Vida profissional

Lentes progressivas: pequenas obras-primas

Os óculos com lentes progressivas oferecem a solução de visão ideal para quem precisa de ver claramente a várias distâncias.

26 novembro 2019

As lentes progressivas são, realmente, as pequenas maravilhas do mundo óptico. Não importa a sua graduação ou necessidades visuais, conseguirá ver de forma nítida e confortável a praticamente qualquer distância. A adaptação é fácil e, ao contrário das lentes bifocais, não apresentam linhas inestéticas no meio da lente.

  • Lentes progressivas: pequenas obras-primas
Apesar das suas sofisticadas características de design, as lentes progressivas parecem-se com qualquer outra lente transparente. Também podem ser personalizadas para se adaptarem a armações de qualquer formato e tamanho.

Apesar das suas sofisticadas características de design, as lentes progressivas parecem-se com qualquer outra lente transparente. Também podem ser personalizadas para se adaptarem a armações de qualquer formato e tamanho.

O que são lentes progressivas?

As lentes progressivas ou multifocais são lentes transparentes, sem linhas, com várias graduações integradas na superfície da lente. Corrigem tanto a miopia como a hipermetropia, proporcionando, uma visão perfeita ao utilizador, mesmo nas zonas de transição (distâncias intermédias).

Comparando as lentes trifocais e bifocais com as lentes progressivas, as primeiras têm linhas visíveis na superfície e zonas de focagem limitadas, enquanto as lentes progressivas não apresentam quaisquer marcas de transição e permitem uma progressão visual contínua entre os diferentes pontos focais da lente. Basicamente, significa que conseguirá ver a todas as distâncias com um único par de óculos.

A quem se destinam as lentes progressivas?

A quem se destinam as lentes progressivas?

A maioria das pessoas a partir dos 45 anos terá vantagens em usar lentes progressivas. É nesta fase da vida que a dificuldade em ver ao perto relacionada com a idade, ou presbiopia, pode começar a manifestar-se.

Quando se é jovem, o cristalino tem a capacidade de alterar a sua forma e de focar diferentes objectos. A isso chama-se acomodação. À medida que envelhecemos, o cristalino começa a perder a sua elasticidade e, por conseguinte, a capacidade de acomodação, sobretudo ao perto. Os sintomas da presbiopia incluem a dificuldade em focar objectos próximos. O tratamento da presbiopia implica, geralmente, a prescrição de óculos graduados ou lentes de contacto.

As lentes progressivas destinam-se, efectivamente, a optimizar a visão a várias distâncias. Na verdade, as lentes progressivas são ideais para qualquer pessoa com dificuldade em focar ao perto, independentemente das suas necessidades de visão ao longe (que podem incluir a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo).

Além disso, as lentes progressivas de alta qualidade são completamente personalizáveis. A prescrição das lentes pode ser adaptada ao seu estilo de vida, à sua armação, à anatomia do seu rosto e às necessidades visuais próprias da sua idade. Quer precise de óculos progressivos para usar durante todo o dia, apenas para conduzir ou caso pretenda usá-los no desporto, fale com o seu especialista da visão sobre esta solução de visão abrangente.

Níveis de qualidade das lentes progressivas

As lentes são um pouco como a roupa. Um vestido ou fato confeccionado exactamente à medida do corpo da pessoa assentará melhor do que o tamanho padronizado comprado num pronto-a-vestir. De um modo geral, quanto maior o grau de personalização da lente, melhor a lente se adaptará às suas necessidades de visão pessoais.Existem diversas gamas de lentes multifocais, que se distinguem principalmente pelo grau de personalização. Como é óbvio, quanto mais individualizada for a lente, mais cara será. Analise com o seu especialista da visão, qual será a melhor opção para o seu orçamento.

Lentes progressivas standard: concebidas para a utilização normal por um utilizador teoricamente standard. Se as necessidades de visão do utilizador não coincidirem com este desenho "standard", os campos de visão nítida poderão ser mais reduzidos. Por conseguinte, o utilizador poderá ter de se conformar com um conforto visual reduzido e irá demorar bastante tempo a adaptar-se aos seus óculos.

Lentes progressivas personalizadas: estas lentes progressivas são personalizadas para o utilizador e para a armação escolhida, pelo que oferecem o maior campo de visão possível. Serão produzidas com base nas necessidades visuais específicas do utilizador, determinadas pelo especialista da visão durante uma consulta minuciosa.

As nossas necessidades visuais mudaram drasticamente ao longo dos anos.

As nossas necessidades visuais mudaram drasticamente ao longo dos anos.

Necessidades visuais modernas

As nossas necessidades visuais mudaram drasticamente ao longo dos anos.  Há 20 anos, os nossos olhos tinham de se adaptar sobretudo à imprensa escrita, nomeadamente aos jornais e livros. Com o despontar da era digital, de ano para ano, os meios digitais começaram a ganhar terreno em relação aos meios impressos, tanto em casa como no trabalho. Hoje em dia, temos de consumir informações em pequenos dispositivos digitais, como smartphones, tablets e portáteis e, muitas vezes, fazêmo-lo em movimento! Este estilo de vida sempre conectado, exige cada vez mais aos nossos olhos e o nosso comportamento visual é completamente diferente daquele que costumava ser.

Dada a elevada frequência e rapidez com que temos de adaptar o nosso olhar a diferentes distâncias e direcções, as lentes progressivas de alta qualidade podem representar uma solução ideal para o nosso comportamento visual actual. Questione o seu especialista da visão sobre lentes progressivas especificamente adaptadas às necessidades visuais específicas para a sua idade e ao seu estilo de vida digital. Com este tipo de lente graduada, poderá alternar confortavelmente o olhar entre os seus dispositivos digitais e o mundo à sua volta. Além disso, dispensa outros óculos, uma vez que todas as suas necessidades visuais podem ser incorporadas numa única lente inteligente.

Adaptação às lentes progressivas

Quer já tenha usado lentes progressivas anteriormente ou esteja a usá-las pela primeira vez, a adaptação poderá demorar algum tempo. Mas isso não é motivo para evitar as lentes progressivas – com as medidas certas e um pouco de treino, não tardará a sentir-se confortável com os seus novos óculos. Eis o que deve fazer para tirar o máximo partido das suas lentes progressivas:

  1. Consulte um profissional para examinar os seus olhos: as lentes progressivas só podem cumprir correctamente a sua função com um teste de visão rigoroso. O seu especialista da visão irá realizar medições individuais em cada olho e testar a sua visão binocular, para determinar a graduação necessária das lentes. Para lentes mais sofisticadas, podem ser necessárias medições adicionais.
  2. Descreva ao pormenor as suas necessidades visuais: o seu especialista da visão irá fazer-lhe uma série de perguntas sobre o seu comportamento visual diário. Seja o mais minucioso possível, acrescentando pormenores que lhe possam ter escapado. Diga-lhe quantas horas trabalha ao computador e se costuma ler livros no seu smartphone enquanto vai no comboio. Cada pormenor pode ser relevante para que este lhe possa prescrever os óculos ideais.
  3. Centragem: o profissional de óptica terá de adaptar cada uma das lentes dos óculos ao tamanho e formato da armação escolhida, à posição dos seus olhos atrás das lentes e, por vezes, à posição da armação no seu nariz e orelhas. Se essa adaptação não for feita correctamente, boa parte da acuidade visual poderá perder-se. Nas lentes progressivas, todas as três zonas de visão (perto, intermédia e longe) têm de ser perfeitamente ajustadas. Idealmente, deve conseguir consultar o seu telemóvel através da zona de visão ao perto, focar o monitor do seu computador utilizando a zona intermédia e ver objectos ao longe olhando pela zona da visão ao longe. Quando experimentar as suas novas lentes, peça ao seu óptico para realizar este processo consigo e para lhe explicar como deve usar as lentes, se não o conseguir espontaneamente.
  4. Use-as imediatamente: quanto mais cedo experimentar as suas novas lentes, mais depressa os seus olhos irão adaptar-se. Se sentir algum desconforto inicial, comece por usá-las apenas em locais que conhece bem e onde se sente seguro, por exemplo, em casa ou no trabalho. À medida que se vai adaptando às suas novas lentes, experimente usá-las também em espaços públicos.
  5. Demore o tempo que for necessário: embora a maior parte das pessoas se habitue muito facilmente às lentes progressivas actuais, deve demorar o tempo que for necessário para se adaptar. Marque uma nova consulta com o seu especialista da visão, se demorar mais do que 2-3 semanas.

Lentes progressivas: Perguntas frequentes

  • Permitem ver a todas as distâncias sem qualquer área visivelmente definida (como acontece nas lentes bifocais ou trifocais). Na parte superior da lente progressiva encontra-se a graduação para a visão de longe, e a graduação da lente vai aumentando gradualmente até à parte inferior. Isso significa que, à medida que for movendo o seu foco pelas diferentes zonas de visão, conseguirá ver nitidamente, do perto até ao longe, e vice-versa.

  • A parte superior da lente proporciona a visão ao longe, enquanto a pequena secção entre ambas as partes (a área de transição ou progressão) garante uma visão perfeita às distâncias intermédias. evido à geometria e à óptica deste tipo de lente, existem áreas desfocadas – sobretudo nas bordas inferiores – cujo o grau de desfocagem, dependerá da qualidade do desenho da lente progressiva e do nível de personalização.

  • O preço das lentes progressivas irá depender de vários factores, incluindo o grau de personalização. Regra geral, as lentes progressivas são mais caras do que as lentes monofocais, mas será, porventura, um investimento mais sensato para quem precisa de graduações diferentes, uma vez que assim não necessita de adquirir vários óculos.

  • É possível usar as suas lentes progressivas para conduzir durante algum tempo e continuar a usá-las ao computador no escritório – desde que a sua graduação esteja actualizada. No entanto, na consulta terá de explicar ao seu especialista da visão como pretende usar os seus óculos, para garantir que satisfaçam as suas necessidades visuais.

  • Sim. Podem ser personalizadas como óculos de sol e também estão disponíveis como lentes fotocromáticas, opções de lentes adaptáveis que mudam gradualmente de cor, aclarando ou escurecendo quando expostas a luz intensa. Deste modo, pode continuar a usar os seus óculos habituais quando sai à rua.

  • Sim, mas deve ter em atenção que nem todos os fabricantes de lentes produzem lentes progressivas adequadas a armações curvas, que a maioria das pessoas prefere usar para praticar desporto. Quando certas lentes são colocadas em armações curvas, podem surgir aberrações visuais. Lentes de desporto especiais minimizam essas aberrações e também estão disponíveis como lentes progressivas. Consulte o seu especialista da visão para mais informações.

  • A maioria dos especialistas da visão recomenda a realização de um teste de visão a cada dois anos (dependendo da sua história clínica e saúde). O seu especialista da visão examinará os seus olhos, para verificar se pode manter a mesma graduação ou se esta precisa de ser alterada.

  • Quanto mais personalizada a receita, mais fácil será a adaptação às suas novas lentes. Lembre-se de que poderá demorar algum tempo a adaptar-se, mas com as lentes progressivas actuais, o período de adaptação costuma ser bastante mais curto.

  • Tal como acima referido, deixe passar 2-3 semanas antes de marcar uma nova consulta com o seu especialista da visão.


Partilhar este artigo