Diagnóstico e Tratamento de uma Catarata

Preparação para a sua consulta

Se notar qualquer alteração na sua visão, agende uma consulta com um oftalmologista ou um prestador de cuidados oculares. Caso concluam que sofre de cataratas, poderão remetê-lo para um oftalmologista capaz de efetuar a cirurgia à catarata. Como se preparar para o seu exame ocular:

O que pode fazer

  • Anote quaisquer sintomas que detete.
  • Crie uma lista de todos os medicamentos que toma.
  • Anote perguntas para colocar ao seu médico.

O seu oftalmologista irá analisar os seus sintomas e historial médico para determinar se sofre de catarata e irá efetuar um exame ocular. Indicamos aqui alguns exames que poderão ser utilizados.

Exame de Acuidade Visual

O seu especialista ocular irá pedir-lhe para ler uma tabela. Esta tabela ocular é utilizada para avaliar a sua capacidade de ler uma série de letras. Os seus olhos são testados individualmente, enquanto o outro permanece coberto. Este exame ajuda o oftalmologista a determinar se a sua visão apresenta indícios de problemas.

Exame de Acuidade Visual
Exame de Acuidade Visual com uma tabela ocular

Exame com Lâmpada de Fenda

Neste exame, o oftalmologista irá utilizar uma luz e ampliação para ver as estruturas na parte dianteira do olho. O microscópio é denominado lâmpada de fenda pois utiliza uma linha intensa de luz para destacar a sua íris, lente e córnea, bem como o espaço entre as duas últimas. Este exame permite que o seu médico veja estas estruturas em pequenas secções, facilitando a deteção de quaisquer anomalias. Utilizando uma lâmpada de fenda, é possível examinar a sua lente quanto a sinais de catarata.

Slit Lamp Examination
Exame ocular com uma lâmpada de fenda

Exame à Retina

Para o exame à retina, o seu especialista irá dilatar as suas pupilas colocando gotas nos seus olhos. Estas gotas demoram cerca de 15 a 20 minutos até produzirem efeito. A diluição – alargamento – das suas pupilas facilita o exame à retina.

O seu médico poderá também usar gotas para entorpecer a superfície dos seus olhos. Este teste integra um exame normal quando já apresenta problemas de visão ou outras doenças, como a diabetes, passíveis de causar problemas oculares. O seu médico irá apontar uma luz brilhante para os seus olhos para examinar a retina e detetar anomalias.

A sua visão estará desfocada durante várias horas após o exame e as suas pupilas aparentarão ser maiores do que o normal. Certifique-se de que:

  • Protege os seus olhos do sol ou de outros raios usando óculos de sol.
  • Evita conduzir durante algumas horas após o exame até conseguir ver normalmente.
Exame à Retina
Exame da retina

Tratamento de uma Catarata

As cataratas não podem ser tratadas com medicação nem corrigidas com óculos. Quando se encontram num estado avançado e prejudicam a sua visão afetando negativamente o seu quotidiano, o único tratamento eficaz é a remoção cirúrgica da lente enevoada e respetiva substituição por um implante, a denominada lente intraocular (IOL).

O tratamento cirúrgico é bastante eficaz para restaurar a vista. A maior parte dos pacientes decide submeter-se à cirurgia quando esta doença ocular interfere com a sua capacidade de efetuar atividades quotidianas normais, tais como ler ou conduzir à noite. Deverá considerar cuidadosamente as vantagens e os riscos da cirurgia.

Contudo, a cirurgia moderna às cataratas é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e mais eficazes da atualidade. Nas últimas duas décadas, o número de cirurgias efetuadas para corrigir esta doença ocular aumentaram rapidamente nos países europeus. Consequentemente, o procedimento desenvolveu-se até um nível extremamente elevado. Anualmente, são efetuadas mais de 20 milhões de cirurgias às cataratas a nível mundial, produzindo excelentes resultados a nível da visão. Cabe-lhe a si e ao seu oftalmologista decidir se a cirurgia é adequada para o seu caso.

Caso opte por não ser já submetido à cirurgia, o seu oftalmologista poderá recomendar-lhe exames de acompanhamento para verificar se a doença está a progredir.

Monitorize o avanço da catarata em conjunto com o seu oftalmologista.
Monitorize o avanço da catarata em conjunto com o seu oftalmologista.
O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Informações sobre a sua IOL da ZEISS Informações sobre a sua IOL da ZEISS Recebeu o implante de uma lente intraocular da ZEISS e/ou gostaria de obter mais informações sobre as IOL da ZEISS?

Artigos relacionados

O que são Cataratas? Quando a visão fica enevoada
Causas e Fatores de Risco para Catarata Como prevenir cataratas
Procedimentos da Cirurgia à Catarata – Passo a passo – Riscos e Custos Diretrizes para pacientes interessados na cirurgia à catarata
Escolher uma Lente de Catarata Apresentação de Lentes Intraoculares: quais as diferenças?
Perguntas frequentes O que deve saber sobre o tratamento da catarata