ZEISS PARA OS PROFISSIONAIS DA VISÃO

ZEISS DuraVision BlueProtect UV

Tratamento para o bloqueio da radiação azul-violeta da ZEISS.

O DuraVision® BlueProtect UV consiste num tratamento especialmente desenvolvido para os clientes que passam muito tempo em interiores e que estão expostos à radiação azul-violeta proveniente das lâmpadas LED, dos ecrãs de televisões, computadores ou tablets. Os tratamentos para a radiação azul da ZEISS, bloqueiam comprimentos de onda de luz específicos, podendo ajudar a aliviar o cansaço visual sentido pelos seus clientes, que está normalmente associado à exposição à radiação azul.

  • Atende às preocupações de saúde dos seus clientes
  • Resistência superior
  • Facilidade de limpeza

Por que motivo a radiação azul-violeta é relevante para os seus clientes?

  • 90%

    das pessoas que passam três horas ou mais por dia ao computador, são afetadas pela síndrome visual do computador.1

  • 4.8 biliões

    de pessoas era utilizadores ativos da internet em Abril de 2020, perfazendo 59% da população mundial.2

  • 73%

    dos adultos nos EUA usam um dispositivo digital, enquanto veem televisão – um ecrã não é suficiente.3

O que é a radiação azul e de que forma os tratamentos que bloqueiam esta radiação podem ajudar os seus clientes?

A luz natural, ou seja, a luz solar contém muitos tipos de luz colorida. Uma das cores no espectro visível é a luz azul. É responsável por cerca de um terço da luz visível de alta energia (HEV). A radiação azul vai desde os 390 aos 500 nm no espectro da luz visível, penetra facilmente nos olhos, atravessando a córnea e o cristalino até à retina. As soluções de bloqueio da radiação azul, tais como os tratamentos para a radiação azul, são uma solução adequada para este problema. Ao utilizar as lentes certas com um tratamento para a radiação azul, apenas uma quantidade reduzida de radiação azul-violeta consegue entrar no olho. A evidência científica indica que existem vantagens na exposição à radiação azul; no entanto, os potenciais riscos associados também foram mencionados (o chamado dualismo da luz azul).

O que é a radiação azul-violeta?

O que é a teoria do dualismo?

+ O lado positivo da radiação azul (HEV): A exposição durante o dia ajuda o corpo a manter um ritmo circadiano saudável. Este consiste no ciclo de sono-vigília natural do corpo.

- Lado negativo da radiação azul azul (HEV): Possíveis danos nas células da retina.

Blue-violet light

Mais em detalhe: o lado positivo e negativo da radiação azul

O intervalo de 390 a 440 nm do espectro de luz visível HEV é considerado potencialmente nocivo. Está em toda a parte, embora a sua intensidade possa variar significativamente. Enquanto um monitor de computador LCD típico produz um brilho de 250 cd/m2, um céu azul sem nuvens ao meio dia é 32 vezes mais intenso. A luz solar direta pode ser um milhar de vezes mais intensa.

Factos acerca da radiação azul
Diagram showing wavelength of blue light in relation to relative spectral dependence (positive effects of blue light)

O lado positivo da radiação azul

  • A radiação azul em torno de 460 nm influencia a produção de melatonina, para regular o "relógio" interior (ritmo circadiano).
  • A radiação azul (irradiada durante o dia) bloqueia a produção de melatonina.
  • Mais luz azul diminui a produção de melatonina. 

Resultado: potencia o humor e a vigília

  • Menos luz azul aumenta a produção de melatonina.

Resultado: sonolência (não ideal durante o dia).

Graphic illustrating the influence of blue light on our cells (negative effects of blue light)

O lado negativo da radiação azul

Extensive exposure to blue light may be harmful.
  • Alguns estudos indicaram que a radiação azul-violeta pode causar lesões e a morte das células da retina.
    • A absorção da energia da luz ("aquecimento") pode danificar as células da retina.
    • Os potenciais danos na retina podem causar reações tóxicas.
    • A degeneração macular pode ser uma consequência grave.
  • Este risco de lesões celulares induzido pela luz é chamado o perigo da luz azul.
Smartphones emit high levels of blue light. Pictured are multiple people looking at smartphones.

Os clientes devem preocupar-se com a exposição frequente a fontes de luz com alta proporção de radiação azul em ambientes no interior?

Os clientes estão hoje mais expostos à radiação azul do que nunca, devido às fontes de luz modernas. Os smartphones, lâmpadas LED, televisões, ecrãs de computador, e-readers e tablets emitem altos níveis de radiação azul. A emissão de grandes quantidades de radiação azul é uma das causas de stress visual digital.

Blue light filter solutions from ZEISS

Soluções da ZEISS para a radiação azul-violeta

A ZEISS oferece um vasto portfólio de soluções para o bloqueio da radiação azul-violeta, que satisfaz os requisitos de diferentes consumidores, tanto para atividades em interiores como no exterior. A gama de produtos filtra diferentes quantidades de radiação azul-violeta, dependendo da atividade.

  • ZEISS DuraVision® BlueProtect, um tratamento de bloqueio da radiação azul, que filtra parcialmente a radiação azul-violeta; ideal para atividades no interior.
  • ZEISS Skylet® e PhotoFusion X são lentes coloridas e fotocromáticas, que bloqueiam diferentes intensidades da radiação azul-violeta, oferecendo ainda a máxima proteção UV.
  • ZEISS BlueGuard: a mais recente tecnologia de bloqueio da radiação azul, onde as propriedades de bloqueio da radiação azul são incorporados na matéria da lente.
DuraVision® BlueProtect by ZEISS

ZEISS DuraVision® BlueProtect UV

ZEISS DuraVision BlueProtect é um tratamento antirreflexo de alto desempenho para radiação azul, que oferece aos seus clientes:

  • Maior refletância no espectro de radiação azul-violeta.
  • Bloqueio seletivo da radiação azul-violeta que atravessa a lente.
  • Apenas uma pequena quantidade de radiação azul-violeta penetra no olho.

O tratamento DuraVision® BlueProtect possui um filtro da radiação azul que atenua a luz azul no intervalo entre os 390 e os 440 nm. Continua a permitir a passagem da radiação azul "saudável" de que o nosso corpo necessita, fornecendo assim um maior conforto visual.

Além de bloquear a radiação azul-violeta, ZEISS DuraVision BlueProtect inclui todas as características premium dos tratamentos da ZEISS, incluindo:

  • Um revestimento de endurecimento.
  • Lentes fáceis de limpar para poder ofercer melhor visão.
  • DuraVision Platinum UV na parte posterior da lente.

Disponível em todas as lentes ZEISS incolores com DuraVision BlueProtect

  • UVProtect Technology

    Um nível mais alto de proteção UV, o que permite que as lentes ZEISS incolores possam bloquear os raios UV prejudiciais até aos 400 nm. Oferecem o mesmo nível de proteção UV que os óculos de sol premium.

Tratamentos antirreflexo vs tratamentos de bloqueio da radiação azul: qual é a diferença?

Ambos os tratamentos antirreflexo são aplicados na superfície das lentes e oferecem a vantagem de diminuir o brilho. No entanto, os tratamentos para a radiação azul oferecem proteção adicional contra a radiação azul. Os tratamentos AR comuns não bloqueiam a radiação azul.

Contacte-nos

Marque uma visita

Os nossos especialistas irão visitá-lo

As informações inseridas no formulário de contacto, serão usadas pela Carl Zeiss Vision Portugal para responder à sua solicitação, por e-mail ou telefone. Clique aqui para ler a nossa declaração sobre a proteção de dados.

Seja um parceiro da ZEISS

Junte-se a nós e beneficie de uma forte parceria

As informações inseridas no formulário de contacto, serão usadas pela Carl Zeiss Vision Portugal para responder à sua solicitação, por e-mail ou telefone. Clique aqui para ler a nossa declaração sobre a proteção de dados.

  • 1

    De acordo com o Instituto Nacional para a Saúde e Segurança no Trabalho, , https://www.downtowneyes.com/blog/eye-care/preventing-computer-vision-syndrome/

  • 2

    https://datareportal.com/reports/digital-2021-july-global-statshot

  • 3

    De acordo com o mais recente Total Audience Report da Nielsen, https://www.statista.com/chart/16738/second-screen-usage-while-watching-tv/