Como escolher as lentes progressivas certas?

Não há nada mais fácil: com quatro tipos de lentes progressivas à escolha, não terá dificuldades em encontrar a lente certa para as suas necessidades

As lentes progressivas são obras-primas da óptica que permitem a passagem suave da zona de visão de perto para a zona de visão de longe através do chamado corredor de progressão ou zona de transição. Mas nem todas as lentes progressivas são iguais. As suas lentes progressivas devem satisfazer as suas exigências, combinar com o seu estilo de vida e, obviamente, estar de acordo com o seu orçamento. Devem proporcionar-lhe uma visão natural e confortável. Por isso, é importante que compreenda exactamente como funcionam as suas novas lentes progressivas. Baseando-se em mais de 100 anos de experiência na produção de lentes oftálmicas de precisão e num estudo de mercado detalhado, a ZEISS criou quatro tipos de lentes progressivas diferentes.

Tipo 1: Simplesmente recupere o prazer de uma boa visão com as suas novas lentes progressivas

Se pretende simplesmente recuperar o prazer de uma boa visão com as suas lentes progressivas, este é o tipo de lente certo para si.

Talvez não tenha a completa noção de como a era digital alterou profundamente as exigências impostas à nossa visão nos últimos anos. Quando usa um smartphone ou um dispositivo digital semelhante, a distância de leitura é diferente daquela que é necessária para ler um livro ou um jornal. Isso significa que a zona de visão de perto das suas lentes tem de ser adaptada em conformidade.

As lentes progressivas ZEISS, incluindo as do primeiro nível, têm este aspecto em consideração mediante a incorporação da Digital Inside® Technology.

Lentes progressivas tradicionais

Digital Inside® Technology.
Digital Inside® Technology.

Lentes progressivas optimizadas para a leitura convencional:

Zona de visão de perto e descentralização ajustadas em função da distância de leitura de suportes impressos.

Lentes progressivas tradicionais

Digital Inside® Technology.
Digital Inside® Technology.

Lentes progressivas não optimizadas para a leitura digital:

A zona de visão de perto não é compatível com a distância de leitura mais próxima exigida pelos dispositivos digitais. Daí resulta uma postura não natural da cabeça e do corpo, necessária para deslocar os dispositivos digitais para a zona de visão de perto, de modo a ver de forma nítida e clara.

Todas as lentes progressivas ZEISS, incluindo o modelo mais económico "ZEISS Precision Pure", estão à altura de vencer os desafios do mundo digital graças à incorporação de uma tecnologia especial.

Digital Inside® Technology.
Digital Inside® Technology.

As lentes progressivas com Digital Inside® Technology são optimizadas para a leitura convencional e digital:

A zona de visão de perto é alargada na vertical e na horizontal para acomodar ambas as distâncias de leitura necessárias para ler suportes impressos convencionais e para consultar dispositivos móveis. Daí resulta uma postura descontraída e natural da cabeça e do corpo.

Nesse caso, a lente progressiva indicada para si é o tipo 1 = Precision Pure

O seu único desejo é conseguir ler melhor com as suas novas lentes progressivas.

____

Costuma ler livros, jornais e revistas, mas também consulta o seu telemóvel e smartphone.

____

Além disso, pretende umas lentes finas e leves.

____

Tipo 2: Procura lentes progressivas que combinem com o seu estilo

As tendências das armações não costumam mudar tão depressa como as da moda em geral, mas uma coisa é certa: as armações grandes estão cada vez mais em voga. Se quiser seguir esta tendência, poderá ter problemas com as suas lentes progressivas.

Quem já está habituado a usar lentes progressivas sabe que nem todas as lentes progressivas se adaptam a qualquer tipo de armação. Consequentemente, poderá ter de sacrificar a qualidade da sua visão, já que certas áreas da lente progressiva poderão ser suprimidas quando as lentes são inseridas na armação. Também poderá sentir dificuldades na adaptação se mudar de uma armação mais pequena para uma maior, porque terá de reaprender a mover os seus olhos pelos diferentes campos de visão. A zona de visão de perto situa-se subitamente mais abaixo na lente! Os seus olhos têm de se habituar a isso.

Nada mais fácil. Graças à FrameFit®+ Technology e à primeira Adaptation Control Technology a nível mundial, da ZEISS, o seu oculista pode optimizar as lentes para a sua nova armação, de modo que já não seja necessário suprimir importantes zonas da lente e alterar os seus hábitos de visão.

Escusado será dizer que este tipo de lente progressiva ZEISS também está optimizada para a era digital! (ver Tipo 1)

Visão com as suas antigas lentes progressivas numa armação mais pequena. Os seus olhos aprenderam a olhar através da área marcada (ponto amarelo) para a visão de perto.

Com a sua nova armação maior e lentes progressivas convencionais, olha através de uma área (ponto vermelho) situada muito abaixo na lente, o que exige uma alteração dos seus hábitos de visão.

A lente progressiva optimizada permite-lhe desfrutar novamente de uma visão de perto confortável (ponto azul). Não precisa de se readaptar.

Nesse caso, a lente progressiva indicada para si é o tipo 2 = Precision Plus

Está sempre a par das tendências da moda, mesmo quando se trata de novos modelos de armações. Mas isso não significa que esteja disposto a aceitar concessões ao nível da qualidade das suas lentes progressivas.

____

Não lhe apetece certamente passar de novo pelo aborrecido processo de readaptação só porque trocou de armação.

____

E, obviamente, também usa dispositivos digitais, tais como smartphones, e gostaria de poder ler os conteúdos no visor com a mesma facilidade com que lê um livro.

____

Teste de visão online da ZEISS Consegue ver bem os contrastes e as cores? Teste a sua visão aqui de forma rápida e simples!

Tipo 3: Por uma ou outra razão, as lentes progressivas padrão nunca correspondem inteiramente às suas necessidades

Não existem dois rostos iguais, tal como não existem dois olhos, narizes ou orelhas iguais. Nem sequer os lados direito e esquerdo do nosso rosto são simétricos. Se este carácter único do seu rosto não for levado em consideração na produção das lentes progressivas, poderá não conseguir desfrutar plenamente do desempenho óptico das lentes.

Ou talvez precise de lentes com graduação elevada para ver ao longe ou usa óculos desde que é criança.

Nesse caso, deve assegurar-se de que as suas novas lentes progressivas são exactamente adaptadas aos parâmetros específicos do seu rosto.

Regra geral, quanto melhor a lente progressiva se adaptar à fisionomia do portador e quanto mais personalizada ela for, mais optimizada será a visão tridimensional e o desempenho da visão ao longe. Graças à FaceFit Technology, tudo isto é possível.

Mas como?

Tomando em consideração a anatomia exacta do rosto do portador, p. ex., a forma como olha através da armação e como a armação assenta sobre o seu nariz e orelhas, as lentes progressivas são produzidas de modo a proporcionar precisamente o apoio visual de que a pessoa necessita.

Como termo de comparação, imagine-se a olhar através de um telescópio. Tal como as lentes progressivas, trata-se de um sistema óptico sofisticado, mas se não colocar o telescópio à distância correcta dos seus olhos, tudo parecerá desfocado.

Escusado será dizer que este tipo de lente progressiva oferece as mesmas vantagens dos tipos 1 e 2.

Um exemplo

FaceFit Technology
FaceFit Technology

Design de lente padrão optimizado para um rosto com parâmetros de uso padrão:

  • Visão plena e não comprometida ao olhar através da lente progressiva

Um exemplo

FaceFit Technology
FaceFit Technology

Design de lente padrão num rosto com parâmetros de uso individualizados:

  • Visão comprometida ao olhar através da lente progressiva
  • Não é possível explorar o potencial de visão tridimensional

Um exemplo

FaceFit Technology
FaceFit Technology

Design de lente com FaceFit Technology num rosto com parâmetros de uso individualizados:

  • Visão plena e não comprometida ao olhar através da lente progressiva, uma vez que a lente é optimizada para o rosto
  • Plena utilização da visão tridimensional e melhor percepção da distância para o portador

Nesse caso, a lente progressiva indicada para si é o tipo 3 = Precision Superb

Pretende umas lentes progressivas que lhe proporcionem uma excelente qualidade óptica e tenham em consideração a anatomia do seu rosto.

____

Já teve uma experiência negativa com lentes progressivas.

____

Uma das nossas prioridades absolutas é a extraordinária tolerância de uso.

____

Precisa de uma visão excelente e confortável.

____

Precisa de lentes com graduação elevada ou tem problemas de visão especiais.

____

E, obviamente, também usa dispositivos digitais, tais como smartphones, e gostaria de poder ler os conteúdos no visor com a mesma facilidade com que lê um livro.

____

Além disso, está muito atento às novas tendências da moda no que diz respeito a armações.

____

Tipo 4: Pretende umas lentes progressivas que tenham em consideração os seus hábitos de visão pessoais e o seu estilo de vida

Hoje em dia, as nossas vidas apresentam facetas muito variadas, tendo cada qual os seus próprios hábitos, ocupações de lazer e, naturalmente, profissões. Nós somos a soma de tudo isto e precisamos de lentes progressivas que tenham em conta todos estes factores diferentes. Se for arquitecto, por exemplo, possivelmente passará grande parte do seu dia ao estirador ou em frente do computador. Ou cuida regularmente dos seus netos e os seus olhos têm de mover-se constantemente de perto para longe e vice-versa? Ou talvez seja conservador do registo civil e tenha de alternar o seu olhar entre os papéis na sua secretária e os noivos à sua frente.

E estas situações requerem lentes progressivas diferentes? Sim, o design das suas lentes progressivas e a posição das zonas de visão podem ser adaptados exactamente à medida das suas principais actividades diárias.

Tudo isso é possível graças à IndividualFit® Technology. As suas lentes progressivas combinam, assim, todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia numa única lente para lhe proporcionar uma visão natural e confortável, muito semelhante à que tinha antes de precisar de óculos.

1// IndividualFit Technology

A IndividualFit® Technology tem em consideração as principais atividades diárias da pessoa, propondo-lhe três designs de lentes à escolha para responder às suas necessidades.

Design optimizado para o exercício prolongado de actividades ao perto.
Design optimizado para o exercício prolongado de actividades ao perto.

Perto:
Design optimizado para o exercício prolongado de actividades ao perto.

  • Zona de visão de perto optimizada
  • Ampla zona de visão de longe inalterada
  • Boa zona de visão intermédia

Além disso, as lentes progressivas ZEISS Individual 2 integram no design da lente a distância de leitura medida individualmente e o ângulo de curvatura de contacto individual.

1// IndividualFit Technology

A IndividualFit® Technology tem em consideração as principais atividades diárias da pessoa, propondo-lhe três designs de lentes à escolha para responder às suas necessidades.

Design optimizado para actividades dinâmicas e a média distância.
Design optimizado para actividades dinâmicas e a média distância.

Intermédia:
Design optimizado para actividades dinâmicas e a média distância.

  • Zona de visão intermédia optimizada
  • Ampla zona de visão de longe inalterada
  • Boa zona de visão de perto

Além disso, as lentes progressivas ZEISS Individual 2 integram no design da lente a distância de leitura medida individualmente e o ângulo de curvatura de contacto individual.

1// IndividualFit Technology

A IndividualFit® Technology tem em consideração as principais atividades diárias da pessoa, propondo-lhe três designs de lentes à escolha para responder às suas necessidades.

Design optimizado para actividades a todas as distâncias.
Design optimizado para actividades a todas as distâncias.

Equilibrada:
Design optimizado para actividades a todas as distâncias.

  • Campos de visão equilibrados
  • Amplas zonas de visão de longe, intermédia e de perto

Além disso, as lentes progressivas ZEISS Individual 2 integram no design da lente a distância de leitura medida individualmente e o ângulo de curvatura de contacto individual.

Nesse caso, a lente progressiva indicada para si é o tipo 4 = Individual 2

A sua vida está repleta de situações especiais que exigem o máximo dos seus olhos.

____

Pretende umas lentes progressivas que lhe proporcionem uma excelente qualidade óptica e tenham em consideração a anatomia do seu rosto.

____

Já teve uma experiência negativa com lentes progressivas.

____

Uma das nossas prioridades absolutas é a extraordinária tolerância de uso.

____

Para si, uma visão excelente e confortável é imprescindível.

____

Precisa de lentes com graduação elevada ou tem problemas de visão especiais.

____

E, obviamente, também usa dispositivos digitais, tais como smartphones, e gostaria de poder ler os conteúdos no visor com a mesma facilidade com que lê um livro.

____

Além disso, está muito atento às novas tendências da moda no que diz respeito a armações.

____

Em geral:

Consulte o seu optometrista ou oftalmologista para escolher as suas novas lentes progressivas e encontre a melhor solução para si. Pessoas que se estão a preparar para usar lentes progressivas pela primeira vez ou com necessidades de visão especiais devem analisar com maior atenção as diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia de ponta em matéria de lentes progressivas. As lentes progressivas representam um investimento numa melhor visão, que vale bem a pena. Afinal, os nossos olhos são o mais importante órgão dos nossos sentidos. É através deles que percepcionamos quase 80 % do ambiente que nos rodeia.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

As lentes certas para uma visão perfeita Quais são as melhores lentes para o seu problema de visão?
Reconhecer problemas de visão Miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros: quais são os problemas de visão e como podemos corrigi-los?
A história das lentes Desde as suas origens como “pedras de leitura” a um acessório de estilo de vida
Melhor visão para os idosos A maioria das pessoas com mais de 40 anos de idade precisa de um par de óculos. As lentes progressivas podem restaurar uma visão de 20/20.

Produtos relacionados