De quantos pares de óculos precisa?

Não se assuste com a panóplia de opções disponíveis!

Estão sempre a surgir novos tipos de lentes oftálmicas no mercado: lentes para usar com dispositivos digitais, lentes para trabalhar ao computador, lentes para conduzir e lentes fotocromáticas que reagem à luz e aos raios UV. Mas de quantos pares de óculos precisamos realmente? Eis as nossas dicas para que possa encontrar o que precisa de entre a enorme variedade de óculos actualmente disponíveis.

Além de toda a tecnologia e optimização da visão, a compra de um par de óculos continua a ser uma decisão muito pessoal. Os seus óculos novos têm de ser confortáveis e reflectir – ou mesmo enriquecer – a sua atitude na vida, além de terem em conta os seus hábitos visuais. E importa não esquecer que os óculos também devem reflectir o seu estilo pessoal. Perguntar quantos óculos deveria ter é tão pessoal como perguntar de quantos sapatos precisa.

Mas, para a maioria de nós, certamente é mais fácil escolher um par de sapatos do que um par de óculos. É por isso que a colaboração do seu óptico é tão importante na compra dos seus óculos. O seu óptico deve aconselhá-lo de forma justa e profissional para definir qual o tipo de suporte de visão e o tipo de óculos de que precisa. Para a ZEISS é importante oferecer ao óptico uma vasta selecção de lentes oftálmicas, que se destacam da concorrência graças a um design óptico adaptado às necessidades individuais, além de possuírem características que melhoram as lentes oftálmicas (tais como colorações, tratamentos anti-reflexo, capas duras, etc.). Continuamos a investir em lentes cada vez melhores e mais modernas para atender às necessidades específicas de cada utilizador individual: quer sejam lentes monofocais ou bifocais – a escolha é sua!

Este modelo faseado poderá ajudá-lo a preparar a compra dos seus óculos de modo a encontrar uma solução personalizada para si: 

1// Perfeitos para qualquer situação: óculos para o dia-a-dia

Quer seja com lentes monofocais ou progressivas, precisa de um par de óculos que proporcione um óptimo suporte à sua visão! Desde a selecção das lentes até à escolha das características da lente e da armação – não deixe nada ao acaso. Os seus óculos devem tornar-se um dos bens mais preciosos para si, contribuindo para a sua felicidade e proporcionando-lhe uma visão perfeita. A armação é como se fosse uma segunda pele: deve combinar com a sua personalidade, com a sua anatomia facial e com a maior parte das suas roupas, senão mesmo com todas. Não pode apertar o nariz, nem ser demasiado pesada ou causar reacções alérgicas. Tudo deve ser perfeito. No caso das lentes progressivas, as zonas de visão individuais têm de ser ajustadas à pessoa e à sua visão.

Há uma novidade para os condutores: Lentes ZEISS DriveSafe optimizadas para a condução. Trata-se de lentes oftálmicas para o dia-a-dia optimizadas para a condução, graças a um tratamento e um design de lentes especial. Estas lentes reduzem o brilho e os reflexos incómodos e indesejados em situações de pouca visibilidade, como a chuva ou neve, ou provenientes dos faróis de outros veículos. Também ajudam a alternar o foco entre a estrada, o painel de instrumentos e os espelhos retrovisores sem a necessidade irritante de mover a cabeça, especialmente com lentes progressivas. Saiba mais sobre as lentes DriveSafe

2// Um segundo par de óculos para os dias de sol: óculos para o exterior

Sobretudo as pessoas que usam óculos pela primeira vez com baixas graduações geralmente continuam a usar óculos de sol sem graduação. Se sente fadiga ocular com os seus óculos de sol normais, mas não quer comprar um novo par, as lentes fotocromáticas (p. ex., ZEISS PhotoFusion) podem ser uma boa opção. Estas lentes podem transformar os seus óculos do dia-a-dia num par de óculos de sol que escurece sob a luz do sol – proporcionando-lhe, obviamente, 100 % de protecção UV.

Ao comprar um novo par de óculos para o dia-a-dia, muitos ópticos oferecem um desconto atractivo na compra de uns óculos de sol com a mesma graduação. As novas lentes são rapidamente inseridas na sua actual armação de óculos de sol.

Saiba mais sobre as lentes PhotoFusion

Teste de visão online da ZEISS Consegue ver bem os contrastes e as cores? Teste a sua visão aqui de forma rápida e simples!

3// Quando os óculos se tornam uma especialidade e oferecem conforto adicional em actividades específicas.

Ajudar a combater a fadiga ocular dos utilizadores de smartphones e outros dispositivos digitais

Não é apenas a geração mais jovem que utiliza dispositivos de comunicação digitais e móveis, como smartphones, tablets, etc. Esses dispositivos comuns têm utilidade para pessoas de todas as idades. No entanto, as distâncias de trabalho desses dispositivos digitais são ainda mais pequenas do que as dos meios impressos. Para pessoas com mais de 30 anos, isso exige um maior esforço dos olhos ao focar continuamente um objecto próximo. Olhos cansados, às vezes secos ou fatigados, são geralmente o resultado do uso de dispositivos móveis durante muitas horas por dia. Lentes especiais (como as lentes ZEISS Digital) podem aliviar os olhos e facilitar a leitura a curtas distâncias.

Saiba mais sobre as lentes ZEISS Digital

Para ler e trabalhar de forma mais confortável no caso de problemas de visão ao perto

A partir de uma certa idade, a nossa visão de perto começa a diminuir progressivamente. Apercebemo-nos de que só conseguimos ler a ementa do restaurante, um livro ou o jornal se os afastarmos. Além de parecer estranho também se torna cansativo com o tempo. Neste caso, os óculos de leitura podem ser particularmente úteis como primeiro ou segundo par. Se já costuma usar lentes progressivas durante o dia, pode ser útil investir nuns óculos de leitura para poder ler confortavelmente no sofá.

Passa muito tempo em frente ao computador? As lentes progressivas ou óculos de leitura nem sempre são a melhor solução, uma vez que a sua postura varia. Sentar-se à secretária com uma postura não ergonómica ou até mesmo tensa impede uma visão correcta e pode até prejudicar a sua saúde. Neste caso, investir nuns óculos para o computador pode ser uma óptima solução para satisfazer as suas necessidades especiais de visão, no local de trabalho.

Saiba mais sobre óculos para o computador

A melhor visão para o seu passatempo favorito e para a prática de desporto

Estes são os momentos especiais da vida: quando se faz aquilo de que se gosta ou se pratica o desporto favorito. No entanto, os seus óculos do dia-a-dia ou óculos de sol nem sempre são ideais para o seu desporto e passatempo. Estes óculos requerem, por exemplo, uma protecção especial contra o pó, a sujidade, o sol e pequenos objectos no ar sob a forma de armações curvas. Se precisa de suporte visual, as lentes desportivas da ZEISS podem tornar-se o seu equipamento desportivo de alto desempenho. Uma tecnologia especial torna possível uma visão perfeita e sem distorções mesmo nas zonas periféricas curvas das lentes.

Precisa de tonalidades especiais, protecção aos reflexos ou melhoria de contraste para o seu desporto favorito? Tonalidades únicas e degradê nas cores à sua escolha, colorações com Skylet da ZEISS ou óculos de sol com filtros polarizados oferecem uma melhor visão e podem aumentar a sua segurança e o seu desempenho ao praticar desporto.

Seja para jogos com bola, ciclismo, ski, desportos náuticos, voo, caça, trabalhos manuais ou bricolagem... o seu óptico pode ajudá-lo a encontrar a combinação perfeita de óculos para que possa desfrutar de uma visão melhor e mais confortável.

Saiba mais sobre óculos de desporto e estilo de vida

Um par de óculos não é suficiente para combinar com todos os seus visuais?

Algumas pessoas gostariam de ter um par de "óculos invisíveis", ou seja, imperceptíveis. Mas também existem aquelas mais obcecadas com a moda, que adorariam ter um par de óculos diferente para combinar com cada visual. A sua sorte é que existe uma abundante oferta de armações absolutamente incríveis. Mas porque é que apenas as armações devem seguir as tendências da moda? As lentes também podem adaptar-se ao seu estilo com as devidas tonalidades, degradês de cor e até capas espelhadas. Transforme os seus óculos numa expressão de moda exclusiva.

4// É melhor prevenir: um par de óculos suplentes.

Embora não sendo muito populares, os óculos suplentes dão jeito em situações de emergência. Quem está dependente dos óculos precisa tanto deles como quem usa lentes de contacto. Há quem os guarde no porta-luvas do carro porque precisa deles para conduzir. Quem usa óculos há muito tempo tem mais facilidade, uma vez que os óculos antigos geralmente servem como par suplente.
No entanto, cabe-lhe a si decidir se e quanto deseja investir no seu par de óculos suplente. Consulte o seu óptico acerca das ofertas especiais disponíveis para óculos suplentes e outros serviços úteis em caso de emergência. O óptico terá todo o gosto em aconselhá-lo.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

Reconhecer problemas de visão Miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros: quais são os problemas de visão e como podemos corrigi-los?
A história das lentes Desde as suas origens como “pedras de leitura” a um acessório de estilo de vida
Melhor visão para os idosos A maioria das pessoas com mais de 40 anos de idade precisa de um par de óculos. As lentes progressivas podem restaurar uma visão de 20/20.
Lentes oculares antigas, armações novas – É sequer possível? Se já não gosta das suas armações oculares, mas as lentes continuam perfeitamente personalizadas ao estado da sua visão, como é que o oculista o pode ajudar a encontrar um novo modelo?

Produtos relacionados