ZEISS PARA OS PROFISSIONAIS DA VISÃO

Sustentabilidade
com ZEISS Vision Care 

A responsabilidade tem estado sempre ligada ao nosso sucesso a longo prazo. Por sermos uma empresa da Fundação Carl Zeiss, cultivamos estes valores há mais de 100 anos. As nossas equipas em todo mundo trabalham com o intuito de preservar os recursos e, ao mesmo tempo, oferecer soluções de cuidados visuais para ajudar as pessoas a verem melhor.

Para que possamos cumprir as nossas responsabilidades, concentramos a nossa atenção em três áreas principais:

  • Poupança de recursos
  • Desenvolvimento sustentável de produtos
  • Empenho social
Dr. Matthias Metz
A sustentabilidade é essencial

Dr. Matthias Metz

Ex-diretor da ZEISS Consumer Markets

"Com as nossas tecnologias, produtos e soluções, influenciamos a vida das pessoas há muitos anos. E estamos totalmente alinhados com o nosso único proprietário, a Fundação Carl Zeiss, no entendimento de que a sustentabilidade é essencial para o futuro da humanidade, dos nossos clientes, da nossa empresa e dos nossos funcionários."

Trabalhar juntos para um futuro melhor

Dr.ª Nicole Ziegler

Head of Sustainability ZEISS

"A crise climática e o seu impacto no nosso planeta são um problema muito real. A ZEISS quer fazer parte da solução."

  • A sustentabilidade é essencial

    Trabalhar juntos para um futuro melhor

  • Roteiro

    Como parte da nossa estratégia de sustentabilidade, visamos alcançar a neutralidade de carbono nas nossas operações até 2025. Em combinação com o objetivo de mudar para energia verde nas nossas principais localizações em todo o mundo até 2022, estamos a contribuir para o Acordo de Paris de limitar o aquecimento global abaixo de 2 °C.

  • 2022
    2022

    Fornecimento de energia verde nas nossas principais localizações a nível mundial.

  • 2025
    2025

    Neutralidade de CO2 em todas as nossas atividades globais.

Poupança de recursos

Garantimos a utilização de menos água, energia e plástico na produção das nossas lentes oftálmicas e menos emissão de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor – desde o fabrico de lentes semiacabadas até à entrega final.

Em mais de 250 iniciativas individuais, empenhamo-nos diariamente para melhor cumprirmos a nossa responsabilidade. Trabalhamos com afinco para implementar práticas de negócios sustentáveis em todo o processo.

Menos água

Poupamos água suficiente para satisfazer as necessidades de água potável de 180.000 pessoas por um ano.

Menos energia

Poupamos energia suficiente para abastecer 3100 residências por um ano.

Menos resíduos

A nossa redução anual de resíduos equivale ao peso de 2,5 milhões de sacos de plástico.

Menos papel

As nossas novas embalagens de lentes oftálmicas permitem poupar 68 toneladas de papel por ano.

Algumas das nossas mais de 250 iniciativas

Itália

100% de energia renovável em Varese1

  

Com uma mistura de energia hídrica e biomassa, o centro dá resposta às suas próprias necessidades com 100% de recursos renováveis. A quantidade de eletricidade renovável reservada atenderia às necessidades de cerca de 1500 famílias italianas e contribuiria para evitar a emissão de mais de 1500 toneladas de dióxido de carbono por ano.

México
Reutilização de águas residuais em Tijuana

Reutilização de águas residuais em Tijuana2

  

Para compensar a escassez de água em determinadas regiões de produção, a fábrica de lentes oftálmicas reutiliza águas residuais de processos operacionais em processos menos exigentes quanto à qualidade da água. Com isto, evita-se anualmente o consumo de cerca de 100 m3 de água – um volume capaz de suprir as necessidades anuais de água potável de 100 pessoas.

Austrália
Poupança de água através de um novo processo de fabrico em Tonsley

Poupança de água através de um novo processo de fabrico em Tonsley8

  

Com um investimento de mais de 1 milhão de dólares, o processo de acabamento das lentes em Tonsley está a ser convertido de húmido para seco através de equipamentos com controlo CNC. Assim, não há produção de águas residuais durante o processo.

EUA
Transformar resíduos em matéria-prima em Hebron

Transformar resíduos em matéria-prima em Hebron7

  

A fábrica em Hebron celebrou uma parceria com uma empresa local do setor automóvel. Esta parceria permite a reutilização do álcool usado no processo de produção de lentes como matéria-prima para o fabrico de outros produtos à base de álcool. Assim, é possível reciclar anualmente 150 kg de compostos voláteis potencialmente nocivos.

Brasil
Fornecimento de energia renovável em Petrópolis

Fornecimento de energia renovável em Petrópolis6

  

A fábrica de Petrópolis utiliza energia hidroelétrica renovável, evitando a emissão de 550 t de CO2 por ano, uma quantidade semelhante ao CO2 fixado por uma floresta de 400 árvores.

China
Produção de lentes com energia solar em Guangzhou

Produção de lentes com energia solar em Guangzhou5

  

Em vez de usar combustíveis fósseis na produção de lentes oftálmicas, o centro usa quase 100% de energia solar.

China
Aproveitamento de calor no processo de produção em Guangzhou

Aproveitamento de calor no processo de produção em Guangzhou4

  

A renovação do sistema de ar comprimido resulta sempre numa maior eficiência energética, mas, neste caso, o processo também inspirou os nossos engenheiros em Guangzhou a reutilizarem o ar quente expelido no aquecimento dos banhos de coloração, reduzindo o consumo de energia em cerca de 90 MWh – o equivalente ao consumo de energia de 30 famílias chinesas.

Índia
Aproveitamento da água da chuva em Bangalore

Aproveitamento da água da chuva em Bangalore3

  

A fábrica de Bangalore recolhe água da chuva numa superfície de 1200 m2 no telhado da fábrica para uso na produção de lentes. Com isto, evita-se o consumo de cerca de 690.000 litros por ano de água potável municipal numa região que enfrenta forte escassez de água durante a estação seca.

Desenvolvimento sustentável de produtos

A fim de tornar o processo de produção de lentes o mais sustentável possível, revemos e melhoramos continuamente os nossos procedimentos. Estamos a desenvolver métodos que nos permitem fabricar lentes com cada vez menos entrada de materiais e substituir equipamentos de produção obsoletos por aparelhos com eficiência energética.

Conseguimos reduzir de forma significativa o uso de recursos no fabrico de lentes oftálmicas semiacabadas.

Sven Hermann

Head of ZEISS Consumer Markets

Desejamos abandonar o conceito de que a automação é, por si só, eficiente. Para esse efeito, empregamos todos os nossos esforços na busca de parâmetros ideais capazes de resultar no menor consumo de energia e no menor volume de produção de resíduos.

Não é apenas o volume de materiais usados que tem impacto no desenvolvimento sustentável, mas também as matérias-primas em si. Com o uso de uma quantidade significativa de materiais de base biológica, desenvolvemos lentes solares mais ecológicas e oferecemos aos clientes uma opção sustentável.

A nossa meta é usar menos água e menos energia e diminuir a produção de resíduos em todos os nossos processos de produção.

Emanuele Novelli

Sustainability Manager ZEISS Vision Care

Empenho social

Por sermos uma empresa pertencente a uma fundação, assumimos um compromisso com a responsabilidade social. Portanto, um dos nossos valores corporativos é atuar de forma responsável. A nossa missão: uma visão nítida para todos.

Para tal, apoiamos diversas iniciativas locais focadas nessa questão. Muitas pessoas não têm acesso a nenhum tipo de cuidado visual, principalmente em áreas rurais. O principal motivo é que a maioria das regiões desfavorecidas ou em desenvolvimento não dispõem de recursos profissionais e logísticos para oferecer correção visual à população.

  • Programa Aloka Vision na Índia

    Nas áreas rurais e sem assistência da Índia há uma enorme carência de óculos com boa qualidade e a preços acessíveis. O programa Aloka Vision, implementado e apoiado pela ZEISS, visa mudar o cenário de cuidados visuais nessas áreas por meio de redes de contactos empreendedoras, tecnologia, inovação, óculos de qualidade e sensibilização para os benefícios de uma visão nítida.

  • Programa Fundo de Almoço Grátis na China

    Programa Fundo de Almoço Grátis na China

    As famílias de áreas rurais na China são, com frequência, tão carentes que não podem pagar um almoço. Para minimizar esse problema, o Fundo de Almoço Grátis oferece refeições para crianças nas escolas. A ZEISS aderiu ao projeto em 2014 e, desde então, arrecadou cerca de 820.000 refeições gratuitas para crianças. Além disso, a ZEISS e os seus parceiros levam os cuidados visuais e oculares às escolas parceiras, oferecendo exames à visão e doando lentes gratuitamente.

  • Programa Optometry Giving Sight no Vietname e Malauí

    Programa Optometry Giving Sight no Vietname e Malauí

    O programa Optometry Giving Sight foi fundado em 2003 com o objetivo de prevenir a cegueira e minimizar a deficiência visual provocadas pela perda de visão. Com uma doação de mais de 110.000 dólares, a ZEISS Vision Care do Canadá, em colaboração com o WestGroupe, ajudou a financiar iniciativas importantes de desenvolvimento local, como uma escola de optometria no Vietname e equipamentos para um programa de optometria no Malauí.

    Saiba mais sobre o Optometry Giving Sight


Partilhar este artigo

  • 1

    Fonte: monitorização de dados internos sobre consumo relativos ao exercício de 2021; *2021, ISTAT, com referência a 2018-2019, Itália.

  • 2

    Fonte: monitorização de dados internos sobre consumo relativos ao exercício 2021; *2011, OMS.

  • 3

    Fonte: monitorização de dados internos sobre consumo relativos ao exercício 1920; *2011, OMS.

  • 4

    Fonte: avaliação de dados internos sobre recuperação de energia para o exercício 2021, *2021, IEA.

  • 5

    Fonte: https://www.zeiss.com/vision-care/int/about-us/newsroom/topic-hub/sustainability/sustainability-and-economic-success-in-harmony.html.

  • 6

    Fonte: monitorização de dados internos sobre consumo relativos ao exercício 2021; *Adaptado do EC, 2010, "Guidelines implementation land carbon stock".

  • 7

    Fonte: monitorização de dados internos para o exercício 2021.

  • 8

    Fonte: Going green: sustainability in the optical sector: https://www.insightnews.com.au/going-green-sustainability-in-the-optical-sector/