Visão desfocada –

como lidar com problemas de visão que afectam o seu dia-a-dia.

Os problemas de visão, como a visão desfocada, podem afectar gravemente a nossa qualidade de vida. Torna-se difícil realizar tarefas do dia-a-dia, tais como conduzir, ler ou trabalhar ao computador, quando temos a visão turva ou desfocada. Além de poder afectar a nossa vida diária, a visão desfocada também pode ser um sinal de outros problemas de saúde ou problemas de visão mais graves. A MELHOR VISÃO explica-lhe quais são as causas possíveis e o que pode fazer para melhorar a visão.

Sintomas de visão desfocada

Uma boa visão é essencial para realizar as tarefas do dia-a-dia. Muitas vezes, tomamos como garantido que conseguimos fazer coisas simples, como subir escadas sem falhar um degrau, consultar mensagens no nosso smartphone ou conduzir para o trabalho. Mas só quando sentimos falta de nitidez, é que nos damos conta da verdadeira importância da nossa visão. Algumas pessoas só se apercebem de que vêem mal, quando recebem tratamento ou começam a usar auxiliares de visão, tais como óculos de correcção.

A visão turva é geralmente descrita como uma perda de contraste ou resolução limitada da visão. Os objectos podem parecer enevoadas e desfocadas a várias distâncias. Algumas pessoas queixam-se de visão desfocada num só olho (só se dão conta quando fecham o olho "bom"), enquanto outras sentem ambos os olhos afectados.

A visão nublada ou leitosa é um sintoma bastante comum associado às cataratas. Surge, com frequência, em conjunto com a visão desfocada. Se tiver a sensação de estar a olhar através de uma nuvem ou película esbranquiçada, consulte imediatamente um oftalmologista.

A combinação de tonturas e visão desfocada, também pode ser sinal de um problema de saúde grave, e deverá consultar um médico com urgência se ocorrer de forma súbita ou persistente.

Quais são as causas da visão desfocada e de outros problemas de visão?

Tal como acima referido, a visão desfocada está associada a um conjunto de problemas visuais e quadros clínicos.
Quais são as causas da visão desfocada e de outros problemas de visão?

Problemas de visão

A visão desfocada pode ser causada simplesmente pela deterioração da visão. Isto acontece, por vezes, à medida que envelhecemos, embora a visão desfocada afecte pessoas de todas as idades. É importante fazer exames regulares aos olhos e manter a graduação dos seus óculos ou lentes de contacto actualizada.
Miopia

Miopia

A miopia é um erro refractivo comum, que pode causar visão desfocada, franzir dos olhos, dores de cabeça e cansaço visual. Quem sofre de miopia consegue ver nitidamente os objectos ao perto, mas tem dificuldades em reconhecer as pessoas e os objectos mais distantes. Normalmente, a miopia é descrita como uma situação em que o globo ocular é demasiado longo em relação ao poder de focagem do cristalino e da córnea. As causas da miopia incluem factores genéticos e ambientais.
Fadiga ocular

Fadiga ocular

A fadiga ocular ou longos períodos de trabalho com dispositivos digitais, como tablets, portáteis ou smartphones, podem exigir um grande esforço aos nossos olhos e causar visão desfocada. Pode ser um problema temporário simples de corrigir, bastando dar descanso aos seus olhos. Mas se os seus olhos tiverem tendência a cansar-se facilmente, fale com o seu especialista da visão sobre lentes especiais anti-fadiga ou lentes digitais.

Hipermetropia

A hipermetropia é um tipo de erro refractivo que torna os objectos distantes nítidos, ao passo que os objectos próximos parecem desfocados e turvos. No entanto, nem sempre é assim: algumas pessoas sentem a visão turva, tanto ao perto como ao longe.
Presbiopia

Presbiopia

Este é um problema de visão que ocorre naturalmente à medida que envelhecemos. A maioria das pessoas começam a notar a visão desfocada ao perto (ao ler um livro ou a consultar o smartphone, por exemplo) a partir dos 40 anos de idade. A causa é um aumento gradual da espessura e a perda de flexibilidade do nosso cristalino. Começa, muitas vezes, com cansaço visual, manifestando-se depois no desconforto da visão ao perto e, mais tarde, na visão desfocada durante todo o dia.

Astigmatismo

Este erro refractivo pode, de um modo geral, ser causado pelo formato irregular da córnea. O astigmatismo pode distorcer a visão, tanto ao perto como ao longe. Algumas pessoas já nascem com astigmatismo, mas também pode surgir mais tarde e evoluir gradualmente ao longo do tempo.

Diabetes

A retinopatia diabética é uma complicação associada à diabetes que danifica os vasos sanguíneos da retina. Os diabéticos são aconselhados a controlar os seus níveis de glicemia no sangue, com a ajuda de um profissional de saúde. O diagnóstico precoce é fundamental, pelo que deve consultar o seu oftalmologista imediatamente se sofrer de diabetes e visão turva, se vir moscas volantes ou tiver dificuldade em distinguir as cores.
Inflamação ocular

Inflamação ocular

O tecido ocular pode inchar ou ficar inflamado se tiver uma infecção ocular, um hematoma, um corpo estranho ou toxinas no olho ou se o seu corpo for acometido por um conjunto de doenças. A inflamação ou uveíte caracteriza-se por dores nos olhos, visão turva, vermelhidão e, por vezes, sensibilidade à luz.

Baixa pressão arterial

Uma causa frequente de tonturas e visão turva é a baixa pressão arterial. A sua visão pode ficar enevoada quando faz exercício ou passa muito tempo ao calor. A baixa pressão arterial pode ser sinal de outro problema subjacente, pelo que deve consultar um médico se tiver estes sintomas com muita frequência.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença grave dos olhos que pode causar cegueira. Pode manifestar-se através de sintomas como visão de túnel, visão desfocada, olhos doridos e outras perturbações visuais. Esta doença pode manifestar-se de forma aguda ou gradual, mas exige sempre diagnóstico e tratamento médico.

Cataratas

A visão desfocada e nublada, a observação de halos e a sensibilidade à luz ou ao brilho podem ser sinal de que tem cataratas. Embora as cataratas possam levar à cegueira, trata-se de uma doença que pode ser tratada com facilidade e a taxa de sucesso da cirurgia da catarata costuma ser muito alta.

Lesões na córnea

Partículas como pó ou areia podem causar lesões na córnea, provocando irritação e visão desfocada. Use sempre óculos de segurança ao realizar trabalhos de soldadura e carpintaria, e consulte o seu médico imediatamente se sentir um corpo estranho no olho.

Lesões na retina

O descolamento da retina ocorre quando a retina é deslocada da sua posição normal ou quando a pressão intraocular aumenta devido a um glaucoma ou traumatismo. Trata-se de uma emergência médica, que deve ser tratada imediatamente para evitar a cegueira, pelo que deve procurar ajuda se sentir a visão desfocada, flashes de luz, sombras na visão ou moscas volantes.
Gravidez

Gravidez

Devido às alterações hormonais no corpo, a visão desfocada é um efeito colateral bastante comum entre as mulheres grávidas. Contudo, uma alteração na visão também pode ser indício de problemas mais graves relacionados com a gravidez, tais como a diabetes gestacional ou pré-eclampsia, pelo que deve informar o seu médico acerca de quaisquer sintomas.

Secura ocular

Deve lubrificar bem os seus olhos para se manterem saudáveis e funcionarem normalmente. A secura ocular crónica, pode causar visão desfocada, sendo normalmente tratada com colírios lubrificantes ou hidratantes para os olhos. Consulte o seu oftalmologista caso tenha os olhos extremamente secos.

Cirurgia ocular

Após uma cirurgia de catarata, LASIK ou qualquer outro tipo de cirurgia ocular correctiva, pode sentir a visão desfocada durante um ou dois dias como efeito secundário. Fale com o seu oftalmologista a este respeito, durante a consulta de acompanhamento.

Lentes de contacto

O uso de lentes de contacto durante mais tempo do que o aconselhado, pode causar infecções oculares e visão desfocada. Lembre-se de descansar os seus olhos, sempre que possível, e de usar os seus óculos nos intervalos em que troca as suas lentes descartáveis.
Lesão ou trauma ocular

Lesão ou trauma ocular

Uma lesão física no olho ou na órbita é, por vezes, associada a dores nos olhos e visão desfocada. Este tipo de lesão pode acontecer durante a prática de desportos de contacto, como o boxe, ou de desportos com bola em que uma bola pode embater a grande velocidade num dos olhos ou em ambos. O trauma ocular é um termo muito amplo, pelo que o diagnóstico concreto deve ser feito por um médico.

Enxaqueca

Quem sofre de enxaquecas frequentes sabe que este tipo de dor de cabeça debilitante começa, muitas vezes, com um episódio de visão desfocada.
Degeneração macular relacionada com a idade

Degeneração macular relacionada com a idade

A visão desfocada e a perda de campos de visão (escotoma) é um dos principais sintomas da degeneração macular relacionada com a idade. Trata-se da maior causa de cegueira entre os idosos (a partir dos 50 anos), que se manifesta através do embaçamento e da perda progressiva da visão.

Problemas neurológicos, sistémicos ou cardiovasculares

A visão desfocada pode ser sinal de uma série de problemas de saúde. O aparecimento súbito da visão enevoada e de tonturas deve ser sempre levado a sério. Em caso de dúvida, é melhor consultar um médico.
 
* Esta lista é meramente indicativa, apresentando algumas das causas possíveis da visão desfocada. Consulte sempre o seu médico ou oftalmologista para obter um diagnóstico profissional.

Quando deve procurar ajuda médica

A visão desfocada pode ser sinal de uma emergência médica. Chame uma ambulância ou peça a um familiar ou amigo para o levar à urgência médica mais próxima, se sentir subitamente a visão desfocada acompanhada de qualquer um dos sintomas seguintes:

  • Fortes dores de cabeça
  • Dor intensa nos olhos
  • Sensação de desorientação
  • Deficiência visual súbita
  • Dificuldade em falar ou andar
  • Halos ou moscas volantes no campo de visão

Também é importante consultar um médico se sentir frequentemente qualquer um dos sintomas acima referidos, mesmo com baixo nível de dor ou intensidade.

A visão desfocada combinada com fadiga ocular crónica, secura ocular ou dificuldades de focagem e visão é razão suficiente para consultar o seu oftalmologista e realizar um exame aos olhos e um teste de visão.


Como melhorar a visão em caso de visão desfocada

O tratamento para a sua visão desfocada irá depender do diagnóstico realizado pelo seu especialista da visão.

Doenças oculares graves como as cataratas e o glaucoma podem ser tratadas com cirurgia, ao passo que outros problemas de saúde irão exigir medicação e mudanças no estilo de vida.

Os erros refractivos, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia podem ser todos corrigidos com óculos graduados ou lentes de contacto. Em alguns casos, as cirurgias de correcção a laser também podem melhorar a visão.

Um estilo de vida conectado e em movimento, combinado com necessidades individuais específicas da idade, também podem afectar a sua visão. Faça sempre uma descrição completa das suas tarefas visuais diárias ao seu especialista da visão, para que este o possa ajudar a encontrar a prescrição ideal para si. Peça mais informações sobre as lentes ZEISS SmartLife, especialmente concebidas para o comportamento visual moderno e as necessidades específicas da idade.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

Faça o teste de visão online e verifique a qualidade da sua visão. Verifique aqui se está na hora de voltar a fazer um exame visual.
Fortes demais, fracas demais ou desajustadas: podem umas lentes para óculos erradas afectar os seus olhos? Várias queixas apontam para olhos cansados
Como são fabricadas as lentes oftálmicas? Desde lentes orgânicas a lentes de vidro da ZEISS – tudo o que precisa de saber sobre a produção de lentes oftálmicas

Compreender a visão 28/mar/2018

Tags:

Reconhecer problemas de visão Miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outros: quais são os problemas de visão e como podemos corrigi-los?

Produtos relacionados