Sustentabilidade na ZEISS

Sustentabilidade na ZEISS

Ideias e projetos para um futuro inovador e eficiente em termos de recursos

Enquanto empresa pertencente a uma fundação, a sustentabilidade e o sucesso nos negócios são temas indissociáveis na ZEISS. A ZEISS visa estabelecer o valor acrescentado sustentável como parte integrante das suas atividades de negócio, com foco em soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento positivo da sociedade e permitam um crescimento rentável a longo prazo.

A Heart for Science
A Heart for Science

A Heart for Science

O futuro está nas mãos das novas gerações. A investigação está a desbravar o caminho para moldar o futuro. Com A Heart for Science, a ZEISS inspira jovens talentos a conectarem-se mais com natureza e com a tecnologia, abrindo a porta para o mundo das ciências. A ZEISS criou um programa de voluntariado, incluindo uma plataforma digital de networking, um protocolo de participação e o financiamento das ideias de projeto mais notáveis.

Uma jornada de melhoria contínua

Como a ZEISS compreende a sustentabilidade

A ZEISS impulsiona os três temas principais que aportam valor acrescentado da sociedade, da economia circular e da ação climática, contribuindo ativamente para os Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Deste modo, a ZEISS foca-se nas áreas que conferem à empresa oportunidades específicas de exercer influência e alcançar o maior impacto para as pessoas e para o ambiente.

Saber mais sobre a estratégia de sustentabilidade da ZEISS

Sustentabilidade como parte de uma estratégia corporativa

Em sintonia com o clima, a economia e a sociedade

O compromisso da ZEISS com a sustentabilidade está firmemente alicerçado na sua estratégia. A estratégia também visa melhorar o impacto ambiental e social da empresa, considerar a sustentabilidade como gerador de valor e potenciar desafios de sustentabilidade como oportunidades.

Ter a neutralidade como objetivo – Ação climática na ZEISS

Ação Climática na ZEISS

A meta climática estabelecida no Acordo de Paris de reduzir o aquecimento global abaixo dos 2 °C é ambiciosa. O objetivo da ZEISS é reduzir ainda mais as emissões de âmbito 1 e 2 <até ao ano fiscal de 2024/25 e compensar as restantes emissões que não podem ser evitadas.

ODS 13 – Ação Climática

Um tema redondo – a economia circular na ZEISS

A economia circular e o uso regrado de recursos

A ZEISS empenha-se ao máximo por fazer um uso circular dos recursos. com vista a reduzir o impacto no ambiente. Para tal, prevê-se um aumento na utilização de materiais renováveis e reciclados em circuitos fechados. Outro objetivo é continuar a reduzir o consumo de água e a quantidade de resíduos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 12 – Produção e consumo responsáveis

O bem comum na ZEISS

Trazer valor à sociedade

A ZEISS gostaria de, com os seus produtos e soluções, gerar valor acrescentado com vista a uma sociedade mais sustentável. Ao mesmo tempo, a proteção dos direitos humanos é de extrema importância para a ZEISS, tratando-se de uma prioridade essencial. Adicionalmente, a ZEISS está empenhada no bem comum, na educação e na investigação através de patrocínios. Isto inclui providenciar ao maior número de pessoas acesso a cuidados de saúde de topo. A empresa encoraja também os seus funcionários a fazer voluntariado para a iniciativa STEM, "A Heart for Science".

ODS 3 – Saúde de qualidade
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico

Marcos com efeito duradouro

1 of 9

Quase dois séculos de história empresarial: o que a ZEISS conquistou em termos de sustentabilidade este tempo.

  • 1875

    Fundos para planos de saúde da empresa

    Antes da introdução de planos de saúde legais em 1883, os fundos para planos de saúde da empresa eram bastante raros. A ZEISS estava oito anos à frente.

  • 1889

    Fundação Carl Zeiss

    A 19 de maio de 1889, Ernst Abbe estabeleceu a Fundação Carl Zeiss. Dois anos depois, foram transferidas as primeiras ações da empresa.

  • 1896

    Introdução de um salário mínimo

    A ZEISS garante aos funcionários um salário mínimo com contratos de trabalho. Quase 35 anos antes da legislação laboral e mais de 120 anos antes do salário mínimo.

  • 1993

    Relatórios ambientais

    Desde 2017, as grandes empresas da UE são obrigadas a elaborar um relatório de sustentabilidade. A publicou os seus primeiros indicadores de sustentabilidade em 1993.

  • 2011

    Fundo de promoção

    Os fundos de promoção das empresas tendem a ser raros. No entanto, enquanto empresa detida por uma Fundação, a ZEISS assume a responsabilidade e fundou o fundo de promoção em 2011.

  • 2018

    Redução do consumo

    A ZEISS estabelece metas para 2020: redução de 50% no consumo de energia, redução de 40% no consumo de água, redução de 30% no desperdício, redução de 50% nas emissões de CO2 (ano de base 2010, redução relativa ao valor acrescentado). As metas foram atingidas.

  • 2019

    Departamento de Sustentabilidade

    O Departamento de Sustentabilidade torna-se parte da estratégia do Grupo. Adicionalmente, existe agora um Diretor de Sustentabilidade no Grupo.

  • 2020

    Nova meta climática

    Com base nos objetivos das Nações Unidas, existe também uma nova meta climática para a ZEISS: alcançar a neutralidade em termos de carbono nas suas próprias operações (emissões de âmbito 1 e 2) até 2025.

  • 2022

    Outras metas ambientais

    Outras metas ambientais: redução de 20% no consumo de energia, redução de 10% no desperdício e redução de 15% no consumo de água até 2025 (ano de base 2019, redução relativa ao valor acrescentado).

First
Last

Projetos e iniciativas em curso

Na ZEISS global, a sustentabilidade tem muitas faces. Alcançar a sustentabilidade não está reservado apenas aos funcionários. A ZEISS encoraja os seus funcionários a envolverem-se de diversas formas.
  • Science Slam

    A ciência sobe ao palco

    A ZEISS apoia o Science Slam, uma competição entre jovens cientistas, os quais têm dez minutos para partilhar os seus projetos científicos com o público, de uma forma divertida e animada. Deste modo, a ZEISS quer continuar a gerar entusiasmo pela natureza e tecnologia na sociedade.

  • Aalen: microscópios novos para o ensino modernizado

    Microscópios novos para o ensino modernizado

    A ZEISS doou à escola Justus-von-Liebig em Aalen (JvL), na Alemanha, catorze microscópios ZEISS Primostar 3 e três microscópios ZEISS Stemi 305. O fornecimento incluiu câmaras de streaming HD integradas, que permitem um ensino modernizado prático e colaborativo.

  • Heidenheim: soluções digitais viabilizam novas perspetivas

    Soluções digitais viabilizam novas perspetivas

    A ZEISS doou ao liceu Werkgymnasium em Heidenheim, na Alemanha, dezasseis microscópios ZEISS Stemi 305 e dezasseis microscópios Primostar plus. O volume de fornecimento incluiu também câmaras de streaming HD integradas para os dois dispositivos usados nas aulas, que permitem um ensino de biologia moderno, prático e, ao mesmo tempo, colaborativo. Este projeto contou também com subvenções do município de Heidenheim.

  •  O comboio LifeLine Express da Impact India Foundation

    Hospital sobre carris

    A ZEISS leva cuidados médicos às áreas rurais no comboio LifeLine Express da Impact India Foundation, com testes oftalmológicos e lentes para óculos.

  • Instalações de tecnologia de ponta em Jena

    Energia para ir para o trabalho

    As novas instalações de tecnologia de ponta em Jena, na Alemanha, deverão ser eficazmente integradas na rede de transportes públicos. Em Oberkochen, os funcionários chegam ao local de trabalho no autocarro da empresa – elétrico e sem emissões.

  • Veículo elétrico a carregar durante o horário de trabalho

    Energia para voltar para casa

    Veículo elétrico a carregar durante o horário de trabalho: outra iniciativa com elevada adesão dos funcionários da ZEISS. Até 50 % dos lugares de estacionamento em Jena vão ser equipados com postos de carregamento. Existe também o serviço de aluguer de trotinetes elétricas.

O papel da Fundação Carl Zeiss

A Carl Zeiss AG é uma subsidiária integral da Fundação Carl Zeiss, dedicada a criar espaço para avanços científicos. Uma das áreas principais de apoio é o uso eficiente dos recursos naturais. Para o Grupo ZEISS, são muitas as vantagens de ser uma empresa fundação.
Estatutos da Fundação Carl Zeiss

Proteção contra aquisições

Investidores indesejados não podem fazer parte da ZEISS, pelo que a empresa não está sujeita aos interesses de investidores. O bem comum da Fundação está no cerne de todas as atividades.

Fundação Carl Zeiss

Lucros por uma boa causa

Para dar continuidade aos seus patrocínios beneficentes à investigação, a Fundação Carl Zeiss depende da distribuição dos lucros. Uma parte dos lucros da empresa vai para a Fundação e o resto continua detido pela empresa, para ser investido em inovação e investigação.

Negócios com previsão

Negócios com previsão

Liberta da pressão de gerar retorno, a ZEISS está na posição de financiar projetos a longo prazo, em vez de ter de alcançar sucesso a curto prazo. Previdência económica permite inovação.

  

Celebrar os funcionários

Celebrar os funcionários

A maioria dos funcionários trabalha para empresas fundações durante 10 a 25 anos – consideravelmente mais tempo face ao que acontece em empresas orientadas para o mercado de capitais. Estão também mais a salvo de crises.

Transferências



    • Sustainability Insights Booklet (EN)

      Sustainability Insights Booklet (EN)

      3 MB


Sustentabilidade na ZEISS – Internacional
Sustentabilidade na ZEISS – Internacional

Sustentabilidade na ZEISS – Internacional

Ideias e projetos para um futuro inovador e eficiente em termos de recursos

Para mais pormenores, visite o site internacional de sustentabilidade da ZEISS:

  • Estratégia de sustentabilidade
  • Temas principais: ação climática, economia circular, valor para a sociedade
  • A Heart for Science