Qual é a forma correcta de limpar e cuidar dos seus óculos?

Sugestões para cuidar dos seus óculos

Lentes cristalinas – os utilizadores de óculos adoram a sensação de usar óculos acabados de limpar e de voltarem a desfrutar de uma visão nítida. Não seria óptimo se os nossos óculos estivessem sempre limpos e as manchas, marcas e dedadas fossem coisa do passado? Um cuidado adequado das lentes não só garante uma melhor visão, como também aumenta a durabilidade dos seus óculos. Uma limpeza inadequada pode inclusive danificar as lentes modernas, mesmo que estas tenham um revestimento duro anti-riscos. A MELHOR VISÃO oferece-lhe algumas sugestões sobre a limpeza dos seus óculos: como limpar as suas lentes de forma rápida, delicada e minuciosa, em casa ou na rua?

A sugestão de limpeza mais importante para uma visão perfeita

Mesmo que sejam utilizados como último recurso, os lenços de papel ou as mangas da camisola não são definitivamente a melhor solução. Peças de roupa e lenços de papel muitas vezes deixam partículas de pó ou sujidade nas lentes, originando micro-riscos. Tal vai gradualmente prejudicando a qualidade das lentes e, consequentemente, a sua visão. Não é possível remover riscos das lentes de material orgânico nem de vidro. Ainda que o defeito pareça ser meramente estético, a luz dispersa-se através da pequena ranhura causando irritação no olho. O que significa, muitas vezes, que terá de comprar óculos novos.

Limpar correctamente os seus óculos: o que fazer?

A seguinte regra aplica-se tanto para uma limpeza minuciosa dos seus óculos em casa como para uma limpeza rápida, mas eficaz, quando está fora de casa: utilizando um pano de microfibra ou um toalhete de limpeza para lentes dobrado, comece por esfregar delicadamente a superfície para remover partículas grosseiras de sujidade.

1. Limpeza rápida – inclusive fora de casa

Se precisar de limpar rapidamente as suas lentes, não caia na tentação de usar a manga da camisola, um lenço, etc. Para limpar as suas lentes enquanto está fora de casa, os toalhetes de limpeza ZEISS são a solução perfeita – praticamente não ocupam espaço e estão prontos a usar. E tudo sem aditivos prejudiciais.

Se for necessário, um pano simples de microfibra é capaz de dar conta do recado. Contudo, os panos secos nem sempre são o ideal, sobretudo quando se trata de remover substâncias gordurosas. É aconselhável humedecer primeiro o pano com um spray de limpeza e limpar as lentes em seguida.

Por que razão os ópticos muitas vezes desaconselham o uso de panos de limpeza?
Quando surgiram pela primeira vez no mercado, os panos de limpeza para lentes continham frequentemente materiais que podiam danificar as lentes (por exemplo, pequenos pedaços de madeira). Este problema já não existe. Os toalhetes de limpeza humedecidos ZEISS são feitos de fibras de celulose micro-finas, são delicados para as lentes, não deixam manchas e, acima de tudo, não contêm quaisquer outros químicos. Aliás, são também ideais para limpar o ecrã do seu smartphone ou do tablet – sem deixar manchas.

2. Limpeza completa em casa

Muitos utilizadores de óculos colocam as lentes sob água corrente para as limpar. Pode dar mais trabalho do que se utilizar produtos de limpeza profissionais, mas sem dúvida que produz o efeito desejado. Para tal, esfregue uma gota de detergente para a loiça com pH neutro entre os dedos até fazer espuma e aplique nas lentes. Enxagúe-as em seguida sob água corrente morna e seque-as bem, mas com cuidado, utilizando um pano de microfibra.

Além dos toalhetes de limpeza humedecidos ZEISS, o spray ZEISS para lentes juntamente com um pano de microfibra oferecem a solução ideal para limpar os seus óculos em casa. É tão eficaz como se limpasse os seus óculos sob água corrente, mas muito mais rápido. Aplique o spray no pano de microfibra, e não directamente sobre as lentes. As lentes com armações sem aro possuem furos, enquanto as lentes com armações normais apresentam orifícios para parafusos. A entrada constante de líquido nestes orifícios poderá ser prejudicial a longo prazo, sendo, pois, preferível aplicar o produto de limpeza no pano. Desta forma, tem a certeza de que não danifica os seus óculos e de que o pano está suficientemente humedecido para remover eficazmente a sujidade, a maquilhagem ou a gordura.

Nota: também o pano de microfibra deve ser lavado regularmente, de preferência com água até 40 °C e sem amaciador. Caso contrário, o pano deixará marcas da próxima vez que limpar os seus óculos.

3. Limpeza das armações: o que recomendam os especialistas?

Um cuidado inadequado pode causar danos nas suas armações.
As sugestões seguintes vão contribuir para que suas armações permaneçam tão bonitas como no dia em que as comprou:

  • Água corrente morna e uma gota de detergente para a loiça com pH neutro oferecem bons resultados de limpeza. Segure sempre os óculos pelo lado da armação que está a limpar para evitar que as armações fiquem empenadas ou, pior ainda, que se partam. 
  •  Por questões de higiene, recomenda-se também a limpeza periódica das hastes bem como das almofadas nasais. Desta forma, irá melhorar o ajuste dos seus óculos, uma vez que a remoção de substâncias gordurosas ajuda a evitar que estes deslizem sobre o nariz.

4. Brinde ocasionalmente os seus óculos com o cuidado especial oferecido por uma limpeza ultra-sónica

O uso de aparelhos de limpeza por ultra-sons (disponíveis online ou em lojas especializadas), em casa ou na sua óptica, garante-lhe uma limpeza minuciosa e prática. Esta é a forma mais delicada e eficaz de eliminar a sujidade. Bastam alguns minutos para que as suas lentes e armações recuperem o esplendor de outrora. Importante: não se esqueça de trocar regularmente a água do aparelho.

Mas, se não quiser investir no seu próprio aparelho, poderá solicitar uma limpeza de lentes por ultra-sons na sua óptica, de preferência a cada seis meses. Praticamente já todas as ópticas dispõem deste equipamento.

A forma correcta de guardar os seus óculos

Veja onde deixa os seus óculos! Guarde-os num estojo rígido quando não for utilizá-los. Se não tiver o estojo consigo, deverá pousá-los num sítio seguro, com as lentes voltadas para cima. É igualmente importante certificar-se de que os seus óculos não fiquem expostos ao calor extremo. Temperaturas acima dos 80 graus Celsius podem danificar até as lentes ou as armações mais fortes. As lentes orgânicas, em particular, não devem ser submetidas a temperaturas elevadas, o que poderá comprometer a durabilidade do revestimento das lentes (por exemplo, as capas anti-reflexo). As acentuadas oscilações de temperatura podem provocar rachas na superfície devido às diferentes estruturas da lente base e do revestimento. Por conseguinte, não deixe o estojo ou os óculos no interior de uma sauna durante muito tempo nem no tablier do seu carro no verão.

Como manter os seus óculos limpos e sem riscos por mais tempo

Uma visão perfeita não depende apenas de uma manutenção cuidada das lentes, mas também, como é óbvio, da própria lente. Os revestimentos especiais com uma camada rígida protectora e um efeito hidrofóbico (como o DuraVision® Platinum da ZEISS) tornam as suas lentes extremamente resistentes aos riscos e evitam que a sujidade, o pó e a humidade adiram à sua superfície. Vantagem: as suas lentes permanecem limpas durante mais tempo e tornam-se significativamente mais fáceis de limpar. Assim, cuidar das suas lentes será uma tarefa mais rápida e estas terão uma maior durabilidade.

Produtos ZEISS relacionados

Soluções de limpeza.

Desfrute de uma visão nítida, aumentando a durabilidade das suas lentes.

Consiga uma visão mais nítida em poucos segundos. As soluções de limpeza ZEISS para lentes removem suavemente a sujidade, o pó ou a gordura das suas lentes e evitam o incomodativo embaciamento.

mais

Revestimentos para lentes oftálmicas.

Um aspecto fantástico com uma visão mais confortável.

Alta tecnologia para os seus olhos Os revestimentos proporcionam-lhe uma visão o mais confortável possível, ao mesmo tempo que facilitam a manutenção das lentes e as protegem contra riscos.

mais

Partilhe este artigo com os seus amigos