Nem todos os óculos de sol são iguais

Para o ajudar a encontrar os óculos de sol perfeitos para as suas necessidades, a Melhor Visão explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre a protecção UV, tonalidades, lentes polarizadas e muito mais.

Os óculos de sol são mais do que apenas um acessório de moda – é importante que eles proporcionem aos seus olhos uma máxima protecção UV. Além disso, os óculos de sol devem ajustar-se às suas necessidades, seja para a prática de ski, de desportos aquáticos ou apenas para passeios no parque com o seu cão. Existem várias maneiras de personalizar os seus óculos de sol com diferentes tipos de lentes e revestimentos. Veja a seguir tudo o que precisa de saber antes de adquirir o seu par.

Máxima protecção UV

Para muitos de nós, quando se trata de escolher óculos de sol, a principal prioridade é uma armação moderna que combine com o formato do nosso rosto. Existem inúmeras opções de armações e lentes, e é fácil perder de vista o motivo principal para a aquisição de um par de óculos de sol: proteger os seus olhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.

Os raios UV estão presentes o dia inteiro, todos os dias, no inverno e no verão, e até mesmo quando o céu está encoberto. A exposição excessiva aos raios UV pode levar a danos graves nos olhos, como a fotoqueratite (queimadura da córnea) e queimaduras nas pálpebras. Pode também provocar lesões oculares crónicas como cataratas e pterígio (crescimento de tecido que cobre a parte branca do olho sobre a córnea).1,2

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% de todos os casos de catarata são provocados ou agravados pela radiação UV. As cataratas são responsáveis por 48% dos casos de cegueira, sendo a principal causa de cegueira em todo o mundo.3

Os óculos de sol são mais do que apenas um acessório de moda – eles precisam de proteger os seus olhos contra os raios UV nocivos.
Os óculos de sol são mais do que apenas um acessório de moda – eles precisam de proteger os seus olhos contra os raios UV nocivos.

Por isso, é fundamental verificar se os seus óculos de sol actuais ou os óculos que pretende comprar oferecem máxima protecção UV de até 400 nm. Estes devem apresentar a marca CE, que garante a conformidade com os requisitos básicos de segurança das directrizes europeias. Alguns óculos podem também apresentar um selo UV400. Este selo pode ser uma etiqueta ou adesivo na lente ou um folheto informativo que acompanha os óculos de sol. No entanto, consulte sempre um especialista da visão para ter certeza de que os seus óculos de sol oferecem protecção suficiente.

Dica: muitos óculos de sol básicos podem apresentar a marca CE e oferecer uma protecção UV adequada; porém, no geral, estas lentes são produzidas com tecnologia inferior. As lentes para óculos de sol premium são cortadas em vez de prensadas. O processo de prensagem pode provocar riscos, bolhas ou delimitações nas lentes que podem comprometer a sua visão e levar à fadiga visual. Estes óculos podem melhorar temporariamente a sua visão em ambientes externos e sob luz intensa, mas, a longo prazo, o prejuízo pode ser maior do que o benefício.

Óculos de sol com receita

Se tem problemas de visão, os óculos e as lentes de contacto talvez não sejam as opções mais confortáveis, principalmente se passa muito tempo em ambientes externos. As lentes incolores não reduzem o incómodo provocado pelo ofuscamento e pela luz intensa, e as lentes de contacto podem provocar sensação de ressecamento e irritação quando está vento ou, pior ainda, podem arranhar devido à areia da praia.

Felizmente, não precisa de se preocupar com lentes com graduação quando está a relaxar na piscina ou a caminhar pelo bosque, pois existem óculos de sol com graduação disponíveis em diversos tipos de lentes para atender às suas necessidades. Quer sofra de miopia ou presbiopia, ou use lentes progressivas ou monofocais, um profissional de óptica conceituado poderá ajudá-lo a personalizar as suas lentes para óculos de sol perfeitamente adaptadas à sua graduação. Além disso, pode personalizar ainda mais os seus óculos de sol com graduação com filtros polarizados, revestimentos especiais, espelhados e tonalidades uniformes ou em degradê.

Dica: ao comprar óculos de sol com receita, forneça o máximo de detalhes possível ao profissional de óptica. Informe se pretende usar os óculos de sol para conduzir, os desportos e as actividades que planeia fazer e a frequência com que espera usar os seus óculos. Desta forma, poderá encontrar a melhor solução de lentes para si possível.

Teste de visão online da ZEISS Consegue ver bem os contrastes e as cores? Teste a sua visão aqui de forma rápida e simples!

Óculos de sol polarizados

Os reflexos da luz podem provocar ofuscamento – um efeito desagradável que geralmente ocorre perto de água, em superfícies molhadas ou em estradas. O ofuscamento pode ser muito perigoso, principalmente para motoristas e praticantes de desporto ao ar livre como ciclismo, atletismo ou ski. As ondas de luz oscilam em todas as direcções; porém, quando a luz é reflectida por superfícies planas como estradas molhadas, por exemplo, as ondas de luz alinham-se e oscilam somente numa direcção, ou seja, tornam-se polarizadas. Este efeito pode ser usado para eliminar o ofuscamento. Algumas lentes para óculos de sol contêm filtros polarizados que bloqueiam a passagem desta luz reflectida (verticalmente polarizada). Ao usar este tipo de óculos de sol, consegue ver tudo sem os incomodativos reflexos. Além de melhorarem o conforto visual, os óculos de sol polarizados também podem melhorar a percepção dos contrastes e exibir cores mais vivas, sendo adequados para muitas actividades ao ar livre. Existem filtros polarizados disponíveis para a maioria dos óculos de sol com graduação. Consulte o seu profissional de óptica para obter mais informações.

Lentes de óculos de sol não polarizadas

Lentes de óculos de sol não polarizadas

Lentes de óculos de sol polarizadas

Lentes de óculos de sol polarizadas

Os filtros polarizados podem reduzir drasticamente o incomodativo ofuscamento, melhorando a sua visão ao conduzir ou ao praticar desportos aquáticos, ski, pedalar ou correr.

Dica: as lentes polarizadas não são adequadas para estas situações. Pode ser difícil visualizar conteúdos em determinados visores LCD ou os painéis de instrumentos de carros mais antigos quando está a usar lentes polarizadas. Antes de comprar os seus óculos de sol polarizados, deverá informar o seu profissional de óptica sobre quais as situações exactas em que pretende usá-los. Além disso, peça para testar as lentes em situações reais, e não apenas no consultório ou na loja. Dê uma volta na rua e olhe para o painel de instrumentos do seu veículo se possível.

Tonalidades especiais

As lentes para óculos de sol com cores intensas dos anos 1990 estão de volta!
As lentes dos óculos de sol com graduação podem ser personalizadas com tonalidades à sua escolha, desde rosa choque até azul, amarelo ou verde. Além de serem modernas, as lentes coloridas também podem ser úteis para a prática de desportos (continue a ler para saber mais).

As lentes coloridas também estão disponíveis em tons mais tradicionais como cinza ou castanho, e a maioria das cores tem degradês que vão do escuro ao claro a partir do topo em direcção à metade inferior das lentes, ou degradês duplos que mudam de uma cor para a outra. Estes óculos de sol são especialmente confortáveis em situações em que as condições de iluminação superior e inferior diferem, sendo ideais para conduzir. Lentes que escurecem gradualmente em direcção à metade superior dos óculos permite que os condutores vejam a estrada com nitidez, minimizando a luz ofuscante, enquanto os degradês mais claros em direcção à metade inferior dos óculos facilitam a visão do painel de instrumentos dentro do veículo.

Algumas lentes coloridas apresentam limitações, pelo que não as poderá usar em todas as ocasiões. Talvez tenha lido sobre o assunto ou ouvido o seu profissional de óptica falar sobre "categorias de lentes". Essas categorias diferem entre uma lente e outra e funcionam da seguinte maneira:

Categoria da lente Descrição

0

Lentes incolores ou lentes de segurança que não são coloridas e são mais adequadas para situações em que o utilizador precisa de ver com nitidez.

1

Tonalidades claras e modernas para um estilo único que filtram principalmente luzes de baixa intensidade.

2

Tonalidades médias para filtrar luzes de média intensidade. Existem muitos óculos de sol nesta categoria, que geralmente oferecem máxima protecção UV (consulte sempre o seu especialista da visão).

3

Estas lentes bloqueiam ainda mais luz visível do que as lentes de categoria 2, sendo ideais para condições de luminosidade intensa. As lentes da categoria 3 adequam-se bem a armações curvas (peça especificamente lentes curvas) para a prática de desportos e desportos aquáticos.

4

As lentes da categoria 4 filtram 92% da luz visível, ou mais. Não são adequadas para a condução, mas sim para aplicações específicas e condições extremas como caminhadas em glaciares.

Dica: nem todas as lentes coloridas são adequadas para conduzir, pois algumas cores podem afectar a sua capacidade de ver os sinais de trânsito ou os semáforos. Cores com mais de 25% de absorção de luz (categoria 2 ou acima) não são adequadas para conduzir à noite.

Lentes fotocromáticas

Talvez já tenha ouvido falar de lentes adaptativas, fotocromáticas, de tonalidade variável ou que mudam de cor. Todas estas designações se referem a lentes incolores ou ligeiramente coloridas que escurecem ao reagir à luz UV. Estas lentes são especialmente confortáveis para pessoas que precisam de correcção visual, pois evitam que tenham de alternar entre óculos incolores graduados e óculos de sol graduados.

Os óculos de sol oferecem conforto visual apenas até determinado ponto, e, com a constante alteração da luminosidade, o utilizador pode sentir que as suas lentes estão escuras demais em áreas de sombra ou claras demais sob luz solar intensa. Em situações como estas, a sua reacção natural pode ser simplesmente tirar os óculos de sol, deixando os olhos desprotegidos.

A tecnologia fotocromática evoluiu muito e as lentes solares inteligentes, como as lentes ZEISS AdaptiveSun, foram concebidas especialmente para ajustarem a intensidade da cor em função da exposição aos raios UV. As lentes já são coloridas, mas são activadas sob luz solar intensa, passando de escuras para mais escuras em questão de segundos. As lentes voltam a clarear na sombra para que consiga ver melhor, mas os seus olhos continuarão protegidos contra a radiação UV nociva. Também estão disponíveis com filtros polarizados que reduzem o ofuscamento e oferecem maior conforto visual.

Dica: à semelhança do que acontece com algumas lentes fotocromáticas, as lentes AdaptiveSun ficam muito mais escuras em locais frios ensolarados e podem limitar a visibilidade num clima extremamente frio. Estas lentes não são adequadas para operar veículos abertos como descapotáveis, motociclos, veículos todo-o-terreno ou motas de neve, nem para praticar actividades como o ski.  

Do escuro ao muito escuro – as lentes solares inteligentes que se adaptam automaticamente às mudanças de luz.
Qual é o seu estilo e a sua cor favorita?


óculos de sol espelhados

Os revestimentos espelhados não são apenas uma questão de estética, mas podem realmente melhorar a sua visão em condições de luminosidade intensa e reduzir consideravelmente os incomodativos reflexos.
Os revestimentos espelhados não são apenas uma questão de estética, mas podem realmente melhorar a sua visão em condições de luminosidade intensa e reduzir consideravelmente os incomodativos reflexos.

Os revestimentos espelhados podem ser aplicados na superfície externa das lentes dos óculos de sol e estão disponíveis numa variedade de tons metálicos. Além de serem modernos, os revestimentos espelhados limitam ainda mais a quantidade de luz que atravessa a lente, sendo, portanto, ideais para a prática de actividades em condições de luminosidade muito intensa. Os revestimentos espelhados premium como o ZEISS DuraVision Mirror também repelem a sujidade, fazendo com que as suas lentes fiquem protegidas contra a areia da praia!

Dica: as cores do revestimento espelhado são puramente estéticas e aplicadas à lente. Não tem de se preocupar com o efeito do espelhado sobre a sua visão; contudo, a combinação entre a cor da lente e um determinado revestimento espelhado pode afectar a sua visão. O seu profissional de óptica pode orientá-lo acerca das combinações adequadas.

Óculos de desporto

Precisa de ter uma boa visão para ter um bom desempenho na maioria dos desportos. Tal pode constituir um desafio, principalmente em desportos ao ar livre, pois a luz intensa, o vento, a chuva e a neve podem afectar a sua visão. Um bom par de óculos de sol de desporto deve ser capaz de proteger os seus olhos contra os elementos, reduzir o ofuscamento e melhorar o contraste.

Óculos de sol de desporto personalizados podem influenciar a sua visão e o seu desempenho de maneira significativa.
Óculos de sol de desporto personalizados podem influenciar a sua visão e o seu desempenho de maneira significativa.

Se estiver à procura de óculos de sol de desporto, eis o que pode discutir com o seu profissional de óptica:

Tonalidades específicas: existem tonalidades funcionais disponíveis para desportos específicos. Os óculos de sol para golfe, geralmente, têm uma tonalidade acastanhada, ambarina ou acobreada para ajudar os jogadores a distinguirem melhor a bola branca no solo. Atiradores desportivos tendem a preferir óculos de sol com lentes amarelas para um melhor contraste, enquanto os óculos de sol com lentes azuis podem ser adequados para desportos em que existam elementos amarelos envolvidos, como o ténis e o tiro com arco (bola amarela e alvo amarelo).

Lentes curvas: muitas armações desportivas modernas são curvas em torno dos olhos e da cabeça para cobri-los completamente e minimizar tanto quanto possível a entrada de luz pelas laterais dos óculos. Nem todas as lentes são adequadas para armações curvas, pelo que a escolha de lentes erradas pode originar aberrações oculares. É necessário realizar uma correcção óptica especial nas lentes para compensar os erros ópticos específicos provocados pelos ângulos acentuados da curvatura. Converse com o seu profissional de óptica sobre as ZEISS lentes de desporto que oferecem uma visão excelente em armações curvas.

Resistência a impactos: por motivos óbvios, os óculos de sol de desporto precisam de ter, pelo menos, um certo grau de resistência aos impactos, dependendo do desporto que pratica. O policarbonato tende a ser o material preferido no fabrico de lentes para óculos de sol de desporto.

Óculos de sol infantis

O cristalino dos olhos das crianças é mais transparente do que o cristalino de um olho adulto, permitindo a penetração da radiação UV. Além disso, até 50% por cento da radiação UV total à qual somos expostos até aos 60 anos atinge os nossos olhos antes dos 20 anos. Os danos provocados por essa radiação são cumulativos, sendo, por isso, muito importante que as crianças usem óculos de sol e protejam os seus olhos desde cedo.4

Os olhos das crianças são mais sensíveis à radiação UV e é importante proteger a sua pele e os seus olhos do sol.
Os olhos das crianças são mais sensíveis à radiação UV e é importante proteger a sua pele e os seus olhos do sol.

A maioria das opções disponíveis para personalização de óculos de sol para adultos também estão disponíveis para crianças. Os mesmos padrões de protecção UV aplicam-se aos óculos de sol para crianças, e deve ser criterioso ao escolher lentes de qualidade para os seus filhos. Fale com o seu especialista da visão para saber mais.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Encontre uma óptica ZEISS perto de si

Artículos relacionados

Porque razão é que os óculos das crianças devem oferecer a melhor protecção UV O que todos os pais devem saber, para proteger os olhos dos seus filhos contra a radiação ultravioleta (UV) nociva.
Quais os óculos de sol adequados para a sua actividade favorita? Existe um par de óculos de sol perfeito para qualquer ocasião
Como são feitos os óculos de sol Quais são os passos no fabrico de óculos de sol? Saiba o tipo de materiais usados para fabricar óculos de sol e como os designers dão vida às suas ideias.
A história dos óculos de sol que são acessórios de moda Cada década tem o seu estilo característico.

Produtos relacionados