Como desinfetar os óculos e impedir que as lentes embaciem ao usar máscara?

A pandemia da COVID 19 chamou a atenção de todos para a importância de se lavar as mãos. Mas este não é o único motivo para se praticar bons hábitos de higiene. Para impedir a propagação de germes prejudiciais à saúde, deve seguir uma rotina de higiene geral. VER MELHOR explica por que motivo e de que forma deverá desinfetar os óculos, os dispositivos digitais e outros artigos de toque intenso, e dá-lhe dicas sobre como evitar embaciar os óculos quando usa máscara.

Os germes podem ser encontrados por toda a parte, inclusive nas várias superfícies das nossas casas e nos artigos que utilizamos todos os dias. No entanto, não há motivo para receio, pois é possível livrar-se da maior parte dos germes com algumas práticas de higiene simples.

Lavar as mãos é um hábito de higiene comprovado que ajuda a prevenir a proliferação dos germes prejudiciais, mas não é a única medida de proteção sensata que devemos adotar. Na sua casa, as superfícies como os puxadores das portas, interruptores da luz, torneiras e bancadas devem ser bem limpas e higienizadas, com vista a minimizar a disseminação dos germes.

Outros artigos cuja limpeza e higienização regular muitas vezes é esquecida são os artigos pessoais de utilização e toque frequentes. São os chamados artigos de toque intenso e incluem:

  • Os dispositivos digitais (telemóveis, tablets e smartwatches) e os computadores (portáteis, monitores e teclados)
  • Óculos
  • Cartões bancários
  • Chaves do carro, carteiras e bolsas

Qual a importância de limpar os artigos de toque intenso

Os artigos de toque intenso podem ficar contaminados com germes devido ao contacto direto com mãos que não foram devidamente lavadas. Mesmo que lave as mãos ou use desinfetante depois de visitar espaços públicos como lojas, ou de usar os transportes públicos, deve desinfetar igualmente os seus artigos pessoais de contacto intenso, uma vez que pode ter tocado e contaminado estes objetos antes de ter lavado bem as mãos.

Foi demonstrado que as superfícies de contacto intenso desempenham uma função fundamental na transmissão dos agentes patogénicos, tanto através do contacto da superfície com o rosto ou corpo, como indiretamente, através da contaminação das mãos e posterior contacto com qualquer zona suscetível do corpo (dependendo do vírus), incluindo o nariz e os olhos 1,2. Os agentes patogénicos são bactérias, vírus ou outros microrganismos que podem causar doenças, e podem permanecer nas superfícies se estas não forem devidamente desinfetadas. Estudos científicos demonstraram que vírus como o da hepatite A e o rotavírus mantêm a sua ação infeciosa nas superfícies durante 2 meses ou mais, enquanto os vírus respiratórios permanecem viáveis desde algumas horas a alguns dias. O vírus que causa a COVID 19 também é capaz de sobreviver nas superfícies. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que estudos recentes sugerem que o vírus é capaz de sobreviver até 72 horas no plástico e no aço inoxidável, menos de 4 horas no cobre e menos de 24 horas no cartão. Tal depende de uma série de fatores (tais como o tipo de superfície, a temperatura ou a humidade do ambiente).

Foram realizados vários projetos de investigação acerca das cargas bacterianas de alguns artigos de contacto frequente, sendo uma boa referência sobre quão sujos estes objetos realmente podem ser:

Dispositivos digitais

Smart devices

Todos usamos os nossos smartphones constantemente ao longo do dia. Um inquérito de uma empresa de tecnologia mundial Asurion estimou que um cidadão americano em média toca no seu telemóvel 96 vezes por dia.5 Isto significa que existe um sem fim de oportunidades para contaminar o smartphone com germes.

Um estudo levado a cabo pela Universidade Alemã Hochschule Furtwangen analisou a proliferação bacteriana em 60 smartphones e 100% dos telemóveis que não tinham sido limpos evidenciou a presença de bactérias em pequenas concentrações.4 O estudo de investigação indicou que se encontravam presentes, em média, 60 microrganismos num ecrã tátil de 10 cm não limpo. Ressalva-se que nem todos estes microrganismos são nocivos e/ou perigosos para a saúde. No entanto, o estudo indicou a presença de um pequeno número de bactérias potencialmente perigosas, tais como a Escherichia coli, nos ecrãs táteis, e 50% destas bactérias foram consideradas potenciais agentes patogénicos.

Se isto é válido para os smartphones, o mesmo se aplica aos tablets, smartwatches, ecrãs do computador, teclados e portáteis. Por este motivo, é importante incluir nas nossas práticas de higiene a limpeza dos dispositivos digitais.

Óculos

Eye glasses

De acordo com American Academy of Ophthalmology, certos agentes patogénicos prejudiciais, incluindo o vírus causador da COVID 19, podem disseminar-se através dos olhos, além do nariz e da boca. Embora os óculos e os óculos de sol não ofereçam uma proteção total contra as partículas de saliva capazes de transportar agentes patogénicos, poderão ser uma camada de defesa extra. Se tem tendência a tocar ou esfregar os olhos, os óculos podem também prevenir esse hábito e reduzir a transmissão de germes através das mãos e dos olhos.

Apesar de lhe dar uma camada de proteção adicional, os seus óculos encontram-se numa posição exposta e em contacto próximo com a pele, os olhos, o nariz e a boca. Também coloca e retira os óculos com as mãos, o que significa que são manuseados com frequência.

Um estudo investigou as cargas bacterianas presentes nos óculos e analisou o efeito da utilização de diferentes métodos de limpeza. Neste estudo, todos os óculos apresentaram sinais de contaminação bacteriana.3

Por este motivo, pode partir do princípio que as suas lentes e armações são veículos de transmissão de germes, e deve definitivamente limpar e desinfetar os óculos com frequência usando produto de limpeza para lentes.

Cartões bancários

Bank cards

As notas e os cartões também constituem artigos de toque intenso – passando pelas mãos de várias pessoas todos os dias. Uma vez que não é o único a usar o seu dinheiro e os cartões, certifique-se de que lava ou higieniza as mãos depois de manusear notas ou moedas, e limpe o cartão bancário depois de ter estado nas mãos de lojistas.

É ainda mais fácil evitar a utilização destes artigos recorrendo a métodos de pagamento contactless, tais como passar a leitura sem contacto do cartão ou de um código de barras de pagamento com uma app de pagamento no telemóvel.

Chaves do carro, carteiras e bolsas

Car keys, wallets and handbags

Pense na sua rotina quando vai ao supermercado ou ao centro comercial. Na caixa, pega na carteira e na bolsa antes e depois de realizar o pagamento. O processo de pagamento envolve normalmente tocar em notas ou num cartão bancário recebidos das mãos de um funcionário. Posteriormente, conduz até casa, tendo por isso de tocar nas chaves do carro.

Tudo isto envolve tocar e manusear vários artigos e superfícies, o que implica ter de lavar ou higienizar e desinfetar os seus artigos de seguida.

Os melhores métodos para limpeza dos artigos de toque intenso

Felizmente o sabonete, o desinfetante de mãos à base de álcool e a maior parte dos produtos de limpeza caseiros podem ser usados com bastante eficácia para limpar as mãos e a casa.

A limpeza de rotina é a melhor forma de minimizar a disseminação dos germes. Limpe diariamente todas as superfícies e artigos de contacto intenso e, caso apresentem sujidade visível, limpe-os de imediato.

Como limpar os seus dispositivos digitais

Os dispositivos digitais podem ser facilmente limpos com toalhetes pré-humedecidos, pensados para o efeito
Os dispositivos digitais podem ser facilmente limpos com toalhetes pré-humedecidos, pensados para o efeito

Só deve limpar os dispositivos móveis com toalhetes para ecrãs que tenham sido especificamente concebidos para esse fim, tais como os ZEISS Smartphone Wipes. Os toalhetes sem álcool e de secagem rápida foram feitos para remover as impressões digitais e a sujidade do seu smartphone e dos seus outros dispositivos. O seu dispositivo eletrónico deve ser limpo diariamente ou com maior frequência, dependendo do risco de exposição aos germes. Verifique as informações de fabrico do seu dispositivo, antes de começar.

De seguida ficará a saber como limpar os ecrãs do iPad, dos telemóveis, smartwatches e de outros dispositivos digitais.

  1. Retire o dispositivo da capa.
  2. Retire o toalhete ZEISS Smartphone Wipe dobrado da embalagem e limpe suavemente qualquer poeira e sujidade do ecrã com o toalhete dobrado.
  3. Em seguida, desdobre o toalhete e comece a limpar o ecrã e o corpo do telemóvel/tablet ou smartwatch com movimentos circulares. Certifique-se de que limpa toda a superfície do dispositivo.
  4. Nas entradas de carregamento costuma acumular-se muita sujidade e poeira. Use um toalhete para limpar a superfície à volta dessas entradas e remova depois a sujidade acumulada no interior, usando uma escova pequena, uma zaragatoa seca ou um cotonete de algodão seco.
  5. Não se esqueça de limpar a capa, a bolsa ou a fivela, dependendo do material em questão. Para a maioria das capas plásticas ou rígidas, pode usar-se água morna e sabão. Aguarde até que a capa seque totalmente antes de voltar a colocar o dispositivo inteligente.

Boas práticas de higiene dos óculos

Os óculos acumulam muito sebo, sujidade e pó, e devem ser limpos todos os dias.
Os óculos acumulam muito sebo, sujidade e pó, e devem ser limpos todos os dias.

Deverá limpar e higienizar os óculos pelo menos uma vez ao dia, bem como depois de ter estado num espaço público. Se trabalha num escritório com mais pessoas, procure limpar os óculos com regularidade.

A melhor forma de limpar os seus óculos é com um produto de limpeza para lentes, tal como um toalhete ou spray para lentes e um pano em microfibra. Um estudo recente demonstrou que a limpeza das lentes com toalhetes de lentes com toalhetes de celulose, álcool ou sem álcool podem reduzir as bactérias dominantes em até 99-100%.5 Os toalhetes pré-humedecidos tais como os ZEISS Lens Wipes são capazes de limpar com eficácia as superfícies óticas, incluindo as lentes com revestimento. Os toalhetes à base de álcool pré-humedecidos foram concebidos para não deixar marcas raiadas nem riscos.

Como adaptar os óculos:

  1. Com as mãos limpas, abra uma saqueta de toalhetes de ZEISS Lens Wipes, retire o toalhete e desdobre-o.
  2. Segure suavemente nos óculos pela armação.
  3. Com o toalhete dobrado, limpe suavemente qualquer poeira superficial das lentes e da armação.
  4. Desdobre o toalhete e comece a limpar as lentes, com movimentos circulares, até ficarem limpas.
  5. Guarder os óculos numa caixa de proteção para óculos limpa e sem poeira.

Produtos de limpeza destinados aos artigos de toque intenso

Artigo

Produto de limpeza recomendado

Chaves do carro

Toalhetes ou spray de limpeza para lentes caseiros

Carteiras, bolsas e malas

Artigos em tecido que possam ser lavados à máquina com outra roupa e detergente para a roupa. Os artigos em couro podem ser limpos com um pano humedecido em água com sabão. O couro sintético pode ser limpo com toalhetes à base de álcool. (Verifique sempre primeiro a etiqueta do fabricante)

Dispositivos digitais como telemóveis, tablets, smartwatches, portáteis e computadores

Toalhetes para telemóveis

Óculos

Toalhetes de limpeza para lentes

Garrafas de bebidas

Lavagem à mão ou à máquina com detergente da louça

Como evitar o embaciamento dos óculos ao usar máscara

How to avoid foggy glasses when wearing a mask

Instituições tais como Centros de Prevenção e Controlo de Doenças recomendam a utilização de máscara em espaços públicos com vista a limitar a propagação dos germes e das doenças. No entanto, utilizar máscara com óculos pode ser muito desconfortável e até motivo de stress. Quando respira ou fala, o ar quente escapa pela abertura da máscara pela parte superior e os seus óculos embaciam. Se não souber como evitar o embaciamento dos óculos ao usar máscara, terá de tocar e manusear desnecessariamente nos óculos, e pode acabar por os contaminar.
Felizmente existe uma solução para o problema, sendo possível impedir que os óculos embaciem ao usar máscara.

Em primeiro lugar, deve certificar-se de que a máscara está bem ajustada, e de que a colocou corretamente. Com as mãos limpas e antes de entrar num espaço público, ajuste a tira metálica dobrável firmemente em torno da área do nariz. Caso esteja a usar uma máscara de tecido feita à mão, poderá coser um limpa-canos ou fio macio no tecido para moldar a máscara à parte inferior da ponte do nariz. Um ajuste à medida faz com que menos ar escape e diminui a formação de condensação nas lentes. No entanto, a forma mais eficaz de impedir o embaciamento dos óculos é utilizar um kit ou spray anti-embaciamento.

Como impedir que os óculos embaciem ao usar máscara com o ZEISS AntiFOG kit:

  1. Limpe as lentes com spray para lentes ou toalhetes de limpeza e remova a eventual sujidade ou pó.
  2. Humedeça o pano especial anti-embaciamento com um ou dois esguichos de spray anti-embaciamento.
  3. Esfregue ambos os lados das lentes homogeneamente com o pano, até a superfície estar completamente seca.
  4. Aplique uma nova camada de spray AntiFOG a cada 72 horas para garantir ótimos resultados.
O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artigos relacionados

10 conselhos para ter olhos saudáveis Como evitar os olhos secos e a fadiga ocular.

Saúde e prevenção 18/abr/2019

Tags:

Glaucoma – tudo o que precisa de saber acerca da segunda maior causa de cegueira O glaucoma é uma doença grave dos olhos que afecta a tensão ocular.

Saúde e prevenção 14/mar/2019

Tags:

Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.
Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita? Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião

Produtos relacionados