Perguntas frequentes sobre cirurgia ocular a laser

Obtenha respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre cirurgia ocular a laser

Há imensas perguntas relacionadas com a cirurgia ocular a laser. Este site abrange informações gerais, apresenta as respostas para algumas das perguntas mais frequentes. Para obter mais informações e fazer perguntas específicas sobre elegibilidade ou um caso em particular, deverá consultar um oftalmologista.

Informações gerais

Sou um candidato adequado para cirurgia ocular a laser?

Se a sua visão se manteve estável ao longo do último ano (normalmente após os 18 anos de idade), se usa óculos ou lentes de contacto para corrigir a sua visão e se é saudável e não está grávida, poderá ser admissível para cirurgia ocular a laser. O seu oftalmologista poderá dizer-lhe se esta é uma opção viável para o seu caso.

Como encontro o médico certo para a cirurgia ocular a laser?

Um dos aspetos mais importantes na cirurgia ocular a laser é encontrar a clínica certa. Há diversos fatores a considerar, incluindo a experiência do médico e a tecnologia que este utiliza. Consultar médicos, pesquisar cirurgiões e efetuar comparações poderá auxiliar aquando da escolha do médico ou clínica com que se sente mais confortável. Ao consultar um médico, deverá preparar as suas perguntas antecipadamente.

É possível tratar ambos os olhos em simultâneo?

Sim. É possível tratar ambos os olhos na mesma sessão. O seu oftalmologista decidirá se isso é possível.

A cirurgia ocular a laser é dolorosa?

In almost all cases, laser eye surgery is virtually pain free. You will receive anesthesia drops to numb your eye. You may feel some pressure around the eye at times during the surgery, but this is completely normal and not painful. After surgery, you may have a foreign sensation in your eye for a few hours.

Quanto tempo duram os efeitos da cirurgia ocular a laser?

Laser eye surgery is usually permanent, but if your prescription changes in the future, you may need to wear glasses or contact lenses, or consider an enhancement surgery.

Perguntas frequentes

Quem é elegível para a técnica SMILE?

A técnica SMILE está concebida para corrigir a miopia, o astigmatismo ou uma combinação destes, não sendo ainda uma opção para a hipermetropia.

A natureza e gravidade do erro refrativo, bem como a curvatura e espessura da córnea, também são determinantes.

A sua profissão e passatempos são igualmente importantes. Caso participe frequentemente em desportos de contacto intensos, o seu médico poderá recomendar um tratamento com a técnica SMILE.

Tal como acontece com outros métodos de correção a laser da visão, deverá primeiro ser submetido a um exame ocular detalhado para determinar se será um candidato adequado.
Em conjunto, você e o seu médico poderão escolher a opção que melhor se adequa às suas necessidades.

As técnicas PRK/LASEK também não necessitam de flap na córnea. Como diferem estas soluções da técnica SMILE?

Os procedimentos PRK/LASEK apresentam um tempo de cura superior e implicam algum desconforto até ser alcançado o resultado de visão final. A estabilização da acuidade visual também demora mais tempo.

Após a técnica SMILE, quanto tempo é necessário até ser capaz de ver adequadamente sem óculos ou lentes de contacto e voltar à minha rotina normal?

O processo de cura diverge entre pacientes. Na maioria dos casos, a acuidade visual será muito boa um ou dois dias após a cirurgia e estabilizará no prazo de uma semana. Apenas alguns dias após o tratamento a maioria dos pacientes será capaz de conduzir, trabalhar e praticar desporto sem óculos ou lentes de contacto.

O meu oftalmologista nunca ouvir falar da técnica SMILE. Não se trata de uma solução comum?

A técnica SMILE representa a mais recente inovação ao nível da correção a laser da visão, encontrando-se disponível desde 2011. A técnica é conhecida e reconhecida por associações do setor médico no âmbito de cirurgias oculares refrativas a laser.

A popularidade da técnica SMILE continua a aumentar, sendo que mais de 1800 cirurgiões já trataram com sucesso mais de 2,5 milhões de olhos.

A técnica SMILE é uma aplicação comprovada?

A tecnologia laser de femtosegundo está clinicamente comprovada, sendo utilizada para cirurgia da catarata e Femto-LASIK. A técnica SMILE é a mais recente inovação a utilizar esta tecnologia laser.

Tem sido efetuada em estudos clínicos controlados desde 2007, encontrando-se comercialmente disponível desde 2011. Os primeiros pacientes tratados com a técnica SMILE são monitorizados há mais de dez anos na sequência do tratamento. Encontra-se atualmente estabelecida em mais de 70 países a nível mundial.

Perguntas frequentes

Quais as vantagens da técnica Femto-LASIK face ao método LASIK clássico?

A diferença entre a técnica Femto-LASIK e o método LASIK clássico é a forma como o flap na córnea é criado. Na técnica Femto-LASIK, é utilizado um laser para cortar o flap. No método clássico, o cirurgião abre a córnea manualmente com um microcerátomo (dispositivo mecânico).

O laser pode ser mais preciso e previsível no corte do flap do que o método manual com o dispositivo mecânico. Contudo, os cirurgiões oftalmologistas não partilham uma opinião uniforme sobre se um dos métodos é clinicamente superior ao outro. A decisão entre os dois é tomada com base nas condições existentes do paciente e nas preferências do médico.

Após a cirurgia com a técnica LASIK, quais são as hipóteses de conseguir ver tão bem como quando usava óculos ou lentes de contacto?

Nem todas as pessoas ficarão com uma visão 20/20 após serem submetidas a uma cirurgia com a técnica LASIK. Contudo, uma análise global sobre a técnica LASIK em 2009 descobriu que mais de 95% dos pacientes submetidos a cirurgias com esta técnica entre 1995 e 2003 estavam satisfeitos com os resultados das mesmas. 

As cirurgias PRK/LASEK e SMILE não requerem flap na córnea. Como diferem estas soluções da técnica LASIK?

As técnicas PRK/LASEK não são normalmente recomendadas para o tratamento de miopia grave, enquanto a técnica SMILE não é adequada para o tratamento de hipermetropia.

Será melhor discutir as suas opções com um especialista ocular e encontrar a solução ideal para as suas necessidades.

Quanto tempo demora a recuperação de uma cirurgia com a técnica LASIK até poder regressar à minha rotina normal?

Normalmente, o procedimento demora cerca de 30 minutos e poderá voltar às suas atividades diárias após um ou dois dias.

O tempo de recuperação difere entre pacientes, contudo, o flap deverá estar estável após alguns dias. É também possível que a sua visão varie durante vários meses após a cirurgia.

Normalmente, os médicos agendam um exame de acompanhamento no dia após a cirurgia e um mês após a cirurgia para verificar o seu progresso.

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre LASEK e LASIK?

Existem duas grandes diferenças entre estes dois tipos de cirurgias oculares a laser.

Com a técnica LASEK, as camadas interiores da córnea ficam expostas. O médico aplica uma solução alcoólica para soltar o epitélio, afastando-o temporariamente para o lado. De seguida, o médico aplica o laser de excímeros, um laser ultravioleta utilizado em cirurgias oculares, para remover o tecido corneal através de ablação. Durante a técnica LASEK, isto é efetuado na camada superior exposta da córnea.

Com a técnica LASIK, é cortado um flap com um dispositivo mecânico ou laser, permanecendo dobrado durante a cirurgia e sendo depois reposicionado no final da mesma. A camada de tecido corneal removida através de ablação com a técnica LASIK ocorre no estroma, uma subcamada da córnea.

A segunda diferença é o tempo de recuperação e a experiência do paciente. Normalmente, os pacientes submetidos a cirurgia LASIK apresentam um período de cura significativamente mais curto e com menos desconforto.
 

Tenho córneas finas. Isto significa que deverei obter tratamento com a técnica PRK em vez de com as técnicas SMILE ou LASIK?

A cirurgia mais adequada ao seu caso também depende da sua graduação e de outras condições preexistentes – como síndrome de secura ocular. Caso não seja elegível para a técnica LASIK, as técnicas PRK/LASEK ou SMILE poderão ser uma possível solução. Ambas as aplicações poderão ser alternativas para pessoas com córneas finas ou casos mais graves de miopia. Os candidatos incluem também pessoas que possam apresentar um risco elevado de complicações relacionadas com o flap (por ex., determinadas profissões, desportos e passatempos de elevada intensidade ou que envolvam contacto). O seu oftalmologista poderá recomendar o melhor procedimento de cirurgia ocular a laser para o seu caso específico.

O meu Perfil Visual Determine já os seus hábitos visuais e encontre a sua solução de lentes oftálmicas.
Localizador de Clínicas Encontre a sua clínica de eleição local

Artigos relacionados

SMILE Um guia breve sobre cirurgia ocular minimamente invasiva
LASIK Um breve guia sobre a cirurgia ocular a laser mais praticada
PRK/LASEK Um guia breve sobre cirurgia a laser na superfície do olho
Potenciais riscos e custos da cirurgia ocular a laser No que respeita à correção da visão, estão disponíveis várias opções de cirurgia ocular a laser. MELHOR VISÃO explica os riscos e custos envolvidos.
O processo de cirurgia ocular a laser Se está a considerar a cirurgia ocular a laser, poderá sentir-se um pouco sobrecarregado com todas as informações. MELHOR VISÃO explica cada passo do processo, evidenciando algumas perguntas importantes a colocar ao longo do percurso.
SMILE, LASIK ou PRK/LASEK? Comparação do tratamento Descubra como as cirurgias oculares a laser se comparam
Cirurgia ocular a laser: encontrar a clínica certa Se está a considerar a cirurgia ocular a laser, é importante encontrar a opção de tratamento e clínica mais adequadas às suas necessidades individuais. MELHOR VISÃO compara todas as opções e explica como poderá encontrar a clínica certa.