E, de repente, vê mais – mesmo à noite e com pouca luz

A ZEISS introduz um novo conceito de lente para uma melhor visão: poder desfrutar de uma visão mais nítida e de elevado contraste à noite e com pouca luz

Visão nocturna melhorada: As muitas pessoas que já utilizam estes óculos nunca mais os vão querer tirar. Decidiram optar pelas lentes de precisão ZEISS com tecnologia i.Scription®. A tecnologia i.Scription® da Carl Zeiss Vision foi desenvolvida pelo líder em lentes de optometria, que analisa o perfil individual de cada olho e utiliza as informações recolhidas no cálculo e na produção de lentes oculares. Para o utilizador, isto pode significar uma qualidade de visão completamente inédita – sobretudo à noite: As pessoas que utilizam estas lentes desfrutam de uma visão mais clara e muito mais nítida à noite; também têm uma percepção mais intensa dos contrastes e das cores.

Quando chega a noite, os nossos olhos já costumam estar bastante cansados devido aos esforços a que os sujeitámos durante o dia. Se, além disso, tivermos de lidar com a cegueira nocturna, rapidamente podemos sentir stress visual – e não apenas ao volante. Os feixes de luz projectados, por exemplo, pelos candeeiros de iluminação pública, os reflexos das luzes nas montras e, de um modo geral, as dificuldades de visão comprometem muitas vezes a visibilidade. A sensação de desconforto ou insegurança daí resultante faz com que muitas pessoas não gostem de andar na rua à noite durante o Inverno. Trata-se de um fenómeno que, em linguagem coloquial, é conhecido como "cegueira nocturna". É o que acontece quando os olhos não funcionam da melhor forma durante a noite, o que significa que as pessoas vêem as coisas de forma diferente do que durante o dia. Os problemas de visão que passam despercebidos durante o dia rapidamente podem tornar-se prejudiciais em condições de baixa luminosidade.

Lentes para combater a cegueira nocturna?

Como se pode resolver este problema? Uma das soluções possíveis são as lentes com tecnologia i.Scription®. Estas incorporam no desenho da lente os problemas de visão não detectados no passado e proporcionam uma visão mais nítida e brilhante, com contrastes mais definidos – especialmente à noite e ao crepúsculo. Possibilitam uma melhor visão a inúmeros utilizadores de óculos e, graças à percepção visual bastante mais confortável, as pessoas adaptam-se rapidamente ao seu primeiro par de óculos.

Visão nocturna mais nítida.
Sem tecnologia i.Scription Com tecnologia i.Scription
Visão mais brilhante.
Sem tecnologia i.Scription Com tecnologia i.Scription
Visão de maior contraste
Sem tecnologia i.Scription Com tecnologia i.Scription

Embora muitas vezes falemos de "cegueira nocturna" para nos referimos a dificuldades de visão à noite ou a uma sensação de cansaço ou desconforto, este conceito tem, na realidade, um significado diferente. Com efeito, a cegueira nocturna é uma doença ou uma consequência desta. Quem sofre desta doença vê muito pouco ou mesmo nada na escuridão ou com baixa luminosidade.

Tecnologia i.Scription® da ZEISS – as "impressões digitais" dos olhos

Os exames oftalmológicos convencionais realizados pelo óptico ou oftalmologista baseiam-se na percepção pessoal e subjectiva do utilizador de óculos. Para fabricar lentes com a tecnologia ZEISS i.Scription, os olhos do paciente são analisados não só através da refracção subjectiva, mas também com um sistema de medição especial assistida por computador: o ZEISS i.Profilerplus. Ao contrário dos processos habituais, este sistema também mede a sua visão com as pupilas dilatadas e, graças à tecnologia de frente de ondas, cria um perfil visual individual completo. Embora possa parecer complicado, na prática, trata-se de um processo bastante simples: ao usar a tecnologia de frente de ondas, são projectadas ondas de luz (a "frente de ondas") sobre o olho, enquanto sensores minúsculos medem os reflexos dessas ondas. Deste modo, é possível determinar todas as características individuais do olho – um verdadeiro marco na análise oftalmológica. Durante o dia, as pupilas ficam mais pequenas porque incide mais luz nos olhos. Mas durante a noite, as pupilas dilatam. Os equipamentos de medição convencionais apenas analisam os olhos durante o dia. O problema é que isso não permite incorporar no desenho da lente a mudança da íris durante a noite – a íris dilatada resulta numa menor profundidade de campo, e aos defeitos visuais que é possível medir com as pupilas contraídas somam-se então os defeitos visuais nas zonas periféricas da pupila agora aumentada. Por isso, ao usar lentes convencionais, a visão pode ficar desfocada quando as pupilas estão dilatadas.

Tal é confirmado pelo optometrista Jürgen Jainta da óptica Schütz, em Pforzheim, na Alemanha, que é um grande adepto desta inovação. Está convencido de que o ZEISS i.Profilerplus é o único equipamento capaz de ajudar os profissionais de óptica a determinar efectivamente se a visão de um paciente durante o dia – ou seja, com as pupilas contraídas – é igual à sua visão durante a noite, com as pupilas dilatadas.

Maior nitidez, contraste e brilho

O ZEISS i.Profiler®plus consegue medir mais de 1 500 pontos de referência por olho em apenas 60 segundos.
O ZEISS i.Profiler®plus consegue medir mais de 1 500 pontos de referência por olho em apenas 60 segundos.

Para além dos exames habituais, que geralmente só medem a acuidade visual durante o dia e com elevado contraste, uma análise realizada com o ZEISS i.Profilerplus também leva em consideração as mudanças de luz e contraste, os reflexos e as cores. Isso permite uma avaliação da acuidade visual de uma pessoa sob diferentes condições de iluminação e contrastes. A análise é tão detalhada como uma impressão digital, mas na prática basta um breve olhar para o sistema: o ZEISS i.Profiler®plus utiliza a tecnologia de frente de ondas por meio de infravermelhos para gerar um ponto de luz na retina que permite analisar as características ópticas dos olhos do paciente. A luz é sujeita a diferentes desvios, que variam de pessoa para pessoa, servindo para criar uma imagem precisa do olho e das suas características. Deste modo, assegura-se a identificação precisa de defeitos visuais típicos (por exemplo, miopia ou hipermetropia), assim como de eventuais aberrações oculares de ordem superior – anomalias que influenciam significativamente a visão durante o período nocturno e crepuscular. Muitos destes problemas de visão não podem ser detectados com processos de medição convencionais, tais como as aberrações esféricas: neste caso, a refracção dos raios de luz é mais forte na extremidade da lente do que no centro, o que resulta num menor contraste. Outra aberração ocular de ordem superior é o erro de assimetria, que faz com que os raios de luz sejam refractados de forma a criar algo semelhante a uma cauda luminosa. Se não forem corrigidos, ambos os defeitos visuais podem contribuir para uma má visão nocturna ou crepuscular.

Em suma, um exame que combina a clássica refracção subjectiva e a refracção objectiva com o ZEISS i.Profilerplus tem em conta todos os aspectos relacionados com a visão. Além disso, ao passo que os primeiros sistemas deste tipo apenas tinham capacidade para analisar algumas secções do olho, o ZEISS i.Profiler®plus consegue medir mais de 1 500 pontos de referência por olho em apenas 60 segundos.

De acordo com o optometrista Jainta: «Podemos usar os dados de medição para perceber como é possível melhorar a visão nocturna. Conseguimos ver, por exemplo, como uma pessoa míope que, num teste realizado durante o dia, precisaria de óculos com menos 1,5 dioptrias, na realidade, necessita de menos 2,0 dioptrias quando as pupilas estão dilatadas para ver com maior nitidez e contraste durante a noite.»

O resultado é uma espécie de mapa óptico dos olhos – com imensas informações susceptíveis de melhorar a visão nocturna, em particular. Defeitos visuais não corrigidos constituem uma desvantagem, sobretudo em condições de pouca visibilidade. Em contrapartida, a identificação de defeitos visuais não detectados previamente e a respectiva correcção por meio de óculos pode traduzir-se numa melhor visão para quem sofre de cegueira nocturna ligeira ou de má visão à noite.

Lentes de precisão personalizadas

Uma vez concluída a análise precisa e completa dos olhos com o ZEISS i.Profilerplus, o resultado é "transferido" para o desenho da lente usando a inovadora tecnologia ZEISS i.Scription. Graças à patenteada técnica de desenho da lente* e às informações recolhidas para além da refracção subjectiva, as lentes com tecnologia i.Scription® podem ser adaptadas, de forma mais individualizada, aos olhos do paciente. Deste modo, a prescrição pode ser determinada com a precisão de uma centésima (ou seja, 0,01) de dioptria. A título comparativo, para as lentes convencionais são usados incrementos de um quarto (ou seja, 0,25) de dioptria – o que significa que a precisão da medição é 25 vezes superior. A tecnologia permite o fabrico de lentes de precisão com as melhores propriedades correctivas existentes. Estas lentes melhoram o conforto visual – não apenas dos utilizadores com cegueira nocturna de baixo grau – e proporcionam uma maior sensação de segurança em condições de baixa luminosidade. Graças aos parâmetros altamente personalizados, estas lentes especiais também permitem uma visão mais nítida e relaxada durante o dia, bem como uma melhor percepção espacial, com contrastes mais definidos e maior percepção das cores. Por outras palavras, estas lentes são ideais para todos os utilizadores de óculos que se queixam de cegueira nocturna, que sentem uma ligeira cegueira nocturna ou que simplesmente querem desfrutar de uma visão relaxada à noite, em condições de baixa luminosidade e até mesmo durante o dia.

Vantagens para lentes progressivas e outros auxiliares de visão

A tecnologia i.Scription da ZEISS está igualmente disponível para lentes monofocais e progressivas. Ambas beneficiam da análise ocular completa realizada com o i.Profiler®plus e da subsequente transferência dos dados para as lentes com a ajuda da tecnologia i.Scription. As lentes progressivas com tecnologia ZEISS i.Scription, por exemplo, apresentam menos áreas desfocadas e zonas de visão bastante mais ampliadas – ao perto, na região intermédia e ao longe. Inconvenientes como a sensação de desequilíbrio ao mover os olhos ou a visão desfocada pertencem agora ao passado – o que tem a vantagem de facilitar a adaptação!

O optometrista Heinrich Raub descreve a sua experiência com a tecnologia ZEISS i.Scription nos seguintes termos: «O desempenho das lentes progressivas, em particular, é consideravelmente melhorado graças à tecnologia i.Scription®. A determinação mais precisa dos valores individuais contribui para um maior conforto na leitura ao perto e para maiores zonas de visão ao longe.»

i.Scription – máxima nitidez de visão, mesmo ao conduzir

A tecnologia ZEISS i.Scription também está presente nas nossas lentes para condução ZEISS DriveSafe. Estas lentes, especialmente desenvolvidas para conduzir tanto de dia como à noite, aumentam não só a nitidez, como também o contraste, melhoram a visão em condições meteorológicas desfavoráveis e reduzem quaisquer distorções na periferia da lente, sobretudo nas lentes progressivas. O resultado final: pode desfrutar de uma melhor visão e consegue avaliar com maior precisão as distâncias em situações de trânsito complicadas, como, por exemplo, à noite ou com chuva, nevoeiro ou neve.

Gostaria de saber mais sobre a visão única que lhe podemos proporcionar? Quer precise de lentes monofocais ou progressivas com tecnologia i.Scription® da ZEISS, basta consultar o seu óptico, que terá todo o gosto em ajudar.

Testes com i.Profiler®plus igualmente adequados para utilizadores de lentes de contacto

Agora os utilizadores de lentes de contacto também podem beneficiar de uma análise realizada com o i.Profiler®plus. O sistema determina a geometria da córnea de forma tão precisa que o seu optometrista pode recomendar-lhe as lentes de contacto ideais e ajustá-las com a maior precisão de sempre.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

Perguntas mais frequentes sobre as lentes ZEISS Digital O que são exatamente as lentes ZEISS Digital?

Condução e mobilidade 16/out/2017

Tags:

Aproveitar a vida ao máximo + visão sem estresse: As Lentes ZEISS Digital preenchem a lacuna entre lentes monofocais e lentes progressivas!

Condução e mobilidade 16/out/2017

Tags:

As Lentes Certas para Motociclistas e Condutores de Carros Descapotáveis Maior segurança rodoviária: desfrute da condução com os óculos certos
Sugestões para um melhor conforto com lentes progressivas Qualquer pessoa consegue, facilmente, habituar-se a lentes progressivas ajustadas na perfeição.

Produtos relacionados