Escolher uma Lente de Catarata

Apresentação de Lentes Intraoculares: quais as diferenças?

Na cirurgia da catarata moderna, a lente enevoada do cristalino é removida e substituída por uma lente intraocular artificial (IOL). As lentes intraoculares representam uma tecnologia altamente inovadora – tanto em termos de poder de correção como em termos da qualidade da visão proporcionada. Atualmente, encontram-se disponíveis diferentes tipos de lentes intraoculares, possibilitando uma boa visão a uma, duas ou três distâncias:

  • Perto: aprox. 40 cm (Leitura)
  • Intermédia: aprox. 80 cm (Trabalhar no computador)
  • Longe: acima de 100 cm (Orientação espacial)
As lentes intraoculares possibilitam uma boa visão nas três distâncias

As IOL conseguem simular as propriedades refrativas das lentes naturais, contudo, não possuem a capacidade de acomodação. As lentes intraoculares avançadas estão concebidas para dar resposta a requisitos de visão adicionais e individuais dos pacientes. Dependendo do design, as IOL avançadas podem oferecer outras vantagens, como uma perceção de contraste melhorada.

Tamanho real de uma IOL em comparação com uma amêndoa
Tamanho real de uma IOL em comparação com uma amêndoa

As lentes intraoculares são normalmente compostas por um material biocompatível, sintético e suave. Uma IOL comum mede aproximadamente entre 11 e 13 cm de diâmetro. A espessura da lente pode variar, dependendo da sua potência refrativa. O poder corretivo da lente é calculado individualmente, podendo diferir para cada olho. A IOL é transparente, sendo invisível e impercetível no olho.

Diferentes Tipos de Lentes Intraoculares

Atualmente, existem diferentes tipos de lentes intraoculares. De forma geral, é feita uma distinção entre lentes intraoculares padrão e avançadas, também denominadas lentes intraoculares premium.

As lentes intraoculares padrão são o implante mais utilizado no tratamento da catarata. Possuem um ponto focal e podem melhorar a visão numa distância: longe ou perto. Estas lentes denominam-se lentes monofocais. Para as restantes distâncias, o paciente poderá continuar a necessitar de usar óculos.

As versões avançadas oferecem vantagens adicionais, para além do tratamento da catarata. Possibilitam uma menor dependência de óculos para diferentes atividades. Os produtos avançados incluem as lentes multifocais, EDoF (Profundidade de Foco Estendida), asféricas ou tóricas.

As Lentes intraoculares multifocais possuem dois ou três pontos focais e restauram a visão em mais do que uma distância, proporcionando ao paciente uma maior independência face ao uso de óculos. As lentes multifocais incluem IOL bifocais e trifocais, sendo que estas últimas representam a tecnologia mais avançada. As opções trifocais possibilitam o maior nível de independência face a óculos, permitindo uma visão nítida nas três distâncias.

As lentes intraoculares EDoF também proporcionam uma elevada independência face a óculos, produzindo menos efeitos secundários a nível visual à noite, comparativamente às versões multifocais.

As capacidades adicionais nas IOL avançadas, tais como as funções asférica e tórica, proporcionam vantagens extra para os pacientes: as IOL tóricas permitem a correção de astigmatismo preexistente, enquanto as IOL asféricas podem melhorar a sensibilidade ao contraste e a qualidade global da imagem.

As IOL avançadas possibilitam reduzir a dependência face aos óculos, sendo uma boa opção para pacientes com estilos de vida ativos e para quem pretenda uma maior liberdade face aos óculos. Visto oferecerem apenas vantagens adicionais para os pacientes, o tratamento da catarata com lentes premium não é, dependendo do país onde viva, abrangido pelos seguros de saúde.

Características das IOL Monofocais

Visão nítida a uma distância

Trata-se do tipo mais comum de lente intraocular utilizado na cirurgia da catarata. Quando a luz entra no olho através de uma lente monofocal, esta é orientada para um único ponto de focagem na retina.

Não é possível focar a luz de objetos ao longe e ao perto em simultâneo, o que significa que uma lente monofocal é capaz de corrigir a visão a uma distância, proporcionando uma boa perceção visual de distâncias ao perto ou ao longe.

A maior parte dos pacientes que escolhe esta opção pretende ser capaz de ver ao longe, permitindo efetuar atividades como conduzir ou ver televisão. Normalmente, necessitam de óculos para auxiliar com tarefas de visão ao perto, tais como ler, cozinhar e trabalhar no computador.

Diferentes Tipos de Lentes Intraoculares
Simulação de Visão com uma IOL monofocal

Escolher a Distância Certa

Embora a maior parte dos cirurgiões efetue o implante da opção monofocal com focagem distante para corrigir a visão ao longe, é também possível escolher uma lente monofocal que permita a correção da visão ao perto. Para todas as outras distâncias, o paciente deverá usar óculos.

A decisão sobre se deve ser corrigida a vista ao longe ou ao perto depende do estilo de vida e das necessidades visuais do paciente. A decisão deve ser tomada em conjunto com o cirurgião após uma consulta aprofundada com o paciente.

Avô e neto com um papagaio de papel

O Que Deve Saber

As IOL monofocais de tipo padrão possuem uma ótica esférica arredondada de ambos os lados. Normalmente, são abrangidas pelo seu seguro de saúde.

No entanto, o cristalino natural do olho possui uma forma ligeiramente asférica (não totalmente redonda) na parte da frente e a curva não é igual de ambos os lados. Esta forma permite-lhe focar com precisão os raios de luz que entram no olho num ponto da retina. O resultado é uma imagem nítida e cristalina.

As IOL monofocais avançadas estão disponíveis com uma ótica asférica muito semelhante à forma original da lente do cristalino. O design especial das versões asféricas permite uma qualidade de imagem melhorada.

Adicionalmente, caso possua uma córnea com formato irregular, uma lente monofocal em versão tórica poderá melhorar consideravelmente a qualidade da sua vista. Consulte o seu oftalmologista para descobrir o tipo de opção monofocal mais adequado para si.

Olho com IOL asférica
Refração da luz na retina com uma IOL asférica
  1. IOL com superfície asférica
  2. Raios de luz a focarem num ponto na retina com precisão

Características das Lentes Multifocais: IOL Bifocais

Visão nítida a duas distâncias

As lentes intraoculares bifocais possuem dois pontos focais, proporcionando uma visão nítida a duas distâncias, ao longe e ao perto. Os pacientes escolhem esta opção em vez de uma IOL monofocal quando pretendem ver nitidamente a mais do que uma distância, tornando-se menos dependentes de auxiliares de visão. As IOL bifocais permitem-lhe ver com nitidez e executar tarefas tais como ler e conduzir sem óculos. Contudo, poderá ainda necessitar de óculos para determinadas tarefas numa distância intermédia (aprox. 80 cm), tais como trabalhar no computador e cozinhar.

As Lentes Bifocais possuem dois pontos focais
Simulação de Visão com uma IOL bifocal

Vantagens da IOL Bifocal

A maior vantagem das lentes bifocais é a possibilidade de se tornar menos dependente de óculos, não apenas para atividades ao perto, mas também para atividades que requeiram uma boa visão ao longe, como conduzir. As IOL com dois pontos focais permitem-lhe executar atividades como ler, coser e efetuar outras tarefas ao perto sem necessitar de óculos. Isto significa que deixa de ser necessário trocar entre diferentes tipos de óculos, por exemplo, óculos para ler e óculos para trabalhar no computador, o que lhe poderá proporcionar uma maior liberdade no quotidiano.

Casal idoso a ler jornais
Com IOL bifocais deixa de necessitar de óculos de leitura.

O que deve saber

Tal como acontece com todas as tecnologias inovadoras, existem alguns aspetos a considerar aquando da escolha de uma lente intraocular bifocal. Caso sofra de determinadas doenças oculares, tais como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético ou degeneração macular, poderá não ser elegível para uma lente intraocular bifocal. Caso sofra de alguma destas doenças, discuta opções alternativas com o seu oftalmologista.
 
Fenómenos luminosos
 
Um dos efeitos secundários associado a IOL multifocais é um grau mais elevado de perturbações visuais e fenómenos luminosos (disfotopsia), causados pelo facto de a lente focar a luz a partir de múltiplas distâncias. Estes são normalmente visíveis como:
 
  • Encandeamento em determinadas situações de fraca iluminação
  • Halos em redor de fontes luminosas à noite

A maior parte das pessoas com lentes multifocais considera estes fenómenos apenas ligeiramente perturbadores, acabando por se habituar. Contudo, há também um pequeno grupo de pacientes que não se adaptam bem às lentes ou que se sentem muito incomodados pelo brilho e pelos halos que podem ocorrer.

Redução da sensibilidade ao contraste
 
Outra consequência da capacidade multifocal é uma ligeira redução do contraste e uma imagem menos nítida na retina. Isto deve-se ao facto de a lente separar a luz a partir de diferentes distâncias. Consequentemente, os pacientes devem sacrificar um pouco a qualidade da imagem para obter o efeito multifocal.
Mulher a conduzir à noite
As IOL bifocais podem causar algumas perturbações visuais à noite

Características das Lentes EDoF

Visão nítida a distâncias intermédias e ao longe

As lentes intraoculares EDoF (Profundidade de Foco Estendida) utilizam uma avançada tecnologia ótica que permite aumentar a amplitude de focagem comparativamente a lentes do tipo monofocal padrão.

Desta forma, as soluções EDoF possibilitam uma vista nítida entre distâncias ao longe até intermédias, como trabalhar no computador. Para atividades ao perto, como ler letras pequenas e executar trabalhos de precisão, os pacientes tratados com lentes EDoF poderão ter de usar óculos de leitura. No entanto, experienciarão menos distúrbios visuais à noite, que são por vezes causados por fontes luminosas fortes no caso das IOL multifocais.

Visão nítida a distâncias intermédias e ao longe com lentes EDoF
Simulação de Visão com IOL EDoF

Simulação de Visão com IOL EDoF

As IOL EDoF convergem a luz que entra no olho a distâncias intermédias e ao longe, focando esta luz num único ponto focal na retina. Isto possibilita a focagem em objetos a estas distâncias em simultâneo, proporcionando uma boa visão a distâncias intermédias e ao longe através de uma lente. As IOL EDoF reduzem ou poderão até mesmo eliminar a necessidade de usar óculos. Tal como acontece com os óculos graduados, a sua IOL também será ajustada às suas necessidades específicas para lhe proporcionar a melhor visão possível.

IOL EDoF no Quotidiano

As lentes com profundidade de foco estendida (EDoF) proporcionam uma visão nítida num vasto alcance, o que lhe permite ver objetos com nitidez a diferentes distâncias desde ao longe até uma distância intermédia: aproximadamente o comprimento do braço. As IOL EDoF permitem-lhe executar uma ampla variedade de atividades sem óculos, incluindo:
 
  • Desporto
  • Socializar
  • Trabalhar no computador
  • Conduzir um automóvel
  • Ver televisão
  • Limpeza
  • Cozinhar
  • Ir às compras
  • Outras tarefas domésticas e de jardinagem habituais

As tarefas diárias tornam-se mais fáceis e agradáveis. A maioria das atividades pode ser realizada sem necessidade de usar óculos graduados, no entanto, poderá ainda necessitar de óculos de leitura para ler letras pequenas.

Homem a tirar uma selfie com um smartphone
Com as IOL EDoF poderá usufruir de uma boa visão a distância intermédia sem usar óculos.

Vantagens das IOL EDoF

As lentes EDoF combinam as vantagens das IOL monofocais e multifocais, proporcionando o equilíbrio perfeito entre uma maior liberdade face a óculos e uma redução dos efeitos secundários a nível visual, tipicamente associados a lentes do tipo multifocal. Alguns pacientes são mais/menos sensíveis a estes fenómenos luminosos, que podem surgir sob a forma de halos ou encandeamento em redor de fontes luminosas, especialmente à noite.

Os pacientes com lentes EDoF geralmente desfrutam de uma boa visão noturna, o que é particularmente importante, por exemplo, na condução após o pôr do sol. O desempenho visual constante e fiável que as lentes EDoF proporcionam oferece aos pacientes uma sensação de maior conforto e segurança.

As IOL EDoF são ideais para pessoas que pretendam manter um estilo de vida ativo.

As lentes EDoF possibilitam uma boa visão noturna
As lentes EDoF possibilitam uma boa visão noturna

O que deve saber

As lentes EDoF proporcionam uma elevada independência face a óculos. Contudo, a qualidade de visão obtida é específica e poderá variar entre pacientes.

São igualmente adequadas para pessoas interessadas numa IOL que combine uma maior liberdade face a óculos com um elevado conforto visual durante o dia e noite. Consulte o seu médico para saber se uma IOL EDoF também poderá ser indicada para si.

As IOL EDoF proporcionam uma visão ampla
As IOL EDoF proporcionam uma visão ampla

Características das Lentes Multifocais: IOL Trifocais

Visão nítida a todas as distâncias

Estas são as lentes intraoculares (IOL) mais avançadas atualmente disponíveis, proporcionando uma visão nítida a distâncias ao perto, intermédias e ao longe. Foram concebidas de forma a permitir um elevado grau de independência em relação aos óculos para pessoas que têm uma vida ativa e não pretendem recorrer a auxiliadores de visão.

Como funciona a visão com lentes trifocais
Vision Simulation with a trifocal IOL

Como Funcionam as Lentes Trifocais

As lentes trifocais convergem a luz que entra no olho a distâncias ao perto, intermédias ou ao longe, focando essa luz num único ponto focal na retina. Isto possibilita a focagem em objetos a diferentes distâncias em simultâneo, proporcionando uma boa visão a distâncias ao perto, intermédias e ao longe. Estes tipos de IOL modernas reduzem ou eliminam a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto. Tal como acontece com os óculos graduados, a sua IOL também será ajustada às suas necessidades específicas para lhe proporcionar a melhor visão possível.

Lentes Trifocais no Quotidiano

Ao contrário das opções monofocais e bifocais, as lentes trifocais também proporcionam uma visão intermédia confortável, importante para diversas atividades diárias, tal como trabalhar no computador.

Permitem-lhe efetuar diversas atividades no seu quotidiano sem necessitar de óculos. Isto inclui tarefas diárias como:

  • Leitura
  • Cozinhar, limpar, passar a ferro
  • Trabalhar no computador
  • Ir às compras
  • Ver televisão
  • Conduzir
  • Trabalhar no jardim
  • Praticar desporto e fazer exercício
Graças às IOL trifocais, é possível trabalhar no computador sem óculos
Graças às IOL trifocais, é possível trabalhar no computador sem óculos

Vantagens das Lentes Trifocais

A principal vantagem das IOL trifocais é a possibilidade de ver nitidamente a qualquer distância sem óculos. Consequentemente, é possível que deixe de necessitar de óculos para executar as suas atividades diárias.

Para além disso, as soluções trifocais possibilitam o tratamento de problemas da visão preexistentes, tais como miopia ou hipermetropia. Com uma versão tórica da lente trifocal, é também possível corrigir astigmatismo preexistente.

As lentes intraoculares trifocais são também eficazes no tratamento de alterações visuais relacionadas com a idade como presbiopia, que afeta quase todas as pessoas após os 40 anos de idade. Ao tratar a catarata com uma IOL trifocal, poderá resolver a sua presbiopia em simultâneo.

Resumindo, as IOL trifocais possibilitam a total independência face a óculos ou lentes de contacto.

Com IOL trifocais, é possível que deixe de necessitar de óculos
Com IOL trifocais, é possível que deixe de necessitar de óculos

O que deve saber

Tal como acontece com todas as tecnologias inovadoras, existem também alguns aspetos a considerar aquando da escolha de uma lente trifocal.
Caso sofra de doenças oculares, tais como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético ou degeneração macular, poderá não ser elegível para lentes intraoculares trifocais. Estas doenças, ainda que em fases iniciais, poderão não ser compatíveis com lentes intraoculares premium. Caso sofra de alguma destas doenças, poderá discutir opções alternativas com o seu oftalmologista.
 
Fenómenos luminosos
 
Um dos efeitos secundários associado a soluções multifocais é um grau mais elevado de perturbações visuais e fenómenos luminosos (disfotopsia), causados pelo facto de a lente focar a luz a partir de múltiplas distâncias. Estes são normalmente visíveis como:
 
  • Encandeamento em determinadas situações de fraca iluminação
  • Halos em redor de fontes luminosas à noite

A maior parte das pessoas com lentes multifocais considera estes fenómenos apenas ligeiramente perturbadores, acabando por se habituar. Contudo, há também um pequeno grupo de pacientes que não se adaptam bem às lentes ou que se sentem muito incomodados pelos efeitos secundários que podem ocorrer. As simulações de potenciais halos e encandeamento visíveis após a cirurgia poderão ajudar o paciente a preparar-se para os possíveis efeitos secundários.
Durante a consulta, fale com o seu médico sobre as perturbações luminosas para verificar se será um candidato adequado para uma IOL trifocal.

Redução da sensibilidade ao contraste
 
Outra consequência da capacidade multifocal poderá ser uma qualidade de imagem não tão perfeita. Isto deve-se ao facto de a lente separar a luz a partir de diferentes distâncias na retina. Consequentemente, os pacientes devem sacrificar um pouco a qualidade da imagem para obter o efeito multifocal.
Mulher a beber café
Com uma IOL trifocal, poderão ocorrer fenómenos luminosos à noite.

Funções de IOL Asféricas e Tóricas

Vantagens adicionais de opções avançadas de tratamento da catarata

Para além das vantagens oferecidas por IOL multifocais e EDoF, as soluções avançadas oferecem mais funções para uma melhor visão. Por exemplo, as lentes asféricas corrigem determinados fenómenos luminosos e melhoram o contraste, proporcionando uma qualidade de imagem otimizada.

As lentes intraoculares tóricas possibilitam o tratamento de astigmatismo, um problema de visão comum que afeta praticamente um terço da população global e provoca uma visão distorcida.

Ambos os tipos de IOL: as IOL asféricas e tóricas apresentam características especiais para obter imagens nítidas e cristalinas. Estas funções adicionais não são sempre abrangidas pelo sistema de saúde nacional. Confirme junto do seu médico se é recomendada uma IOL asférica e/ou tórica para o seu caso e discuta os potenciais custos adicionais da lente.

Características das Lentes Asféricas

Os tipos padrão de IOL monofocais possuem uma ótica esférica, que apresenta uma curva igual em ambos os lados. No entanto, o cristalino natural do olho possui uma forma ligeiramente asférica (não totalmente redonda) na parte da frente. Isto permite-lhe focar com precisão os raios de luz que entram no olho num único ponto da retina.
Estão disponíveis IOL monofocais avançadas com uma ótica asférica com a mesma forma da lente natural, possibilitando uma visão o mais semelhante possível à visão natural.

Como as Lentes Asféricas Corrigem a Visão

O design especial e com uma curva não uniforme das IOL asféricas permite-lhes corrigir as aberrações esféricas.

O que é uma aberração esférica?

Uma aberração esférica é um defeito visual que ocorre quando os raios de luz que passam pelo olho não são focados com precisão num único ponto focal. Quando somos mais novos, a córnea e a lente do olho funcionam em conjunto para focar a entrada dos raios de luz num ponto exato na retina, otimizando o contraste da imagem.

Conforme envelhecemos, esta interação deteriora-se, causando uma redução da qualidade da visão. Isto significa que:

  • A visão torna-se desfocada
  • A perceção de contraste é reduzida, conduzindo a dificuldades visuais em condições de fraca iluminação

Com IOL asféricas, os raios de luz que entram no olho são novamente focados com precisão sobre um único ponto na retina. O resultado é a melhoria da sensibilidade ao contraste e da qualidade da imagem, especialmente durante atividades como conduzir à noite ou ler em situações de fraca iluminação.

Caso já sofra de aberração esférica ou queira prevenir esta alteração visual, uma IOL asférica poderá ser uma opção adequada para si. Discuta esta opção com o seu oftalmologista.

Simulação visual com uma IOL esférica (esquerda) e asférica (direita).
Simulação visual com uma IOL esférica (esquerda) e asférica (direita).

Características das Lentes Tóricas

Correção de córneas com formas irregulares para uma visão nítida

A acuidade visual é um fator importante para os pacientes. A possibilidade de corrigir o astigmatismo utilizando lentes intraoculares tóricas durante um procedimento da catarata é uma excelente opção para pacientes que sofrem de ambas as condições. O astigmatismo é um erro refrativo, como a miopia ou a hipermetropia. Este erro resulta normalmente de uma córnea com formato irregular, fazendo com que a luz não seja devidamente focada na retina. Este faz com que objetos a diferentes distâncias pareçam distorcidos.

Uma IOL tórica implantada no olho.
Uma IOL tórica implantada no olho.

Como as Lentes Tóricas Corrigem o Astigmatismo

Uma lente tórica possui uma forma específica. A forma das lentes tóricas é significativamente diferente de outros tipos de lentes corretivas, visto possuírem duas curvaturas diferentes.
A forma das lentes tóricas cria diversas forças refrativas nos eixos vertical e horizontal. A combinação ajuda a focar corretamente toda a luz que entra na retina, reduzindo ou eliminando o astigmatismo.
 
Como são implantadas lentes tóricas no olho
 
Caso opte por uma IOL tórica, o procedimento cirúrgico é ligeiramente diferente comparativamente à cirurgia da catarata normal. Esta deve ser implantada numa posição muito específica no olho, o que significa que:
 
  • Dependendo do tipo de lente, imediatamente antes da cirurgia da catarata, poderá ser necessária a colocação de marcações temporárias na córnea para identificar a localização do meridiano mais curvo.
  • Durante a cirurgia, a IOL tórica é implantada no seu olho.
  • Após o implante, cada lente tórica é rodada até que as suas marcações fiquem alinhadas com as marcações na sua córnea.

Caso sofra de astigmatismo e pretenda a sua correção durante a cirurgia da catarata, consulte o seu médico para discutir a implantação de IOL tóricas.

Simulação de visão a) com astigmatismo b) com uma IOL tórica.
Simulação de visão a) com astigmatismo b) com uma IOL tórica.
O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Informações sobre a sua IOL da ZEISS Informações sobre a sua IOL da ZEISS Recebeu o implante de uma lente intraocular da ZEISS e/ou gostaria de obter mais informações sobre as IOL da ZEISS?

Artigos Relacionados

O que são Cataratas? Quando a visão fica enevoada
Causas e Fatores de Risco para Catarata Como prevenir cataratas
Diagnóstico e Tratamento de uma Catarata Preparação para a sua consulta
Procedimentos da Cirurgia à Catarata – Passo a passo – Riscos e Custos Diretrizes para pacientes interessados na cirurgia à catarata
Perguntas frequentes O que deve saber sobre o tratamento da catarata