Porque é que os problemas visuais podem ser a causa das dores de cabeça?

Milhões de pessoas sofrem de dores de cabeça. Não nenhum outro mal tão disseminado. O que muitas pessoas desconhecem é que um novo par de óculos pode ajudar.

Uma impressão incómoda por trás dos olhos, a latejar nas têmporas, ou um ligeiro bater no cimo da cabeça – quase toda a gente já teve dores de cabeça. Várias pessoas tomam um comprimido, enquanto outras esperam que a dor passe por si mesmo. Muitas das pessoas que sofrem de dores de cabeça podem ser ajudadas caso consultem um optometrista para testarem a visão, pois quando não se vê bem e, idealmente, se deve usar óculos, têm-se, frequentemente, dores de cabeça.

É como se o seu cérebro se soltasse e batesse contra o seu crânio cada vez que se mexe. Esta é a maneira como as pessoas que sofrem de dores de cabeça descrevem, frequentemente, os seus sintomas. Milhões de pessoas no mundo – mulheres, homens e crianças – sofrem, regularmente, de uma dormência dolorosa ou de dores ou pressões agudas e penetrantes que afectam a sua concentração no trabalho, na escola e a quantidade de esforço com que a família consegue lidar. Encontrar uma solução significa melhorar a sua qualidade de vida. E isso é, bastantes vezes, mais fácil do que aquilo que a maioria das pessoas pensa, pois um problema visual é, frequentemente, a causa das dores de cabeça.

O presbitismo (hiperopia), em particular, esforça os olhos, causando dores de cabeça quando não corrigido. Geralmente, fica com dores de cabeça após ler ou usar o computador durante muito tempo. Isto deve-se a ser especialmente cansativo para pessoas que sofrem de hiperopia manter imagens nitidamente focadas. Ao tentar ver claramente, a lente tem de se ajustar (acomodação). O maior problema é que muitas pessoas sofrem de hiperopia sem o saberem, pois os seus olhos conseguem compensar a situação em certa medida. O esforço constante para ver sempre nitidamente causa dores de cabeça, as quais, frequentemente, não são associadas a problemas visuais.

Menos comum, mas também uma causa de dores de cabeça, é um estrabismo não diagnosticado, mas latente. Para ver nitidamente, as pessoas com estrabismo têm de esforçar bastante os olhos para os manter em paralelo.

Os sintomas típicos de dores de cabeça que podem ocorrer devido a presbitismo ou a um ligeiro estrabismo aparecem, frequentemente, apenas depois de algum tempo, especialmente depois de longas sessões de leitura ou de várias horas passadas ao computador. Se, depois disso, tiver dores de cabeça, visão dupla ou se a sua visão ficar temporariamente turva, provavelmente deve-se a problemas visuais. Um exame ocular minucioso no optometrista pode determinar se isto é causado por presbitismo ou estrabismo.

As boas notícias são: um par de óculos perfeitamente calibrado com lentes oculares individualmente adequadas ao utiliza dor pode corrigir o presbitismo com excelentes resultados. As dores de cabeça pertencerão, então, ao passado. O estrabismo latente também pode ser tratado com óculos que tenham lentes prismáticas graduadas (formato especial da medição do olho para receitar óculos prismáticos).

Imagem: © Blend Images - Fotolia.com

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artículos relacionados

Produtos relacionados