Cirurgia ocular a laser: encontrar a clínica certa

Como comparar opções de tratamento e clínicas de acordo com as suas necessidades

Os dois fatores mais importantes para uma cirurgia a laser bem-sucedida são escolher o cirurgião com o qual se sente mais confortável e determinar o tipo de cirurgia ocular a laser mais adequada para a condição refrativa específica. Falar com outros pacientes sobre as suas experiências, pesquisar por si mesmo e consultar um oftalmologista poderão tornar estas decisões mais simples.

Escolher um médico

Uma parte importante para decidir se deve efetuar uma cirurgia ocular a laser é encontrar o médico e a clínica certos. Há diversos fatores a considerar, nomeadamente, a experiência, a perícia e os equipamentos. Escutar as opiniões de diferentes cirurgiões ou pedir recomendações a amigos poderá também ajudar na escolha do que melhor se adequa às suas necessidades individuais.

Aquando de uma consulta, é importante fazer perguntas sobre a experiência do médico, as soluções oferecidas e outros fatores importantes para o processo de tomada de decisão. Durante esta consulta, é possível que seja submetido a diversos testes para descobrir se é elegível para cirurgia ocular a laser. O oftalmologista será capaz de responder às suas perguntas durante esta sessão.

Como diferenciar as clínicas

Ao comparar as clínicas que efetuam cirurgias oculares a laser, há dois fatores principais que deverá considerar:

Seu médico pode responder às suas perguntas individuais
Seu médico pode responder às suas perguntas individuais

Experiência do médico


Cada médico acrescenta a sua própria experiência no âmbito da cirurgia ocular a laser à equação. Os médicos também têm preferências diferentes, sendo que as diferentes opções de tratamento que oferecem poderão variar de acordo com este fator. Diversas clínicas e hospitais organizam eventos internacionais sobre cirurgia ocular a laser e sobre aquilo que oferecem. Considere pesquisar um evento deste tipo na sua região para obter mais informações sobre este tópico.

Custos do tratamento

É inegável que o custo da cirurgia ocular a laser é um importante fator decisivo. Durante uma consulta, um representante da clínica deverá explicar o preço e tudo aquilo que está incluído. Aproveite esta oportunidade para perguntar se o preço inclui os cuidados antes e após a cirurgia ou apenas a operação. Tenha também em atenção que os preços de determinados anúncios poderão incluir apenas o tratamento de um olho.
 
Ao considerar diferentes opções de tratamento é importante recordar que a cirurgia mais barata poderá não ser a melhor solução.

Lista de verificação para a sua consulta com o médico

Por vezes, a quantidade de informações sobre cirurgia ocular a laser pode ser esmagadora. É provável que receba inúmeras brochuras, pacotes educacionais e informações para analisar. Contudo, a melhor forma de compreender aquilo que poderá esperar antes e após a cirurgia será perguntando ao seu oftalmologista. Para além de encontrar o melhor procedimento para o seu erro refrativo, o seu médico será capaz de esclarecer quaisquer incertezas que possa ter sobre a cirurgia.

Aqui ficam alguns tópicos que poderá discutir com um potencial cirurgião durante o seu processo de tomada de decisão:

  • A sua elegibilidade para cirurgia ocular a laser
  • A experiência do médico com cirurgia ocular a laser
  • Tipos de cirurgias de correção a laser da visão oferecidas
  • Onde será efetuada a cirurgia
  • Duração da cirurgia
  • Adequabilidade para diferentes tipos de correção a laser da visão
  • Potenciais complicações após a cirurgia com a sua graduação atual
  • Expetativas após a cirurgia
  • Custos e o que incluem (o seu médico poderá remeter esta pergunta para um representante da clínica)
Consulte o seu médico para encontrar o melhor procedimento para o seu erro refrativo
Consulte o seu médico para encontrar o melhor procedimento para o seu erro refrativo

Selecionar um procedimento de cirurgia ocular a laser

Existem diferentes opções de tratamento para a correção a laser da visão, adequadas para diferentes condições. Cada solução, embora varie no tipo de laser e no processo, possui uma taxa de sucesso semelhante no que respeita à melhoria da visão dos pacientes.

Dependendo da sua condição refrativa, poderá existir uma solução mais adequada para o seu caso. Um oftalmologista poderá recomendar a melhor opção para as suas necessidades individuais.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Localizador de Clínicas Encontre a sua clínica de eleição local

Artigos relacionados

SMILE Um guia breve sobre cirurgia ocular minimamente invasiva
LASIK Um breve guia sobre a cirurgia ocular a laser mais praticada
PRK/LASEK Um guia breve sobre cirurgia a laser na superfície do olho
Potenciais riscos e custos da cirurgia ocular a laser No que respeita à correção da visão, estão disponíveis várias opções de cirurgia ocular a laser. MELHOR VISÃO explica os riscos e custos envolvidos.
O processo de cirurgia ocular a laser Se está a considerar a cirurgia ocular a laser, poderá sentir-se um pouco sobrecarregado com todas as informações. MELHOR VISÃO explica cada passo do processo, evidenciando algumas perguntas importantes a colocar ao longo do percurso.
SMILE, LASIK ou PRK/LASEK? Comparação do tratamento Descubra como as cirurgias oculares a laser se comparam
Perguntas frequentes sobre cirurgia ocular a laser Está a considerar a cirurgia ocular a laser? MELHOR VISÃO responde a algumas das perguntas mais frequentes sobre esta opção de correção da visão.