Causas e Fatores de Risco para Catarata

Como prevenir cataratas

As cataratas são causadas pelo enevoamento gradual da lente natural do olho. Uma lente saudável foca a luz na retina, permitindo obter uma imagem nítida. No caso de enevoamento excessivo, o olho deixa de ser capaz de produzir uma imagem nítida – tal como acontece com uma lente de câmara enevoada.

Por que razão o olho se torna turvo?

A lente é principalmente composta por água e uma proteína necessária para a manter límpida e deixar passar a luz. À medida que envelhecemos, alguma da proteína poderá aglomerar-se e começar a enevoar uma pequena área da lente. Isto é a catarata propriamente dita, que aumenta com o passar do tempo e afeta uma parte maior da lente, fazendo com que seja cada vez mais difícil ver nitidamente.

O fator mais comum para isto é o aumento da idade, embora possam também estar relacionadas com problemas genéticos ou de saúde, tais como outras condições oculares, diabetes, traumas ou cirurgias oculares anteriores. A toma prolongada de medicação com esteroides poderá também contribuir para o enevoamento do cristalino.

Normal vision
Visão normal
Visão com catarata

Alguns fatores de risco que podem influenciar o desenvolvimento da doença

  • Radiação ultravioleta proveniente da luz solar e de outras fontes
  • Hipertensão (pressão arterial elevada)
  • Obesidade (peso excessivo)
  • Fumar
  • Medicamentos com estatina utilizados para reduzir o colesterol
  • Lesão ou inflamação ocular anterior
  • Terapia de substituição hormonal
  • Consumo significativo de álcool
  • Miopia grave
  • Histórico de saúde familiar

Preste atenção à sua saúde. Caso apresente algum destes fatores de risco, consulte frequentemente o seu oftalmologista. O seu oftalmologista poderá detetar e recomendar opções de tratamento para alterações problemáticas no seu olho muito antes de se aperceber de quaisquer sintomas.

Fatores que podem atrasar o desenvolvimento de cataratas

Apesar da controvérsia quanto ao facto de ser possível prevenir cataratas e embora não existam estudos que comprovem a eficácia das medidas preventivas, os especialistas sugerem algumas estratégias que poderão ser úteis:

  • Use óculos de sol que bloqueiem 100% da radiação UV prejudicial quando se encontrar em espaços exteriores, visto que a luz ultravioleta do sol poderá ser um fator contribuinte.
  • Reduza o consumo de álcool e tabaco, visto que fumar e o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de cataratas.
  • Controle outros problemas de saúde. Siga as recomendações e o plano de tratamento do seu médico caso tenha diabetes ou outras condições médicas.
  • Mantenha um peso saudável, através de exercício e de uma nutrição adequada. Se tiver excesso de peso, aumente progressivamente o exercício e reduza o consumo de calorias.
  • Opte por uma alimentação saudável. Diversos estudos sugerem que determinados nutrientes são favoráveis para os olhos. A vitamina E é indicada para proteger e fortalecer o olho. Boas fontes alimentares de vitamina E incluem sementes de girassol, amêndoas e espinafre.

Contacte um profissional de saúde caso pretenda obter mais informações sobre um estilo de vida saudável para os olhos.

Fatores que podem atrasar o desenvolvimento de cataratas
Uma dieta saudável poderá atrasar o desenvolvimento de cataratas.
O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Informações sobre a sua IOL da ZEISS Informações sobre a sua IOL da ZEISS Recebeu o implante de uma lente intraocular da ZEISS e/ou gostaria de obter mais informações sobre as IOL da ZEISS?

Artigos relacionados

O que são Cataratas? Quando a visão fica enevoada
Diagnóstico e Tratamento de uma Catarata Preparação para a sua consulta
Procedimentos da Cirurgia à Catarata – Passo a passo – Riscos e Custos Diretrizes para pacientes interessados na cirurgia à catarata
Escolher uma Lente de Catarata Apresentação de Lentes Intraoculares: quais as diferenças?
Perguntas frequentes O que deve saber sobre o tratamento da catarata