A variedade de aplicações para cápsulas é enorme e, obviamente, são produzidas em larga escala. A Greiner packing possui uma história de sucesso com mais de 50 anos e agora digitalizou seu processo de inspeção de qualidade para cápsulas, garantindo que eles nunca mais tenham que escolher entre altos volumes ou qualidade. A chave do sucesso do processo inovador adotado pela empresa austríaca é o sistema de CT ZEISS VoluMax 800.
O scanner por CT otimiza a garantia de qualidade no fabricante de embalagens Greiner
Desafio: quantidade cada vez maior de parâmetros de inspeção
Cápsulas com defeito podem causar graves danos à imagem e reputação de uma empresa. É por isso que regulações de qualidade farmacêutica estão cada vez mais exigentes - mesmo com os preços das cápsulas sendo somente alguns centavos. No passado, a Greiner Packing, com sede em Kremsmünster, Áustria, realizou inspeções manuais com dispositivos e outros aparelhos para determinar se as cápsulas estão atendendo os requisitos dos clientes. O processo levou tempo, esforço e concentração, pois um simples toque pode ocasionar marcas de pressão e assim adulterar o resultado da medição. Como os clientes continuavam a solicitar parâmetros de inspeção adicionais, Helmut Reckziegel, Head da Divisão de Cápsulas, decidiu olhar para uma solução eficiente para inspecionar as cápsulas durante o processo de garantia da qualidade.


Solução: Scanner por CT ao invés de inspeção manual
A Greiner trabalhou junto à ZEISS por mais de um ano para que a empresa pudesse utilizar o ZEISS VoluMax 800 para inspecionar as cápsulas produzidas. Este processo envolveu a programação de algoritmos complexos e montagem de dispositivos virtuais. Já a inspeção de um lote inteiro de cápsulas de uma só vez, precisou de uma solução para a logística de carregamento da câmara de Raio-X, resultando no desenvolvimento de suportes para cápsulas. E desde julho de 2016, cinquenta cápsulas são retiradas da linha de produção da Greiner todos os turnos. A porta do CT fecha e o botão START é apertado e a inspeção começa - e isso é tudo! "Estou muito impressionado", diz o Inspetor de Qualidade Muhcu Zeynep. "Agora é muito mais fácil, rápido e, principalmente, mais preciso".
“A embalagem não é mais um só produto; ela se tornou uma unidade funcional de alta tecnologia.”
Helmut Reckziegel, Head of the Capsules business unit
Benefício: risco quase zero de recalls
Antes a inspeção manual de 8 parâmetros levava 45 minutos; agora 16 parâmetros são medidos em meio segundo, graças ao CT industrial. A solução triplicou a produtividade dos funcionários de inspeção de qualidade. Para o Engenheiro da Qualidade Robert Pfundbauer, este aumento na velocidade era desejado há muito tempo, impressionante e reduziu em muito os custos. Mas para ele, tudo se resume a segurança e a pergunta que deve ser sempre feita é "O quão provável é um recall causado por embalagens, ex: qual o pior cenário para os clientes da Greiner?" Desde então o dobro de parâmetros são testados do que no passado e com muito mais precisão, o Robert pensa que a probabilidade é quase zero. Depois de pouco tempo trabalhando com o sistema, o Robert resume a história toda em "esta máquina é o sonho de qualquer profissional da qualidade".

A história da Greiner remonta a 1868, em uma mercearia em Nürtingen, uma vila próxima de Stuttgart, na Alemanha. Lá, Carl Albert and Emilie Greiner começaram a vedar garrafas de água gasosa com rolhas de cortiça. A compra de uma máquina de cortar cortiça na Feira Mundial de 1878 marcou o momento em que os Greiners transformaram a produção de cápsulas em um serviço prestado para terceiros. Hoje, o Grupo Greiner é um dos líderes mundiais das indústrias plástica e de espuma. As bases do sucesso contínuo da empresa são a diversificação, a inovação e a globalização. A Greiner atua nos setores de embalagem, móveis e automotivo, além das áreas de tecnologia médica e ciências da vida. A unidade de negócio de cápsulas faz parte da Greiner Packaging International. Com aproximadamente 4.000 funcionários, soluções de embalagem únicas são fabricadas para marcas de sucesso da indústria alimentícia e de outros setores em 32 unidades.