Perguntas frequentes

O que deve saber sobre o tratamento da catarata

Poderá ter muitas perguntas no que respeita a cataratas e respetivo tratamento. Abaixo, encontram-se as respostas para as perguntas mais frequentes. Caso ainda pretenda saber mais sobre a doença ou sobre a correção da visão após ler esta visão geral e consultar o site, consulte o seu oftalmologista.

Informações gerais

As cataratas podem ser tratadas com medicação ou corrigidas com óculos?

Infelizmente, não é possível tratar uma catarata com óculos nem medicação. O único método eficaz para o tratamento da catarata é a substituição cirúrgica da lente natural enevoada do olho por uma artificial – denominada lente intraocular (IOL).

Sou um bom candidato para cirurgia da catarata?

Deverá consultar um oftalmologista para determinar se sofre de cataratas e qual o estado da condição. Em conjunto, poderão decidir se será elegível para a cirurgia da catarata.

A cirurgia é segura?

Atualmente, a cirurgia da catarata é considerada um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros. No entanto, como em todos os tratamentos médicos, podem surgir algumas complicações. O seu oftalmologista irá explicar-lhe minuciosamente os riscos potenciais.

Como encontro o médico para efetuar a minha cirurgia da catarata?

Uma parte importante da cirurgia da catarata é encontrar o médico certo. Há diversos fatores a considerar, por exemplo, a experiência do médico, a sua perícia e a tecnologia utilizada. Consulte, pesquise e compare cirurgiões antes de escolher aquele com quem se sente mais confortável. Antes de discutir a cirurgia da catarata com os seus médicos, prepare algumas perguntas.

Como é normalmente realizada a cirurgia da catarata?

A cirurgiademora cerca de 15 a 30 minutos e é realizada num olho de cada vez. Normalmente, é utilizada anestesia local. Normalmente, após um breve período de observação, é-lhe dada alta. Não será possível conduzir imediatamente após a cirurgia.

É possível tratar ambos os olhos no mesmo procedimento?

Caso apresente cataratas em ambos os olhos, normalmente, o seu médico irá agendar a segunda cirurgia para algumas semanas após a primeira.

A cirurgia da catarata é dolorosa?

Não, o procedimento [LINK] é indolor. Normalmente, serão apenas administradas gotas de anestesia para entorpecer o olho durante a cirurgia. Após o procedimento, à medica que o efeito da medicação desaparece, poderá sentir um ligeiro desconforto durante um breve período de tempo. Esta situação pode ser facilmente tratada com medicação analgésica de venda livre.

Quanto tempo duram os efeitos da cirurgia da catarata?

A cirurgia da catarata é permanente. Não é necessário remover nem substituir a IOL, podendo permanecer no olho ao longo de toda a vida.

São necessários exames adicionais após a cirurgia?

É necessária uma consulta de acompanhamento no dia após a cirurgia para verificar o estado do olho, bem como para obter respostas a quaisquer perguntas que tenha. Habitualmente, são agendados exames adicionais ao longo das semanas que se seguem, para monitorizar o processo de cura.

Quanto tempo demora até recuperar completamente a minha visão?

Frequentemente, os pacientes notam uma melhoria significativa da visão imediatamente após a cirurgia. No entanto, alguns poderão sentir a visão desfocada. Pode demorar alguns dias até que o olho se ajuste e a visão melhore. Normalmente, é necessário mais tempo para o ajuste no caso de lentes multifocais comparativamente a lentes monofocais. Imediatamente após a cirurgia, os pacientes poderão experienciar fenómenos visuais, tal como encandeamento. Os fenómenos visuais deverão desaparecer ou tornar-se menos perturbadores após algum tempo.

Que atividades devo evitar após a cirurgia?

Após a cirurgia, os médicos poderão aconselhá-lo a descansar e a evitar atividades intensas, tais como dobrar-se ou levantar pesos. Poderão aconselhá-lo a não esforçar demasiado os olhos, para que tenham tempo de recuperar. Para uma cura ideal, deverá evitar esfregar ou pressionar o olho.

Lentes intraoculares (IOL)

Qual o tamanho das IOL?

As lentes intraoculares são bastante pequenas, com diâmetros entre 11 e 13 milímetros.

De que são feitas as IOL?

As IOL são compostas por acrilato: um material suave, flexível e biocompatível. O acrilato pode apresentar tendência para repelir (hidrofóbico) ou para absorver água (hidrófilo).

E se eu sofrer de outras alterações da visão ou doenças oculares para além das cataratas?

Para corresponderem melhor às necessidades únicas de cada paciente, as IOL modernas possuem funções adicionais, como a correção de défices refrativos visuais preexistentes. Estas podem, por exemplo, proporcionar uma melhor visão de contraste (lentes asféricas) ou corrigir o astigmatismo (lentes tóricas). O objetivo é proporcionar uma qualidade de visão ainda melhor para distâncias específicas após a cirurgia da catarata.

O que é aberração esférica?

Uma aberração esférica é um efeito visual que ocorre quando os raios de luz que passam pelo olho não são focados com precisão num único ponto da retina. As aberrações esféricas são um resultado do processo de envelhecimento. Caso já sofra de aberração esférica ou queira prevenir esta alteração visual, uma IOL asférica poderá ser uma opção adequada para si.

Como funcionam as IOL asféricas?

O design especial, com uma curva não uniforme das IOL asféricas permite-lhes corrigir as aberrações esféricas. Com IOL asféricas, os raios de luz que entram no olho são novamente focados com precisão sobre um único ponto. O resultado é uma sensibilidade ao contraste e uma qualidade de imagem melhoradas.

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um erro refrativo, como a miopia ou a hipermetropia. Estes erros resultam normalmente de uma córnea com formato irregular, fazendo com que a luz não seja devidamente focada no seu olho. As lentes tóricas podem corrigir o astigmatismo.

Como funcionam as IOL tóricas?

A combinação de uma lente esférica e cilíndrica converge a luz em cada meridiano de forma diferente. Assim, a lente foca corretamente toda a luz na retina, reduzindo ou eliminando o astigmatismo e, em simultâneo, tratando as cataratas.

Como escolho a lente correta?

A seleção de uma IOL é algo muito pessoal. Não só devem ser tidos em conta os pré-requisitos médicos específicos, mas também as necessidades individuais e as preferências pessoais do paciente. Consulte o seu oftalmologista para que o ajude a escolher a melhor IOL para si.

Vou necessitar de usar óculos com as IOL?

Os pacientes com lentes monofocais e bifocais podem continuar a necessitar de usar óculos para determinadas atividades. É provável que os pacientes com lentes trifocais deixem de necessitar de usar óculos.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Informações sobre a sua IOL da ZEISS Informações sobre a sua IOL da ZEISS Recebeu o implante de uma lente intraocular da ZEISS e/ou gostaria de obter mais informações sobre as IOL da ZEISS?

Artigos Relacionados

O que são Cataratas? Quando a visão fica enevoada
Causas e Fatores de Risco para Catarata Como prevenir cataratas
Diagnóstico e Tratamento de uma Catarata Preparação para a sua consulta
Escolher uma Lente de Catarata Apresentação de Lentes Intraoculares: quais as diferenças?