Desporto e lazer

Os óculos perfeitos para jogadores de golfe

O segredo para um melhor handicap
16 outubro 2021
  • Os óculos perfeitos para jogadores de golfe

Luz solar intensa, desníveis no green, variações constantes de claridade e contrastes acentuados: o campo de golfe apresenta desafios que óculos comuns ou de sol não conseguem ultrapassar. Para alcançar visibilidade ideal e um handicap dos seus sonhos, é essencial usar óculos adequados com lentes profissionais. Mas afinal, qual o tipo de lentes ideal para os jogadores de golfe?

Quais as características fundamentais ao escolher lentes e armações para a prática de golfe?

Uma situação comum num campo de golfe: a luz solar intensa dificulta acompanhar a trajetória da bola. Os óculos de sol tradicionais são simplesmente insuficientes, pois não só escurecem a visão como também reduzem o contraste. A solução para este problema já existe: óculos concebidos especificamente para responder a este desafio. Idealmente, os óculos de golfe devem ter lentes curvas de grande dimensão e armações envolventes adequadas. Só lentes deste tipo garantem aos seus olhos a proteção necessária durante o jogo, assegurando proteção total contra os raios UV.

Existem no mercado muitos óculos anunciados como sendo “especiais” para golfistas. No entanto, a maioria não são ajustados às necessidades individuais de cada utilizador. Assim, não conseguirá tirar o máximo partido do seu potencial visual no campo — e o seu handicap pode sofrer com isso. Uma visão perfeita só é possível quando as lentes são adaptadas às necessidades específicas de cada golfista. Mesmo que precise de uma graduação elevada, o desenho otimizado das lentes ZEISS elimina o efeito de desfocagem nas extremidades, permitindo uma visão nítida e sem distorções. Cerca de 90% dos nossos movimentos são inicialmente coordenados pela visão. Problemas como dores musculares, contraturas no pescoço ou o temido “cotovelo de golfista” são muitas vezes consequência de uma visão deficiente. Com lentes adaptadas por profissionais, estas queixas poderão pertencer ao passado.

Quanto mais leve for a armação, melhor. Materiais modernos, como o titânio, permitem fabricar óculos extremamente leves, que não só são confortáveis de usar como também garantem um ajuste seguro — armações leves tendem a escorregar menos no nariz do que armações mais pesadas. Armações com meio aro e lentes de grande dimensão são ideais, pois maximizam o campo de visão. Lentes pequenas não são recomendáveis, já que permitem olhar por cima das lentes. Os golfistas precisam de mover os olhos de forma constante e rápida do céu para o green, o que implica movimentos frequentes da cabeça, podendo causar fadiga e comprometer o desempenho.

Dicas de coloração: Tons que vão do roxo claro ao roxo escuro, ou do amarelo ao laranja, são comprovadamente a melhor opção para reforçar o contraste em superfícies verdes. Isto melhora não só o conforto visual, mas também tem um efeito prático: a perceção de profundidade é otimizada e os contornos do green tornam-se mais nítidos. Assim, conseguirá identificar claramente os desníveis no green e avaliar melhor a trajetória da bola. Evitam-se surpresas desagradáveis e há menos tacadas suaves que falham o buraco — está tudo à vista. É por isso que golfistas experientes valorizam óculos de golfe especificamente ajustados.

Visão com nitidez máxima para jogar golfe

Visão com nitidez máxima para jogar golfe

 

Com óculos devidamente adaptados, a bola não desaparece subitamente de vista. É possível acompanhar com precisão toda a trajetória, desde o momento da tacada até ao ponto em que a bola aterra. Até a bandeira no extremo oposto do campo pode ser vista com uma nitidez surpreendente - algo essencial para garantir o melhor desempenho possível. Mesmo pequenas imperfeições na visão podem comprometer a coordenação entre os olhos e os movimentos, desviando a bola da trajetória planeada. A importância de uma visão perfeita torna-se evidente logo no início do jogo: se a distância até ao buraco for mal calculada, nem o melhor swing fará diferença. Além disso, outra exigência do golfe é a necessidade constante de alternar o foco da visão entre diferentes distâncias, de longe para intermédio, depois para perto e novamente para longe. Graças à transição perfeita entre zonas visuais, óculos personalizados para golfistas garantem uma visão nítida a todas as distâncias: do buraco ao cartão de jogo, dos outros jogadores ao mapa do campo. E, nestas condições, o que pode ser melhor do que ter uns únicos par de óculos que respondem a todas as distâncias?

Quais os melhores tratamentos para lentes de golfe?

Um filtro de polarização integrado é indispensável em óculos de golfe. Este tratamento elimina eficazmente a maior parte dos reflexos e do encandeamento que podem perturbar a visão quando a luz solar se reflete em superfícies como a relva, a água ou — menos relevante para o golfe — a neve.

Os tratamentos antirreflexo oferecem uma nitidez adicional aos golfistas: combinados com o filtro de polarização, garantem máxima transparência e uma visão irrepreensível. Além disso, também melhoram o aspeto dos óculos: evitam o “efeito vidraça” e tornam os olhos mais visíveis. Outros revestimentos comprovados, como os revestimentos duros de proteção contra riscos ou os revestimentos antiestáticos e hidrofóbicos, são igualmente úteis e trazem outra vantagem importante: reduzem a necessidade de limpar os óculos com tanta frequência.

Ponto essencial: como já referido, a proteção a 100% contra os raios UV é vital num campo de golfe, devido à elevada exposição à luz solar.

Quais as vantagens de se usar lentes progressivas no green?

Ao contrário de outras situações do dia a dia, os especialistas desaconselham fortemente o uso de lentes progressivas no golfe. Duas distâncias cruciais para o jogo não são devidamente contempladas pelas lentes progressivas: a distância até à bola antes de tacadas longas e durante tacadas de curta distância — ou seja, quando a bola está no green e não no ar. Em lentes progressivas convencionais, estas distâncias podem ficar desfocadas ou distorcidas. O resultado: tacadas falhadas que poderiam ser evitadas com as lentes adequadas. Fale com o seu profissional de óptica para saber mais sobre óculos personalizados para golfe.

Proteção máxima para excelentes pontuações

Os óculos de sol com lentes de proteção ZEISS ProGolf® são a melhor escolha para todos os golfistas, não apenas para profissionais. A grande vantagem em relação às lentes normais de óculos de sol é que não só escurecem a visão, como também garantem um contraste excecional graças à sua absorção seletiva. Assim, proporcionam uma visão confortável e de elevada qualidade, mesmo com variações constantes nas condições de luz, ideal para detetar aqueles desníveis subtis e inesperados no green. E os benefícios não ficam por aqui: estas lentes oferecem 100% de proteção UV, têm um revestimento duro para maior resistência a riscos e um tratamento antirreflexo de alta qualidade, tudo isto numa lente de plástico ultraleve e muito resistente. Tudo numa só lente - uma lente para tudo! Disponível em cores uniformes (com 40% de absorção) ou em tonalidades degradé (entre 75% e 25% de absorção), para uma proteção ainda mais eficaz contra o encandeamento.

O primeiro passo para a individualização de lentes para golfistas

Tal como em qualquer produto óptico, um par de óculos de golfe começa com o acompanhamento de um profissional: o seu óptico. É ele quem fará um exame completo à sua visão, realizará todas as medições necessárias e fará a análise para determinar o seu perfil visual individual. Para tornar o resultado ainda mais preciso, deve também ser feita uma medição enquanto segura o taco de golfe na sua postura habitual, tanto para tacadas curtas como longas. O formato da cabeça, a postura natural e o comprimento do taco: todos estes fatores ajudam o óptico a encontrar a lente mais adequada para si. Levar o taco de golfe ao óptico pode parecer estranho, mas é a única forma de garantir que os óculos de golfe são verdadeiramente ajustados ao utilizador e às condições específicas de visão no campo.


Partilhar este artigo