Olhos stressados, cansados e a arder:

quais as causas e como aliviar o desconforto.

O cansaço visual pode ser tão doloroso como irritante. Hoje em dia, estamos constantemente a olhar para os nossos smartphones, ecrãs de computador ou outro tipo de dispositivos digitais. Ao fim de um longo dia, podemos sentir os olhos cansados e a arder, o que nos dificulta o trabalho e a realização das tarefas diárias. Saiba o que causa, exactamente, a sensação de cansaço visual e como pode obter algum alívio.

O que é o cansaço visual?

O cansaço visual é a fadiga ocular que resulta, sobretudo, do esforço excessivo. Depois de muitas horas a ler, a trabalhar em ecrãs digitais ou a conduzir sem parar, poderá sentir sintomas de cansaço visual, nomeadamente:

  • Dor nos olhos
  • Olhos a arder
  • Olhos extremamente secos ou até lacrimejantes
  • Sensibilidade à luz
  • Cansaço
  • Dores na nuca, nas costas e nos ombros (dores posturais)
  • Dores de cabeça provocadas por cansaço visual
  • Visão turva
  • Visão dupla
  • Tremores nos olhos
  • Vermelhidão e comichão nos olhos

Quais são as causas do cansaço visual?

O cansaço visual é desagradável e pode afectar o seu trabalho e vida diária. Felizmente, existem formas de reduzir e limitar o desconforto.
 
Mas, antes de mais, é importante perceber quais são as causas:
 

O nosso comportamento visual mudou

O nosso comportamento visual mudou drasticamente em relação ao que era há alguns anos. Estudos demonstraram que, em média, passamos várias horas por dia 1 a olhar para smartphones, ecrãs de televisão ou tablets, e muitas vezes fazêmo-lo em movimento! Consultar mensagens e e-mails enquanto vamos nos transportes públicos, a caminhar ou a correr tornou-se parte das nossas vidas diárias.
O nosso comportamento visual mudou
Quando usa o seu smartphone, tem de baixar significativamente o olhar. 2 Os seus olhos também têm de se esforçar mais quando alterna o olhar de forma rápida e frequentemente para ver melhor o que se passa à sua volta (de modo a saber para onde vai enquanto caminha).
 
Além disso, também estamos expostos a um espectro de luz diferente. Os modernos ecrãs digitais emitem uma elevada quantidade de luz azul. Embora o corpo humano necessite de uma certa quantidade de luz azul para controlar o ciclo de sono e vigília, a exposição excessiva pode ser prejudicial para a saúde e causar fadiga ocular.
 
O stress visual faz parte deste nosso estilo de vida conectado aos ecrãs e poderá ser uma das razões para sentir desconforto e uma maior necessidade de relaxar os olhos.
 

Fadiga ocultar digital entre adultos e crianças

De acordo com a American Optometric Association, o cansaço visual que os adultos sentem é uma consequência directa da utilização prolongada de dispositivos digitais. De facto, é a causa mais comum. Este problema de visão chama-se stress visual digital ou síndrome visual do computador.
Fadiga ocultar digital entre adultos e crianças
Mas os adultos não são os únicos a sofrer de stress visual digital – entre as crianças, a miopia ou dificuldade em ver ao longe, também está a aumentar a um ritmo alarmante. Nos centros urbanos na Ásia, 90 % dos jovens desenvolvem miopia antes dos 20 anos de idade. 3
 
Embora a miopia nas crianças esteja associada a vários factores relacionados com o estilo de vida e o ambiente (genética, urbanização, falta de luz natural, maior grau de escolarização), o papel da digitalização não deve ser subestimado. As crianças de hoje em dia são nativos digitais, e isso pode afectar o seu desenvolvimento visual. 
 

Outras causas de cansaço visual

  • Ler sem dar descanso aos olhos
  • Luz intensa, encandeamento no local de trabalho ou exposição prolongada à luz intensa
  • Trabalhar ou ler em zonas mal iluminadas ou escuras
  • Stress e privação de sono
  • Conduzir longas distâncias sem parar para descansar
  • Problemas de visão, tais como erros refractivos
  • Secura ocular crónica
  • Óculos com graduação desactualizada

Dicas para aliviar o cansaço visual

Em alguns casos, o seu especialista da visão, pode receitar-lhe óculos adequados ao seu estilo de vida digital e móvel. O cansaço visual também pode ser sinal de uma doença oftalmológica ou problema visual, que requer um diagnóstico e tratamento adequado.

Existem algumas dicas de auto-ajuda, que pode experimentar para aliviar ou prevenir a dor nos olhos, mas o mais importante é consultar um oftalmologista primeiro para esclarecer o que está a causar o seu desconforto.

1. Marque um exame oftalmológico completo

Consulte regularmente o seu oftalmologista. Se começar a sentir a visão turva ou fadiga ocular, poderá estar na altura de marcar uma nova consulta!
 
Além de realizar um teste ocular completo, o seu oftalmologista irá colocar-lhe uma série de perguntas para saber como usa os seus olhos diariamente. Pense bem e responda minuciosamente. Lembre-se de acrescentar pormenores específicos, por exemplo, se trabalha mais no seu pequeno tablet do que no seu computador ou se conduz com frequência.
 
Quanto mais informações fornecer, mais fácil será encontrar uma boa lente para si.

2. Faça intervalos regulares

É muito fácil deixar-se absorver de tal modo pelo trabalho, que até se esquece de fazer intervalos. Mas a sua produtividade poderá, efectivamente, ser maior se tiver descansado bem e não tiver os olhos cansados. Tente levantar-se, pelo menos, de hora a hora do seu posto de trabalho e caminhar ou alongar os músculos durante 5-10 minutos.
 
À semelhança do exercício físico, os exercícios para os olhos também podem beneficiar a sua saúde. A regra 20-20-20 é uma excelente forma de relaxar e, ao mesmo tempo, exercitar os seus olhos. É muito simples: tire os olhos do ecrã a cada 20 minutos e foque um objecto a 20 metros de distância durante 20 segundos.
 
20 20 20 rule

3. Pestaneje, pestaneje, pestaneje!

Quando está a trabalhar ao computador ou concentrado no smartphone, tem tendência a pestanejar menos e a não cerrar completamente as pálpebras quando o faz. O pestanejo humedece os olhos e previne a secura e irritação ocular. Por isso, quando fizer os seus intervalos regulares, lembre-se de pestanejar intensa e prolongadamente.

4. Humedeça os seus olhos

Se sofre de secura ocular, fale com o seu médico ou oftalmologista sobre lágrima artificial. Trata-se de um colírio lubrificante que, em conjunto com o filme lacrimal, evita que a humidade evapore demasiado depressa dos olhos.

5. Limite o tempo que os seus filhos passam à frente de ecrãs

As crianças em crescimento, cujos olhos ainda estão a desenvolver-se, não devem usar dispositivos digitais durante longos períodos de tempo. Para elas, mais ainda do que para si, é importante fazer intervalos e limitar o tempo que passam à frente dos ecrãs!
 
Certifique-se de que o seu filho passa algum tempo no exterior, após um longo dia na escola. As brincadeiras físicas são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento das crianças e também fazem bem aos olhos. Estudos demonstram que as crianças que passam mais tempo ao ar livre, correm menor risco de desenvolver miopia.3 Lembre-se de que, no exterior, é importante usar protector solar e óculos de protecção contra a radiação UV.
 
Se o seu filho tiver um plano curricular muito exigente, fale com o seu especialista da visão sobre as lentes adequadas que ajudem a prevenir o cansaço visual.

6. Evite a luz azul antes de se deitar

Como já foi referido, todos os dispositivos digitais emitem algum tipo de luz azul. Quando os olhos são expostos a uma certa intensidade e espectro de luz azul, o corpo liberta menos melatonina (a hormona do sono). Isso significa que estará mais alerta e ficará acordado durante mais tempo.

Evidentemente, o sono é essencial para aliviar o cansaço visual, pelo que deve evitar a exposição excessiva à luz azul antes de se deitar, ou então use óculos com lentes especiais dotadas de um revestimento com filtro de luz azul, se gosta de ler no seu telemóvel ou tablet antes de adormecer.

7. Faça escolhas saudáveis

Os olhos adoram vegetais! Coma muitos legumes verdes, tais como brócolos, espinafres, couves e cenouras.

A hidratação também é importante, sobretudo se sofrer de secura ocular. Tem de se manter hidratado, para garantir que os seus olhos recebam a humidade de que necessitam.

Termine o seu dia de escolhas saudáveis, com uma boa noite de descanso – isto ajudará os seus olhos a recuperar do esforço.

Passe mais tempo ao ar livre

8. Passe mais tempo ao ar livre

Quer seja para desfrutar do calor no inverno ou para manter-se fresco no verão, os sistemas de ar condicionado podem secar o ar no seu escritório ou em casa. Por isso, vá à rua de vez em quando para apanhar ar fresco ou desligue o termóstato e abra uma janela.

No inverno, pode colocar potes de água nas salas aquecidas para aumentar a humidade do ar. Os humidificadores também podem ser úteis, bastando ligá-los quando o ar se torna demasiado seco. Lembre-se de beber muita água, mesmo que esteja frio lá fora!

Veja o que é melhor para si e adopte esse hábito para manter uma boa saúde ocular.

9. Crie um posto de trabalho ergonómico

É tão fácil abrir o portátil num instante e responder a um breve e-mail sentado no sofá à frente da televisão. Rapidamente, terá respondido não apenas a um, mas a uma dezena de e-mails e, sem se dar conta, passou horas a trabalhar numa posição desconfortável que causa dores posturais e agrava o cansaço visual.

Para uma maior protecção dos olhos ao computador, preste atenção ao sítio e à forma como trabalha. No local de trabalho ou no escritório em casa, deve ter um espaço próprio para trabalhar que esteja adaptado às suas necessidades. Se possível, ligue o seu portátil a um monitor maior colocado à altura dos olhos. Regra geral, deve afastar o monitor o máximo possível de si até onde ainda consiga vê-lo claramente. Não deve precisar de inclinar-se para a frente.

Sente-se sempre numa cadeira confortável e ajuste a altura e a inclinação do encosto, bem como os braços da cadeira de modo a ter os pés bem assentes no chão e os braços ligeiramente apoiados na secretária enquanto usa o teclado. Se necessário, sente-se em cima de uma almofada para ganhar altura ou coloque-a atrás das costas para apoiar a zona lombar.

Além disso, ajuste a luminosidade do monitor, o tamanho de letra e a temperatura de cor para maior conforto visual. A maioria dos computadores portáteis e de secretária tem um filtro de bloqueio da luz azul que pode programar para proporcionar alguma protecção adicional aos seus olhos à noite. Caso o seu smartphone ou tablet não tenha essa função, pode descarregar uma aplicação para gerir a exposição à luz azul. No entanto, isso só irá reduzir a exposição à luz azul, pelo que deve também tentar passar menos tempo à frente de ecrãs e falar com o seu oftalmologista acerca de óculos com filtro de luz azul.

Como os óculos podem ajudar

Como os óculos podem ajudar

Os óculos podem ajudar a reduzir a sensação de cansaço visual e existem várias opções disponíveis. Qualquer receita pode ser ajustada às suas necessidades.

Com efeito, a tecnologia de visão está tão avançada que já existem, entretanto, lentes concebidas especificamente para um estilo de vida conectado e em movimento. Estas lentes permitem ter em conta as suas necessidades individuais e específicas para a sua idade (alterações na fisiologia do olho à medida que envelhece). Podem ser combinadas com a sua graduação específica. O resultado é um par de óculos personalizado, optimizado para o seu estilo de vida sempre online, que ajudará a reduzir a sua sensação de cansaço visual.

Consulte o seu especialista da visão, para mais informações e aconselhamento.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

E, de repente, vê mais – mesmo à noite e com pouca luz A ZEISS introduz um novo conceito de lente para uma melhor visão: poder desfrutar de uma visão mais nítida e de elevado contraste à noite e com pouca luz

Condução e mobilidade 24/nov/2017

Tags:

Perguntas mais frequentes sobre as lentes ZEISS Digital O que são exatamente as lentes ZEISS Digital?

Condução e mobilidade 16/out/2017

Tags:

Aproveitar a vida ao máximo + visão sem estresse: As Lentes ZEISS Digital preenchem a lacuna entre lentes monofocais e lentes progressivas!

Condução e mobilidade 16/out/2017

Tags:

As Lentes Certas para Motociclistas e Condutores de Carros Descapotáveis Maior segurança rodoviária: desfrute da condução com os óculos certos

Produtos relacionados