquecer das lentes minerais, por exemplo, no caso de trabalhadores expostos a um nível particularmente elevado de sujidade e poeira, mas que necessitam de uma visão cristalina.  

7//

Talvez já tenha ouvido dizer que o azul acalma, o amarelo é agradável em condições de luz difusa e supostamente melhora o humor, enquanto que o cor-de-rosa aumenta a acuidade visual. Muito se tem discutido acerca das características de cada tonalidade de lente. Mas, regra geral, o efeito que a coloração da lente provoca no utilizador varia realmente de pessoa para pessoa. Experimente as diferentes tonalidades no seu óptico para descobrir qual é a mais indicada para si. O seu óptico terá todo o gosto em aconselhá-lo.  

8//

Por vezes, é importante ter uma melhor percepção dos contrastes do que a nossa visão natural permite. Isso pode ser relevante nas lentes de óculos de sol quando se exige uma maior acuidade ou nos óculos do dia-a-dia se a visão de contraste for afectada por determinados defeitos de visão. Descubra as fascinantes soluções de visão para uma maior percepção de contraste que temos para si e para as suas necessidades de visão.

9//

Atenção a todos os praticantes de desportos náuticos, condutores e outros que se sentem com frequência incomodados pelos reflexos quando usam óculos de sol: as lentes com filtro polarizador reduzem os reflexos causados pela luz do sol reflectida nas superfícies molhadas ou brilhantes, proporcionando uma visão confortável. Consulte o seu óptico para sentir a diferença.

10//

É comum ouvir queixas de automobilistas que não gostam de conduzir ao crepúsculo porque se sentem inseguros ao volante. A visão de dia e à noite, com as pupilas bem dilatadas, pode ser muito diferente. O que importa é que existe um sistema de medição – o i.Profiler®plus da ZEISS – que permite ao seu óptico determinar o seu potencial de visão nocturna e optimizar a sua visão ao usar lentes especiais com tecnologia i.Scription®.

Images: ©stock.adobe.com

  • Tags:
  • visão de contraste,
  • Lentes ZEISS Digital,
  • lentes polarizadas,
  • lentes fotocromáticas,
  • visão noturna,
  • óculos,
  • lentes,
  • melhor visão,
  • i.Scription